Vai fazer prova? Descubra como ler e interpretar as questões!

Você estudou, se dedicou e, agora, vai encarar o desafio. Veja a prova como a sua aliada, ou seja, uma oportunidade que poderá mudar a sua vida. Por isso, em frente o desafio com força de vontade para dar o seu melhor.

Saber fazer prova é essencial para a sua aprovação, por isso ler e entender cada questão pode fazer a diferença para você entender o enunciado e conseguir descobrir, exatamente, o que o examinador quer. Como ler e entender as questões? Vamos descobrir?

Orientações ao candidato: nem pense em pular essa parte!

Você já deixou de ler as instruções iniciais para começar a fazer a prova? Então, tenha muito cuidado, porque as orientações contam com esclarecimentos importantes e que não podem ser deixados de lado.

Por exemplo, você pode seguir um curso errado durante a avaliação justamente por ter deixado de ler a orientação e, assim, perder a sua vaga. Desta forma, antes de começar a sua prova, leia com atenção cada dica e pode ter certeza de que você não perderá tempo.

Faça uma leitura geral!

Antes de começar a fazer a prova, faça uma leitura de geral das perguntas, mas de forma rápida. Ou seja, passe os olhos, rapidamente. Isso vai aliviar a sua ansiedade sobre os assuntos cobrados. Todavia, tenha cautela para não começar a definir os assuntos ou começar a responder, pois isso pode levar ao erro. O foco é observar as questões, sobretudo os assuntos cobrados. Lembre-se: a prova é sua aliada!

Encare os enunciados!

Leia com MUITA atenção o enunciado e busque entender o que o examinador realmente deseja. Formule as respostas, lendo cada pergunta de uma vez. Mantenha o foco na questão que está lendo. Não adianta ler uma pergunta de constitucional, preocupado com matemática.

Quando começar a ler a questão, tente fazer uma análise crítica para procurar a resposta. Uma boa dica é sublinhar ou grifar as palavras-chaves na questão. Além disso, você pode anotar ao lado da pergunta as principais palavras para te ajudar a interpretá-la.

Prova: não a rotule!

Não rotule a sua prova e leia os textos e as questões com muita cautela. Quando chegar ao fim, volte para as questões que não conseguiu e/ou teve muita dificuldade.

Se a prova for de múltipla escolha, deixe um tempo para marcar o seu cartão de resposta. Ness,a parte, tenha muito cuidado, porque se marcar errado, vai perder a questão. Lembre-se de que um ponto faz muita diferença na sua classificação.

Resumindo sobre tudo o que falamos até agora: recebeu a prova? Leia as dicas iniciais com atenção. Em seguida, passe o olho rápido nas questões para estabelecer um contato inicial com as perguntas e os assuntos cobrados.

Depois, leia cada enunciado com muita atenção e procure fazer uma análise crítica de cada pergunta. Sublinhe as palavras-chaves e leia cada resposta com cuidado para responder exatamente o que o examinador quer. Separe um tempo para marcar o seu cartão de resposta e depois é só ficar na torcida.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.