Dicas para conquistar aprovação em concurso público

Será que existe fórmula mágica para conquistar aprovação em concurso público? Existe! E é formada pela equação: disciplina + persistência + força de vontade = sua vaga. Este é o segredo para o sucesso.

Porém, não é nada fácil manter o ritmo nos estudos, aguentar a pressão dos amigos e dos familiares, a cobrança excessiva, as aulas, as leituras, entre outras coisas. Mas, a forma como você encara os desafios é que faz a diferença.

Quer ser aprovado? Então, confira essas 12 dicas!

1. Faça a sua parte

Para passar em um concurso público, não adianta apenas fazer a inscrição e estudar de qualquer jeito. A sua nota é sempre proporcional ao seu esforço. Tenha consciência de que a responsabilidade pela sua aprovação é sua, e não dos seus pais ou professores. Escolheu o caminho? Então, estude e faça a sua parte.

Você terá de estudar no sábado à tarde, quando os seus amigos te convidarem para um churrasco, por exemplo. É fundamental que o foco na aprovação seja a sua prioridade. A sua vaga não cair do céu. Lembre-se disso!

2. Siga um planejamento estratégico

Você sabe como estudar? Sabe o que vai ler na semana? Conhece as formas de estudo? Para conquistar sua vaga, estratégia é tudo!

Sendo assim, faça um planejamento que permita organizar os estudos e, assim, manter a motivação. Mas, lembre-se de que suas metas devem ser compatíveis com a sua realidade. Não adianta criar alvos impossíveis de atingir. Cada pessoa tem o seu próprio ritmo e limite. Conheça o seu e se respeite!

3. Não “atire” para todos os lados

Você resolveu estudar para a carreira no Tribunal de Justiça e depois mudou o foco para a Receita Federal? São concursos de matérias e universos diferentes, e você pode perder um bom tempo de estudo.

Por isso, não faça provas que tenham conteúdos muito diferentes. Aos poucos, você vai formando uma base nas disciplinas e aumentando a sua nota nas provas. Logo, foco é o segredo para a sua aprovação.

4. Tenha uma vida saudável

A rotina de estudar cansa e gera muito desgaste e estresse. Os candidatos que precisam conciliar o trabalho com estudo, por exemplo, precisam ter muita força de vontade. Por isso, não abra mão das atividades físicas. Separe um tempo para correr, caminhar ou fazer algo que goste.

Você sabia que caminhar ajuda a manter a concentração nos estudos? Não se esqueça de manter uma dieta balanceada com frutas, legumes e verduras.

5. Confie no seu potencial

Para conquistar bons resultados, não adianta ter os melhores materiais e professores sem acreditar no seu potencial. Acredite no seu esforço e na sua capacidade, então faça por merecer a vaga no concurso que faz o seu coração bater.

Esqueça os seus concorrentes e faça a sua parte. Lembre-se de que você pode ser o seu melhor amigo ou inimigo. A escolha está em suas mãos. Estude e tenha certeza de que a sua vaga está te esperando.

6. Pague o preço

Todos nós estamos fazendo escolhas o tempo todo. Se você optou pelo caminho dos concursos públicos, deve estar consciente de que deve pagar o preço para obter sucesso. Mas, o que significa isso?

Pagar o preço é assumir as responsabilidades e consequências que esse caminho traz. A partir do momento em que decidiu estudar, deve mudar sua rotina e adequá-la para obter os melhores resultados.

Os passeios e as festas não precisam ser deixados de lado, mas vão diminuir significativamente. Nem sempre será possível participar de todas as reuniões em família e, algumas vezes, você vai passar os finais de semana estudando.

Você está disposto a pagar esse preço? Então, suas chances de conquistar aprovação em concurso público são reais.

7. Desenvolva uma metodologia de estudos

Não adianta passar o dia todo estudando sem produzir resultados. É preciso descobrir quais os métodos mais eficazes – cada pessoa tem os seus. Sendo assim, planeje o tempo de estudo, com intervalos para comer e relaxar, e cumpra rigorosamente esse horário.

Além disso, identifique qual é a metodologia de estudo mais eficaz para você. Algumas pessoas absorvem melhor a informação por meio da leitura. Outras precisam fazer resumos e resolver muitos exercícios. Há, ainda, aquelas pessoas que precisam assistir aulas — on-line ou presenciais — para aprender a matéria.

Depois de escolher o método que funciona para você, é hora de “suar a camisa” e não desistir até ver seu nome na lista de aprovados.

8. Estude on-line

Aproveite o vasto acervo que a internet oferece e estude on-line, seja por meio de um cursinho ou de exercícios, resumos e apostilas disponibilizadas por outros concurseiros e professores.

Para os estudantes que decidiram estudar sozinhos, a internet é uma grande aliada. Alguns sites e blogs disponibilizam material de qualidade para ajudar aquelas pessoas que não podem fazer um curso preparatório.

Também é possível ter acesso — gratuito ou não — a videoaulas de diversas matérias, assim como provas de concursos anteriores. Para quem não pode comprar livros e apostilas, esse material é de grande importância.

Porém, fica um alerta: analise bem as informações disponibilizadas. Elas devem estar atualizadas, principalmente quando se tratar de leis. Algumas pessoas acabam ficando no prejuízo por consultar apostilas desatualizadas. Por isso, na hora de obter informações e materiais sobre concursos, fique de olho e visite sites de confiança.

9. Seja disciplinado

Ter disciplina é importante tanto para quem estuda sozinho como para quem frequenta um curso preparatório. Pode-se dizer que ela é fundamental, pois quem se distrai o tempo todo não consegue absorver o conteúdo e acaba ficando para trás.

Desse modo, essa dica deve ser levada muito a sério. Afinal, não é fácil focar nos estudos com tantas distrações — telefone, redes sociais, família, televisão, comida. Quem estuda durante o dia tem ainda mais dificuldade de ter foco.

Durante a madrugada é mais fácil fugir dessas abstrações, mas quem escolhe esse horário para os estudos, pode ter que lidar com o sono, que também não é nada fácil. O importante é escolher o período do dia que você tem mais facilidade de se concentrar e seguir à risca o cronograma de estudos.

Para finalizar, organize-se. Separe o material de estudo de acordo com o plano de estudos. Assim você não perde tempo e atenção procurando por eles.

10. Mantenha o ritmo

Estude todos os dias. Estabeleça quanto tempo falta para a prova e crie um calendário em que dê tempo estudar a matéria por completo. Além disso, quando você se dedica todos os dias aos estudos, cria um hábito, e isso é muito vantajoso.

Pode ser que no começo seja difícil, mas depois de alguns dias você não conseguirá ficar sem pelo menos ler alguma coisa. Por isso é importante ter persistência no início, pois a longo prazo os benefícios são diversos.

11. Saiba investir

Tempo e dinheiro são duas coisas valiosas para quem está se preparando para uma prova de concurso. Nem sempre você vai ter dinheiro, mas se tiver, saiba investir em materiais e cursos de qualidade.

Não precisa comprar todos os livros e apostilas que encontrar pela frente. Também não é necessário se matricular em vários cursos online. Se você tem como pagar, escolha apenas um de qualidade e foque nele.

Quanto ao tempo, vá com calma. Saiba dividi-lo em períodos e encaixar pequenos intervalos para descanso.

12. Mantenha a calma durante a prova

É comum ouvir histórias de pessoas que fizeram tudo certo e na hora da prova foram um desastre. Isso acontece na maioria das vezes por questões emocionais. O nervosismo compromete o desempenho e faz com que, no momento decisivo, dê aquele “branco”.

Desse modo, é necessário cuidar da saúde emocional para que ela seja sua aliada. Na hora da prova, respire fundo, fique atento e mantenha-se otimista. Lembre-se de que você fez a sua parte e que merece conquistar a aprovação.

Apesar dessa dica ser boa, nem todo mundo consegue controlar o nervosismo quando fica cara a cara com a prova. Por esse motivo, separamos algumas orientações para que você chegue mais calmo no dia do certame. Veja a seguir:

  • não pense na concorrência;
  • comece pelo assunto que tem mais facilidade;
  • tenha confiança em si mesmo;
  • descanse bem no dia anterior;
  • administre bem o tempo disponível para a prova;
  • seja pontual;
  • conheça previamente o local.

Lembre-se de que se trata apenas de um exame. Por mais que ele seja importante para seu futuro, não coloque todas as expectativas nele. Se você conquistar a aprovação, ótimo! Mas, se não for dessa vez, a experiência serviu para subir mais um degrau em direção do seu objetivo.

Como você pode notar, para passar não basta apenas estudar. É preciso planejamento, foco e muita persistência. Seguindo essas dicas, com certeza, suas chances vão aumentar.

E então, gostou das nossas orientações para obter aprovação em concurso público? Compartilhe com a gente sua opinião deixando um comentário no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.