Conciliar trabalho e estudo exige disciplina, dedicação e muita força de vontade, principalmente, se o edital estiver previsto ou publicado. Por isso, é fundamental que o candidato tenha consciência sobre a importância do tempo, para definir a sua prioridade.
Você tem dificuldade para aliar trabalho e estudo? Geralmente, fica cansado e com preguiça de ler, resolver exercício ou fazer revisão? Que tal aprender a organizar a sua rotina?
Planejamento!
Trabalhar e estudar não é fácil, mas você consegue e, com persistência, vai tirar de letra. Que tal planejar o seu dia a dia? No computador ou por meio de uma folha de ofício faça duas colunas: uma de horário e outra com os dias da semana.
Na tabela, especifique o seu horário de trabalho e outras atividades como, por exemplo, academia, cursos, entre outros. Em seguida, defina o seu tempo de estudo e escreva as disciplinas que serão vistas no dia.
Intercale o seu estudo!
Evite estudar apenas uma matéria por dia. Ou seja, intercale o seu estudo com disciplinas distintas, a fim de manter a produtividade. Por exemplo, misture direito constitucional e administrativo, ou português e matemática. Além disso, faça pausas, para descansar e relaxar.
O seu estudo deve ser composto por teoria, revisão e exercício. Foque nestes três pontos, para manter o conteúdo na memória.
Otimize o seu tempo
Além do seu tempo de estudo, procure revisar as disciplinas em horários picados do dia. Como assim? Você tem 1 hora de almoço? Almoce em 30 minutos e aproveite o restante do tempo para fazer exercício ou revisar. Você também pode estudar por meio de áudio enquanto estiver no carro, ônibus ou metrô. Neste sentido, o importante é priorizar o tempo que você tem, mesmo que seja curto.
Cuidado com a ansiedade
O estudo pode gerar sentimentos negativos como estresse ou ansiedade. Portanto, mantenha o seu dia a dia bem planejado e equilibre com atividades físicas, que auxiliam na memorização e produtividade. Além disso, mantenha na sua mente o porquê você quer conquistar a sua vaga. Motivação é imprescindível para o seu sucesso nas provas. Acredite no seu potencial e boa sorte!
Bons estudos,
Babi – Equipe Flávia Rita