Vou estudar. Como manter o foco?

glasses-1246611_960_720   

É mais fácil pensar na programação do fim de semana, do que na revisão de português? Manter o foco nos estudos não é fácil, por isso, é fundamental “treinar” o cérebro e estabelecer prioridades. Como manter a concentração, a fim de aproveitar o tempo?

 

 

 

 

 

Coloque as ideias no Papel

Não adianta apenas estudar lendo. É essencial escrever, ou seja, colocar o conteúdo no papel. As pessoas que apenas leem tendem a perder a concentração, logo é fundamental escrever não apenas para entender melhor o assunto, mas, principalmente, para manter o conteúdo na mente. Neste sentido, invista em mapas mentais, resumos ou fichas. Descubra o método de estudo adequado para você.

Cuide do ambiente

Você sabia que o ambiente influencia na sua aprendizagem? Um local desorganizado estimula a distração. Por isso, antes de começar a estudar, faça uma faxina e organize o lugar. Deixe perto de você os livros, apostilas e cadernos, ou seja, apenas o que precisará.

Esqueça o celular e mídias sociais

Você vai estudar? Deixe longe de você o celular e não perca tempo com redes sociais. Deixe para saber sobre as novidades depois dos estudos. Qual a sua prioridade, hoje? Não perca um dos recursos mais valiosos que você tem: o tempo. Use-o a seu favor.

Mude as suas atitudes

Você sabia que a falta de foco, pode ser interna? Desta forma, você pode estudar no melhor ambiente e ter acesso aos principais materiais do mercado, mas a falta de concentração pode estar dentro de você.

Portanto, tenha cautela com pensamentos negativos que podem invadir a sua mente, assim como, preocupações excessivas. Concentre-se no presente e, principalmente, para dar o melhor de você durante o estudo. Viva o agora e não perca tempo viajando por situações que podem ou não acontecer.

Você sabe o que vai estudar?

Tenha planejamento e saiba o que estudará durante a semana, sobretudo a forma como, por exemplo, livros, apostilas, aulas, entre outras. Logo, tenha uma programação bem estruturada e, principalmente, organizada, para não ficar perdido.

Cuide do seu corpo e da sua mente

Uma mente cansada não retém o aprendizado, ou seja, não assimila o conhecimento. Portanto, separe um tempo para o lazer e aprenda a ter uma vida saudável com alimentação balanceada e atividades físicas, que estimulam a concentração e melhoram o estresse.

Nada de tédio!

Como você encara o desafio de estudar para concurso público? Com determinação e muita persistência, a fim de ter bons resultados? Não enfrente a rotina com tédio ou preguiça. Aproveite a oportunidade que você tem para mudar a sua vida e das pessoas a quem ama. Nos intervalos, por exemplo, aproveite para fazer algo que gosta como de tomar um café.

Muito sucesso e bons estudos

Babi – Equipe Flávia Rita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.