Vou fazer meu primeiro concurso! Como estudar?

Saiu o edital do concurso e você resolveu estudar. Separou os materiais, livros, apostilas, aulas, preparou o ambiente, mas se sentiu perdido com tantas disciplinas. Como começar? Ou melhor: como estudar?

Estudar para concurso público não é simples, principalmente para quem está começando. Mas, não se preocupe porque vamos explicar as melhores estratégias para conseguir a sua classificação. Você está determinado? Então, vamos lá!

 

Tenha um planejamento

Não adianta estudar uma disciplina e não acompanhar o seu desenvolvimento. Você precisa saber em que matéria está bom ou precisa melhorar. Para passar, é necessário dominar o conteúdo, por isso o planejamento de estudo é fundamental. Nele deve constar as disciplinas que serão vistas no dia, o seu tempo de estudo, a forma e o seu percentual (%) de acerto nos exercícios. Descubra como fazer um bom planejamento para começar os seus estudos!

Leia o edital!

O seu edital foi publicado? Leia-o com muita atenção e amor. Fique atento à data de inscrição, ao valor, às disciplinas e às pontuações de cada conteúdo. Se ainda não foi divulgado, estude com base no último edital publicado do seu concurso.

 

Curso on-line ou presencial?

O curso presencial é a melhor opção para quem está começando a caminhada, pois você terá contato com outros estudantes e professores, e poderá interagir melhor no universo. O curso on-line também tem muitos benefícios:  custo menor, você não terá gasto com alimentação ou transporte, e pode estudar no seu tempo, porém é necessário ter disciplina. Não adianta assistir à aula de português e perder tempo com aplicativo de celular, por exemplo. É necessário ter concentração. Você prefere on-line ou presencial?

Estudou? Foque em memorização!

Não adianta apenas ler ou estudar, é necessário reter o conteúdo. Por isso, no seu planejamento você deve separar um tempo para fazer uma revisão, a fim de manter o conteúdo na memória. Existem várias técnicas de estudo que podem ajudar, como mapas mentais, fichas, resumos, entre outras. Descubra o melhor método que funciona para você e invista nele!

Mantenha atividade física!

Não abra mão de se exercitar! Separe um tempo na sua rotina para fazer uma caminhada, corrida ou qualquer outra modalidade que gostar. Estudar para concurso pode gerar estresse e ansiedade e, além disso, a atividade física traz vários benefícios para sua saúde e ajuda a memorizar o conteúdo. Também é essencial manter uma alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras. Separe um tempo para o lazer. A sua mente precisa descansar!

Busque apoio!

Ninguém chega a nenhum lugar sozinho. Muitas vezes a jornada de concurseiro pode ser solitária. Por isso, busque ter ao seu lado pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu, que sejam positivas, alegres e tenham uma energia leve. Evite pessoas negativas, que reclamam de tudo e são extremamente pessimistas.

Não desista!

Se você não conseguir passar no seu primeiro concurso, não desista. Você fez a sua parte, então fique com a consciência tranquila. Refaça a prova, veja as questões que errou e o porquê, e continue. Separe um ou dois dias para relaxar e depois retornar à rotina. Mantenha o foco, ou seja, faça provas com conteúdos parecidos e não atire para todos os lados. A sua vaga está esperando por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.