Vai estudar? Elimine as distrações e descubra como manter o foco!

Concentração e foco são fatores essenciais para quem quer alcançar a aprovação. As distrações fazem você perder tempo e energia. Não adianta estudar português, por exemplo, com o Facebook ligado. Já pensou em quanto tempo você perde com aplicativos?

Vivemos em um mundo agitado e do imediatismo, não temos paciência para aprender e podemos perder a concentração com muita facilidade. Você sabe o quanto é difícil voltar a estudar quando somos interrompidos, certo?

Existem dois tipos de distrações: interna e externa. Vamos conhecê-las?

A distração interna está associada a alguns fatores, como medo, estresse e angústia, ou seja, é tudo o que se passa dentro de você e o que faz tem um gasto de energia desnecessária. Ela impede a sua concentração e atrapalha de forma significativa o seu rendimento. Quando ocorre?

Quando você está estudando e aparecem na sua mente dúvidas, como:

– Será que eu vou conseguir?

– Será que eu tenho capacidade para passar no concurso público?

– Será que é isso que eu quero?

O medo é algo que não existe, sendo criado pela sua mente. Ele pode fazer com que você procrastine e se autossabote, sabia? Já pensou nisso? Para evitar o medo na hora de ler um livro e entender um conteúdo, enfim, estudar, procure aliar a sua rotina com atividade física, como correr, caminhar ou uma academia.

Não tenha dúvidas em relação a sua escolha, mas gaste a sua energia com os estudos. Canalize a sua atenção no lugar em que ela realmente precisa estar. Lembre-se de que você pode controlar a sua mente e o seu foco.

A distração externa é a que acontece fora do seu controle. Está relacionada com o uso do celular, aplicativo, televisão, seus amigos ou sua família. Ocorre quando você começa a estudar, mas quer ficar por dentro do que está acontecendo no Facebook, por exemplo. Ou quando você programa de assistir a uma aula, mas os seus amigos chamam você para comer uma pizza ou para um churrasco no sábado à tarde.

Não é fácil lidar com as distrações externas, mas é possível com força de vontade e muita determinação. Para isso, você vai precisar aprender a falar “não” . Uma boa dica é deixar no seu planejamento um momento para se divertir e encontrar com os amigos.

Desta forma, faça um sistema de estudo que seja adequado a sua rotina. Lembre-se de que o SEU planejamento é que deve se adequar no seu dia a dia, para que você possa manter o foco e estudar com equilíbrio, a fim de manter a produtividade.

Ao estudar, deixe o celular no modo avião e só acesse aplicativos e redes sociais após acabar de estudar o conteúdo. Por meio de medidas simples você vai melhorar o seu rendimento, acabar com as distrações e aprender a manter a sua concentração nos estudos. No início, será difícil, mas com força de vontade, tudo é possível. Que tal tentar?

Qual a sua maior distração nos estudos? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.