Sono: um aliado do seu estudo!

dicas de estudoDormir bem é fundamental para o seu rendimento no estudo

A preocupação com o sono durante o processo de preparação para provas de concurso público é uma condição imprescindível para o seu sucesso.

O sono conta com duas fases: REM – intensa atividade – e não REM – sono lento-. Em ambas, ocorrem atividades de consolidação de memória, ou seja, é durante à noite, que você processa todas as informações recebidas durante o dia. Além disso, é neste tempo que, realmente, há um descanso para recuperar as nossas forças e voltar a estudar no próximo dia.

Você já acordou cansado? Já despertou com a sensação de “ressaca”? Isso ocorre por uma falta de planejamento de sono. Assim, da mesma maneira que você organiza os seus estudos e a sua rotina, é imprescindível que cuide da qualidade do seu sono.

Lembre-se de que dormir pouco vai comprometer o seu rendimento e produtividade, além de gerar desgaste emocional, físico e, principalmente, prejudicar a memorização dos conteúdos. O saldo no final será negativo, por isso, procure dormir, em média, 7 a 8 horas por dia, para manter o seu aprendizado e desempenho.

Você começou a estudar e o sono apareceu? Faça um intervalo, leia um texto que goste, para tentar “driblar” a situação. Entretanto, se o cansaço e a vontade de dormir for maior, descanse, para recuperar as energias.

É fundamental que você respeite os limites do seu corpo, para manter a qualidade do seu estudo, que é o principal nesta jornada. Além disso, cuidado com produtos à base de cafeína, para não comprometer o seu sono.

A sonolência apareceu? Neste caso, levante e acorde, para manter o ritmo nos estudos.  Você pode tomar um banho para relaxar, ouvir uma música, assistir a um vídeo motivacional , ou seja, drible o sono e o cansaço. Lembre-se: você precisa tomar posse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.