Técnicas de leitura: descubra como ler com eficiência!

Você se esquece do que lê com frequência? Terminou de ler um parágrafo e já volta ao início? Precisa ler duas ou três vezes o mesmo texto para começar a entender? Você respondeu “sim” para alguma pergunta? Não precisa entrar em desespero: com treino e prática você pode melhorar o seu nível de leitura e alcançar resultados excepcionais nas provas. Que tal ficar por dentro das dicas? Vamos, lá?

Geralmente, uma pessoa adulta consegue ler, aproximadamente, 200 palavras por minuto e um estudante de nível superior cerca de 325 palavras por minuto. Sabia? Mas, tenha em mente que você pode melhorar seu nível de leitura, pois é algo que pode ser melhorado e treinado.

A importância da concentração

Você precisa manter o foco na leitura. Entender o texto e compreendê-lo como um todo. Desta forma, ao ler um conteúdo, desligue o seu celular e não gaste o seu tempo com redes sociais.

Já dizia Steve Jobs: “concentrar-se significa dizer não às outras centenas de boas ideias que estão presentes”. Por isso, mantenha o seu foco na leitura, para aumentar a sua concentração de forma efetiva.

 

Velocidade: treine!

Você já parou para pensar sobre a velocidade da sua leitura? Quanto tempo demora para ler uma página de um PDF ou de livro com compreensão de conteúdo? Não adianta nada ler por ler, certo?

Primeiramente, foque na velocidade e com o tempo o seu nível de compreensão vai aumentar. Para evitar que se perca, use um papel ou uma ficha para acompanhar e não fique voltando no início do texto ou da linha.

Outra dica é não ficar lendo em voz alta, porque reduz a sua capacidade de leitura a, aproximadamente, 250 palavras por minuto.

Compreenda o texto!

Existem vários tipos de texto e cada um exige um nível de compreensão diferente, principalmente, se você já tiver domínio do conteúdo. Desta forma, antes de ler ou começar a estudar, faça uma análise para compreender o assunto e entender o objetivo do tema. Por que você está lendo isso? Como isso vai te ajudar? Isso fará a diferença na sua capacidade de retenção de conteúdo.

Memorize!

Não basta apenas ler uma vez para compreender e memorizar o conteúdo. É normal que daqui a algumas horas você se esqueça dos principais detalhes que leu. Que tal apostar em técnicas de memorização? Existem várias que podem te ajudar nos seus  estudos como fichas, mapas mentais ou resumos.

Acabou de ler? Faça uma segunda leitura mais detalhada fazendo um resumo ou outra técnica que preferir. Depois, é só aproveitar para fazer uma revisão e manter os detalhes na sua memória de curto/longo prazo.

As técnicas ajudam a manter uma conexão com o seu objetivo e, principalmente, compreender o conteúdo que está sendo lido.

Agora, é com você!

Se você seguir as dicas, poderá aumentar a sua capacidade de leitura e compreensão do conteúdo. Ou seja, vai conseguir aprender melhor e memorizar com eficiência em menos tempo. Que tal colocar as dicas em prática?

Como é a sua forma de estudo? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.