6 dicas para organizar o ambiente de estudo para render mais

Estudar em casa requer foco e concentração para conseguir render o máximo possível e o ambiente influencia diretamente no estudo. Ter um local adequado, com a paz e tranquilidade necessárias para o estudo necessita de algumas medidas que podem ser tomadas no seu dia a dia.

Listamos algumas dicas que irão te ajudar a criar um ambiente ideal para os estudos, confira:

Evite distrações

Estudar em um ambiente cheio de objetos ou com muitas cores é uma fonte inesgotável de distrações. Por isso, ao escolher um ambiente de estudo, procure um lugar livre de exageros. Preferencialmente, com uma mesa ampla, uma parede neutra a qual você possa usar no estudo, seja com uma lousa ou alguns lembretes de estudo importantes.

Luz ideal para o ambiente de estudo

Quem passa muitas horas estudando como os concurseiros de plantão, precisa se preocupar com a iluminação do ambiente de estudo. Longas horas de leitura ou de aulas online demandam alguns cuidados com a luz do ambiente. Durante o dia, por exemplo, evite ficar posicionado controla a janela, pois pode haver um conflito de  luzes.

Por outro lado, durante a noite evite sombras sobre o material de estudo, prefira uma luz mais focada, mas que não incida diretamente sobre os olhos. Uma boa escolha é colocar uma luminária de mesa, pois ela auxilia a lâmpado do teto e cria uma iluminação mais focada no ambiente.

Tenha um espaço disponível a qualquer hora

Quem estuda para concurso não tem hora de parar, por isso, ter um espaço livre e disponível 24 horas por dia é muito importante. Se você não tem um ambiente exclusivo de estudo em casa, evite usar ambientes compartilhados com a família para as atividades. Busque algum cantinho, mesmo que não seja grande, para fazer uma área exclusiva de estudo.

Escolha um ambiente tranquilo

Tenha um local da casa em que não tenha passagem constante de pessoas. Preferencialmente um cômodo mais isolado para evitar que as pessoas passem constantemente e tirem o foco do seu estudo. O ideal é que este local esteja mais afastado da área central da casa, onde as pessoas costumam conversar, ver televisão, ou seja, onde o barulho é constante.

Tenha mesa e cadeira adequadas para o estudo

Um ambiente de estudo adequado precisa necessariamente de uma cadeira e uma mesa para o estudo, eles são quase tão importantes quanto os livros. Isso porque, quem estuda para concurso precisa dedicar muitas horas diariamente para a atividade e o corpo precisa estar confortável para isso. De preferência siga os padrões de ergonomia para alcançar uma condição perfeita de estudo.

Mantenha a mesa sempre arrumada

Quando você estiver estudando o ideal é manter a mesa com o mínimo de itens possível. Retire todos os objetos que você não irá precisar e deixe apenas os itens essenciais. Mantenha os demais objetos de estudo em um local próxima, de fácil acesso, caso você precise em algum momento.

A organização do ambiente de estudo está diretamente ligada ao seu sucesso nos concursos. Gostou das dicas? Então conte para nós como é a organização do seu ambiente de estudo e como ele influencia no seu desempenho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.