Técnica de Pomodoro: você sabe como utilizá-la?

Ter foco e trabalhar com uma boa gestão do tempo são pontos essenciais para otimizar os estudos e garantir a sua aprovação no tão almejado concurso público. Por isso, é importante conhecer estratégias para tornar o aprendizado mais eficiente e produtivo, como a Técnica de Pomodoro.

Muitos concurseiros enfrentam o problema de não ter horas suficientes para estudar no dia a dia. Especialmente para quem trabalha, encontrar horários disponíveis e aproveitar cada instante pode ser um desafio ainda maior. Para vencer esse e outros obstáculos, o ideal é buscar soluções que auxiliem na administração do tempo.

Aumentar o rendimento nos estudos é fundamental, também, para ter mais tempo livre e aproveitar outras áreas, como lazer, amigos e família. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações a respeito da Técnica de Pomodoro para você aplicá-la aos seus estudos. Boa leitura!

O que é a Técnica de Pomodoro?

A Técnica de Pomodoro é um método de administração do tempo desenvolvido no final dos anos 1980, pelo italiano Francesco Cirillo. “Pomodoro”, em italiano, significa tomate. Cirillo escolheu esse nome depois de ter usado um cronômetro de cozinha em formato de tomate para gerenciar o tempo. Ele procurava uma maneira de evitar interrupções e aumentar a produtividade nos estudos.

A técnica se baseia na ideia de que sequências de trabalho divididas em blocos podem estimular o foco e aumentar a agilidade do cérebro. Cada bloco é chamado de pomodoro e, depois de muita pesquisa, Cirillo estipulou o período de 25 minutos de estudo com 5 minutos de descanso como o tempo ideal para a perfeita concentração.

Como ela funciona?

A técnica é simples e funciona da seguinte forma:

  • faça uma lista de todas as atividades que você precisa realizar no dia, ou dos assuntos que você precisa estudar;
  • programe um cronômetro ou um despertador para 25 minutos;
  • comece a trabalhar na primeira tarefa da lista, sem interrupções;
  • quando o despertador tocar, pare a ação e faça uma pausa de 5 minutos. Aproveite esse tempo para beber água, ir ao banheiro, conferir o e-mail e as redes sociais ou fazer um breve exercício físico;
  • volte a trabalhar na tarefa anterior até completá-la;
  • a cada 4 blocos de 25 minutos, faça uma pausa maior e descanse por 30 minutos;
  • risque as tarefas concluídas da lista e comece a próxima atividade do dia.

Repita a técnica sempre que precisar estudar. O importante é executar cada bloco sem qualquer tipo de interrupção. Se surgir algo extremamente urgente, cancele o pomodoro e comece outro quando retornar.

Se tiver alguma ideia ou lembrar de algo que precisa fazer, anote o pensamento em uma lista de tarefas não planejadas e volte a trabalhar até completar os 25 minutos. Para saber o seu desempenho, anote ao lado das tarefas quantos pomodoros você usou para finalizá-la. Isso vai ajudá-lo a estimar os próximos prazos.

Como adaptá-las às minhas necessidades?

Se a atividade mental tiver sido muito cansativa e exigente, o descanso de 5 minutos pode ser pouco. Por isso, o ideal é que você adapte o tempo do pomodoro e da pausa de acordo com as suas necessidades físicas e mentais. Descansar um pouco mais pode ser importante para que você não comece a próxima atividade cansado.

O contrário também pode acontecer. Se você estiver muito animado com a tarefa, mas o tempo do cronômetro está acabando, compensa não fazer a parada naquele momento. Com a pausa, você pode demorar para se concentrar novamente. Portanto, faça alguns testes e encontre o seu tempo de trabalho e de descanso ideal.

Como usar nos estudos?

A Técnica do Pomodoro é muito interessante para evitar a procrastinação, afinal, o período de concentração dura, em média, apenas 25 minutos. Esse é um período relativamente curto e é mais fácil controlar a ansiedade para não mexer no celular, por exemplo.

Por esse motivo, o método é uma excelente técnica de estudo. Você pode começar dividindo o conteúdo do edital e definindo uma ordem para as matérias — uma boa dica é mesclar as que você tem mais dificuldade com as que você julga serem mais fáceis.

Use alguns pomodoros para ler um capítulo, por exemplo, e outros para resolver questões sobre o assunto. Para atividades que exigem mais esforço criativo, como fazer uma redação, pode ser interessante reservar um tempo maior para a produção do texto. Isso acontece porque nem sempre a inspiração de que precisamos aparece na hora que queremos.

Quais são as suas vantagens?

Os benefícios da Técnica de Pomodoro estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento da concentração e do foco nas tarefas, evitando distrações e o desperdício do tempo. Ao anotar suas atividades, você organiza melhor o seu dia e estabelece metas para cada período. Dessa forma, é mais fácil acompanhar seus resultados e progressos.

Com o tempo, você será capaz de usufruir das vantagens, como:

  • aprender o que mais causa distração no seu dia a dia e como evitar as interrupções;
  • entender quanto tempo você demora em cada atividade;
  • aliviar a ansiedade e o estresse;
  • elevar a autoconfiança;
  • aumentar a concentração e a produtividade em longos períodos de tempo.

Em quanto tempo os resultados começam a aparecer?

É muito comum querermos um progresso imediato nos nossos estudos. Nesse sentido, a Técnica do Pomodoro é muito eficiente. Você começará a ver os impactos positivos da adoção do método rapidamente. Contudo, é fundamental repetir a dinâmica diariamente para dominar completamente a técnica.

Dentro de um ou dois dias você já deve notar algumas diferenças na sua organização e agilidade. Entre 7 e 20 dias de prática constante do método, já é possível dominá-lo completamente e sua utilização torna-se quase automática.

Mesmo que a sensação seja de que há tarefas demais e tempo de menos, é importante que o concurseiro use as horas disponíveis da melhor forma. Nessa perspectiva, a Técnica de Pomodoro surge para que você possa gerenciar seu dia de forma efetiva e aproveite ao máximo os estudos!

Gostou de conhecer mais sobre a técnica? Então compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a aproveitar melhor o tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.