Você sabe como elaborar um planejamento de estudo? Confira!

Organização é essencial para você conquistar a sua classificação, por isso elaborar um bom planejamento faz a diferença na sua rotina. O plano de estudo auxilia a organizar o seu dia a dia, identificar os pontos que devem ser focados no edital, organizar a quantidade de matéria que falta, aliviar nervosismo e diminuir a ansiedade, além de estimular a sua disciplina.

Um bom planejamento de estudo é fundamental para você conquistar a aprovação. Ele é o seu melhor amigo nesta caminhada e vai te ajudar a conquistar a sua aprovação. Mas, você sabe como fazer um bom planejamento de estudo? Já tentou montar, mas não conseguiu ou não se adaptou? Então, você não pode perder as próximas linhas.

Planejamento de estudo: ele deve ser real!

O primeiro passo é organizar o seu dia a dia em função do estudo. Lembre-se de que a prioridade da sua vida é conquistar a sua classificação, por isso aproveite todo o tempo disponível que você tem. Todavia, o que importa é QUALIDADE, não quantidade. Em uma folha A4 ou pelo computador faça uma tabela com os horários e os respectivos dias da semana.

Depois, escreva os seus compromissos “obrigatórios”, como trabalho, faculdade, entre outros. Agora, é só definir os horários do seu estudo. Lembre-se de que não adianta marcar de estudar oito horas por dia se você pode se dedicar apenas três. Isso pode gerar muita ansiedade e nervosismo. Por isso, o primeiro passo é organizar a sua rotina, para fazer o seu planejamento de estudo. Faça o seu cronograma de estudo a lápis! Alterações são muito comuns, porque o planejamento de estudo não deve ser fixo, e imprevistos podem acontecer.

Distribua as disciplinas no seu planejamento de estudo!

As matérias devem ser distribuídas no tempo que você definiu no seu planejamento. Escreva a forma de estudo de maneira detalhada: videoaula, apostila, material em PDF ou fichas de estudo. Isso ajudará na organização e desenvolvimento. Desta forma, você poderá saber o que já estudou e o que ainda falta.

Deixe um local no seu plano de estudo (a parte superior) para escrever o seu objetivo. Por exemplo, ser aprovado no concurso X. Se você perceber algum horário livre no seu plano de estudo, aproveite para revisar algum conteúdo. Como assim? Você tem uma hora para almoçar? Então almoce em 40 minutos e aproveite o restante para fazer questões. Aprenda a usar estes pequenos momentos. Pode fazer a diferença, para a sua aprovação. Use sempre o tempo a seu favor e lembre-se de que este recurso não pode ser desperdiçado.

A prioridade não é a carga horária, mas o seu rendimento. Por isso, é melhor estudar uma hora com muita concentração do que quatro com pouca produtividade. Desta forma, ao estudar não perca tempo se comparando com outras pessoas e foque no seu melhor, a fim de obter um alto desempenho durante a sua preparação. Durante o estudo, deixe o celular desligado ou no modo avião, não perca tempo em redes sociais e foque na sua preparação.

Não é à toa que muitos concurseiros estudam no quarto e deixam o celular na sala, por exemplo. Outra dica é marcar um horário para acessar as suas redes sociais e aplicativos. Você já parou para pensar quanto tempo perde com Facebook ou grupos de WhatsApp?

Lazer e descanso: não podem faltar!

Separe um tempo para descansar, relaxar e renovar as energias. Você precisa estar bem para aprender e memorizar o conteúdo. Desta forma, é fundamental que tenha tempo para a família, seus amigos e as pessoas que estão ao seu lado torcendo por você. Separe o sábado à noite ou o domingo para descansar. Não deixe de colocar isso no seu planejamento de estudo, viu?

Além disso, tente manter uma alimentação saudável com frutas, legumes e cereais. Também é fundamental ter tempo para fazer uma atividade física. Invista em uma caminhada, corrida ou qualquer outra modalidade que goste e te faça sentir bem. Isso o ajudará a aliviar o estresse, ansiedade e também a manter a boa forma.

Lembre-se de que o seu planejamento de estudo deve ser organizado. Se você não conseguiu cumprir as suas metas, não se sinta culpado. Valorize cada esforço que tem feito para conquistar a sua aprovação. Aproveite a sua caminhada e busque dar o seu melhor em cada ação.

Lembre-se de que imprevistos podem acontecer durante o seu dia, e o seu planejamento deve ser flexível. Por isso, deixe um tempo no seu planejamento para resolver os imprevistos e fazer os ajustes. Desta forma, você não se sentirá culpado e conseguirá manter tudo o que programou. Você pode separar, por exemplo, 30 minutos por dia.

Exercícios: treine para manter tudo na memória!

O planejamento é o primeiro passo para o seu sucesso, e você pode aliar a sua rotina com técnicas de estudo, a fim de aumentar a sua produtividade e rendimento. Por isso, separe um tempo para resolver exercícios e sintetizar as suas ideias no papel, ou seja, fazer um resumo. Aproveite para ler o que você escreveu, para manter os conteúdos na sua memória de curto/longo prazo.  Ao cumprir todas as dicas, você evitará erros simples, que podem ser prejudiciais para a sua produtividade.

Além disso, ao treinar você conhece o estilo da banca organizadora, os tipos de questões mais recorrentes, as principais pegadinhas e a forma de cobrança. Conhecer a banca e dominá-la é essencial para você passar em qualquer concurso público.

O seu planejamento deve ser o seu melhor amigo e fazer parte da sua rotina. Ao estabelecer horários fixos de estudo, aos poucos, você vai criando hábito e superando os seus limites. Desta forma, você não sai estudando tudo de qualquer jeito e com desespero. O segredo do sucesso é construído a cada dia.

Com um cronograma bem definido e alinhado, você vai conseguir se concentrar e criar uma rotina para conquistar a aprovação no concurso que almeja. Por isso, dê o seu melhor durante os estudos e lembre-se de que a organização é imprescindível. Além de treinar a prática, existem outras técnicas de estudo que devem fazer parte da sua rotina.

Pausas: essencial no seu planejamento de estudo!

Faltam poucos meses até a prova e você precisa estudar todo o edital. Por isso, planeja e estuda de forma intensa várias horas seguidas, e no outro dia você não aguenta ler um único livro ou pega na apostila. Já aconteceu isso com você? Provavelmente, você teve uma estafa mental devido ao excesso de tempo de estudo. É fundamental que você saiba programar o seu cronograma com pausas, para evitar cansaço, fadiga e estresse, e aumentar a sua produtividade nos estudos. Nos intervalos, aproveite para descansar, relaxar, conversar com alguém ou resolver alguma situação importante.

Além de distribuir as disciplinas no seu tempo disponível, é importante que você retire um tempo para descansar ou tomar um café. Por isso, evite estudar muitas horas diretas, para não ter uma fadiga mental, por exemplo. Sentiu que está cansado? Assista a um vídeo motivacional, leia história de outras pessoas aprovadas e, assim, aproveite esse momento para renovar as suas energias.

Quanto tempo consegue estudar direto? Alguns estudantes de concurso público estudam 50 minutos e descansam 10. Outros estudam 2 horas e descansam 20. Qual o seu ritmo? O seu planejamento deve ser feito de acordo com os seus limites. Descubra o seu para otimizar a sua preparação e produtividade. Mas, se você estudou e descansou, mas está sem energia, o mais indicado é parar de estudar e retornar no outro dia com a força de vontade renovada. Não se sinta culpado e lembre-se de que você está dando o seu melhor para realizar o seu sonho. Valorize sempre as suas ações!

Você estabeleceu que ia descansar 10 minutos? 20 minutos? Não importa! Respeite o tempo estabelecido e não trapaceie. Se por algum motivo prorrogou o tempo de descanso, aumente o de estudo de forma proporcional. Durante o descanso desconecte-se do estudo. Não adianta descansar a mente e ficar preocupado com a quantidade de matérias que faltam para ler, exercícios para resolver, ou seja, foque em relaxar para renovar as energias.

Atividade física: nem pense em deixar de lado!

A rotina de estudo pode ser estressante, sobretudo para o candidato que precisa conciliar com o trabalho. Não é fácil superar o cansaço e o sono, e encarar os livros, exercícios e aulas. Por isso, é fundamental separar um tempo para fazer uma academia, caminhada, corrida ou qualquer outro esporte que goste. Você tem cachorro? Aproveite para passear com ele!

Além de ajudar a conquistar a sua classificação, a atividade física é fundamental para a sua saúde, pois ela previne vários tipos de doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros. Você precisa estar bem para tomar posse e desfrutar do seu sonho, certo?

Desta forma, não invente desculpas e separe um tempo no seu cronograma para fazer algo que goste. Está sem grana? Pode fazer uma caminhada no parque ou na praça, por exemplo. É de graça! Não tem tempo? Existem academias que abrem 5 horas da manhã e fecham às 23 horas da noite, por exemplo. Defina a sua prioridade!

Muitos estudantes acham que estão “perdendo tempo” investindo em algum esporte, mas, pelo contrário, você aumenta a sua capacidade de concentração, aprendizagem, memória e produtividade. Além disso, estimula o cérebro a liberar endorfina, que é o hormônio do bem-estar. 

Modalidades para você incluir no seu planejamento!

Já pensou em aprender judô? Nesta arte marcial, é fundamental ter concentração e ser muito preciso, ou seja, estar atento a cada movimento. Que tal experimentar? Você pode se surpreender! Mas, se você precisa aumentar a sua capacidade de seleção e foco, a Yoga pode ser uma boa pedida, pois você precisa prestar muita atenção na sua respiração e no seu corpo, ou seja, em cada movimento.

Desta forma, atividades que são focadas em meditação e que tenham exercícios de respiração podem te ajudar a desenvolver um alto nível de concentração e ajudar a diminuir estresse, ansiedade, nervosismo, entre outros sintomas que são gerados pela rotina de estudo.

A corrida e a caminhada também podem fazer diferença, porque afastam a depressão devido à liberação de endorfina, aumentam a sensação de bem-estar, sobretudo se for em áreas verdes, diminuem a sonolência e deixam o seu cérebro mais saudável devido aos estímulos que são recebidos. Que tal chamar um amigo para caminhar ou correr com você?

Agora, é com você!

Depois de todas estas dicas, é só você organizar a sua rotina e montar um planejamento. Lembre-se de que não adianta NADA fazer um cronograma de estudo e deixá-lo “esquecido” no computador nos seus arquivos. Você precisa ter comprometimento com a sua aprovação e o seu objetivo. Descubra o seu método de estudo, aprenda técnicas e otimize a sua preparação. Por exemplo, você pode sintetizar os assuntos principais do seu concurso por meio de resumo ou revisão.

Em cada dia você terá a oportunidade de fazer a diferença para conquistar o seu sonho. Está disposto a pagar o preço para conseguir? Se for necessário, acorde mais cedo e estude antes de ir para o trabalho, ou seja, aproveite cada tempo vago para responder uma questão, retirar uma dúvida ou fazer uma revisão. O segredo é superar os seus limites, e o maior concorrente que você pode ter é você mesmo.  E não se esqueça: você pode passar em QUALQUER concurso que desejar. Sonhe alto e lute por isso!

Vai fazer algum concurso organizado pela FCC? Então, fique por dentro de 5 fatores que podem diminuir a sua nota na prova discursiva!

Qual é o concurso dos seus sonhos? Queremos saber! Conte para a gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.