Redação de concurso: 5 dicas para tirar a nota máxima!

A redação de concurso é um grande desafio, especialmente devido ao peso que ela possui na nota final do candidato. Enquanto para alguns escrever não é um problema, o mesmo não pode ser dito para outros. Transformar ideias em texto não é tão simples.

Uma redação de sucesso precisa atender ao modelo pedido, ter ideias claras e ser bem escrita de todas as formas possíveis. O candidato deve estar sempre pronto para tirar nota máxima, e acredite: é possível!

Neste post você verá 5 dicas valiosas que vão ajudar você a ter desempenho impecável na redação. Confira!

1. Redija a redação com escrita fiel à norma culta

Em tempos de mensagens instantâneas e pouco tempo para se dedicar à escrita, é necessário um esforço redobrado para utilizar a linguagem adequada na sua redação de concurso. É imprescindível e obrigatório o uso da norma culta da língua portuguesa, tendo em vista a importância desse conteúdo no contexto da prova.

A norma culta é o conjunto de regras que propõe uma escrita séria, clara e objetiva. Portanto, qualquer tipo de expressão ou tom informal deve passar bem longe da redação. O mesmo deve acontecer com erros gramaticais e de concordância. A prática é uma ótima ferramenta para chegar com o estilo de escrita ideal no dia da prova.

Redigir uma redação nesses moldes é simplesmente prezar pela formalidade, sem que isso atrapalhe a clareza das ideias, mantendo uma escrita adequada e dentro de todas as normas do idioma. É fundamental estudar bastante as regras de escrita e, principalmente, ler. Isso ajuda a sua cabeça a criar um grande banco de dados de expressões e termos, sempre da maneira correta.

2. Respeite e organize as etapas do conteúdo

Uma redação eficiente precisa ter organização de ideias. Não é adequado começar o conteúdo já expondo todos os seus argumentos, sem ao menos comentar o que será abordado nas próximas linhas. A banca precisa ter contato inicial com uma introdução eficiente, que exponha o problema e deixe claro o que vai ser visto dali em diante.

O desenvolvimento do texto é o segundo passo, ou seja, o meio. É nessa parte que o candidato deve expor todos os seus argumentos, defendendo conceitos de acordo com o que foi falado no enunciado, sem fugir disso. Essa parte será a maior e mais rica da redação, porque é nela em que todas as ideias são transmitidas.

Por fim, a conclusão deve ser iniciada com uma reflexão acerca das ideias propostas na etapa de desenvolvimento, para assim fechar todos os raciocínios expostos de maneira concisa. Nessa etapa também deve haver sugestões relacionadas ao que foi defendido durante o texto, sempre atentando para a necessidade de um tom conclusivo, que indique que aquele conteúdo se encerra ali.

3. Esteja atualizado sobre temas relevantes

Não é segredo o fato de que os temas das redações de concurso costumam ser sobre assuntos que estão bastante em alta na sociedade atual. Sendo assim, o primeiro passo para estar familiarizado com qualquer uma dessas pautas é se manter informado: internet, telejornais, impresso e qualquer outra fonte de informação é bem-vinda, especialmente com diferentes visões sobre o assunto.

Para quem está em cursos preparatórios, geralmente os professores costumam comentar bastante sobre esses temas, o que já é uma boa indicação do que realmente pode ser cobrado. Haverá sempre mais de um tema indicado, então cabe ao candidato buscar se inteirar o máximo possível sobre cada um deles.

Assim como em outras disciplinas, a prática também é imprescindível para a redação. Escrever é a melhor preparação, especialmente com correções feitas por professores. Quando for praticar, foque nesses temas, pois se um deles cair, você já terá boas ideias e argumentos para colocar em prática no dia do concurso!

4. Seja objetivo na sua argumentação

A redação de concurso é a única parte da prova em que a correção não é automática, por meio do cartão de respostas. Isso quer dizer que profissionais das bancas dedicarão tempo e atenção aos textos. Agora, reflita: como deve ser ler um texto, em meio a milhares de outros, que seja pouco objetivo em suas ideias? Isso vai contar muito contra o seu conteúdo!

A objetividade é uma necessidade muito forte dentro de uma redação de concurso, e deve ser uma preocupação ao nível da norma culta. As ideias ali apresentadas precisam ser bastante claras, sem enrolação ou fuga do assunto central. Por vezes, perder o foco pode ser normal por conta do cansaço ou pela falta de criatividade, e a objetividade do texto fica prejudicada, custando pontos.

A melhor maneira de evitar esse problema é praticar bastante, escrevendo redações sobre todos os temas possíveis. Isso vai ajudar a desenvolver sua capacidade de contextualizar ideias com clareza, mantendo a objetividade sem fugir do tema central para ganhar mais linhas.

5. Revise sua redação antes de entregar

Concluir uma redação vai proporcionar aquela sensação de alívio. Além de ter que produzir um conteúdo impecável, você também tem a pressão do tempo e, principalmente, de prestar um concurso. Terminar seu texto é uma vitória, mas para alcançar o grande objetivo é importante não dar nenhuma brecha para erros que podem ter passado despercebidos pelos seus olhos.

O ideal é que, ao terminar a redação, você tire os olhos do texto por alguns minutos, para limpar sua mente e esquecer um pouco daquele conteúdo. Após isso você deve retornar para uma etapa tão importante quanto a escrita: a revisão. É necessário um olhar minucioso de volta ao texto após terminar de escrever.

Durante essa revisão você deve observar erros de escrita gerais, uso de termos inadequados, falta de clareza em ideias, ordem errada de palavras e qualquer outro tipo de erro. Além de servir para corrigir, a revisão também pode ser importante para dar toques finais de melhoria no conteúdo, fazendo ele chegar ao mais alto nível possível. Não deixe de revisar o texto, em hipótese alguma!

A redação de concurso é parte fundamental e que, devido ao seu peso, pode garantir sua aprovação. Essas dicas são as mais importantes e que, se seguidas com atenção, vão te deixar próximo do desempenho ideal.

Você pode ter acesso a outras dicas valiosas como essas! Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.