Vai fazer prova? Confira 5 dicas para manter a concentração!

Concentração na prova é fundamental para o seu sucesso. Ansiedade, nervosismo, frio na barriga, coração disparado, medo e sensação que não sabe de nada, por mais que tenha estudado. Você começa a fazer a prova e quer entregá-la logo, pois não consegue manter a calma. Começa a resolver as questões e o “branco” teima em aparecer. Você esquece os assuntos que sabe, os prazos e têm dúvidas em disciplinas que domina. Já passou por isso? Manter a concentração na prova não é fácil. É preciso saber gerenciar as emoções para aliviar sentimentos negativos. Vamos lá?

Concentração na prova: a importância do equilíbrio!

Tente manter a sua mente calma. Tenha o hábito de se observar, para tentar “controlar” seus pensamentos. Por exemplo, se surgir algum pensamento negativo, simplesmente relaxe e se concentre na sua respiração. Sinta o ar que entra e sai. Está técnica te ajudará a manter a concentração na prova, porque fará com que a sua mente foque no presente.

Desta forma, se sentir que a ansiedade, nervosismo ou qualquer sentimento negativo está aparecendo, comece a focar a sua atenção na respiração. Faça isso até se sentir melhor e bem para continuar fazendo a prova.

Foque na utilidade do conhecimento do comando da questão

Quando estiver lendo o enunciado mantenha toda a sua concentração na prova. Ou seja, não fique preocupado com outros assuntos. Mantenha a calma e tente entender o que enunciado quer. Depois, leia com cautela as alternativas, para não ler palavra errada ou entender algo diferente do que está sendo pedido. Mantendo a mente no presente, será mais fácil você se lembrar dos conteúdos que estudou para manter a concentração na prova.

Lute contra a sua falta de concentração na prova

Lembre-se de que tudo é uma escolha: se concentrar na prova ou não. Se sentir que está improdutivo para resolver as questões, pense por que quer conquistar este objetivo. É uma questão interna sua, que deve ser resolvida. Não permita que a prova abale a sua concentração. Reaja para conseguir manter a sua atenção na prova e não permitir que outras questões possam atrapalhar o seu sonho.

Descanso mental para manter a sua concentração na prova

Durante a prova, é normal se sentir cansado e esgotado. O esforço mental é muito grande. Não é fácil ficar 4 ou 5 horas em uma sala fazendo prova. Por isso, separe de forma estratégica um tempo para ir ao banheiro e esticar o corpo. Para ajudar na concentração na prova, faça alguns alongamentos. Não se esqueça de carregar alimentos leves e saudáveis para te ajudar, e também beba muita água.

Esportes te ajudam a manter a concentração na prova

Sabia que a atividade física é uma aliada para a sua aprovação? Existem atividades que ajudam a manter a mente focada no presente e, como consequência, te ajudarão a manter a concentração na prova. Por isso, você pode optar por fazer yoga, tênis, judô, caminhada ou corrida. Desta forma, você também aumenta a sua produtividade nos estudos.

Como você faz para manter a sua concentração nos estudos? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.