Por que contar com um cursinho para me preparar para concurso?

Objetivos bem traçados, dedicação total e muita persistência. É assim que quem pretende seguir uma carreira de servidor público deve encarar os estudos. Afinal, a meta é conseguir ser aprovado nos melhores concursos do País.

Nessa jornada, que pode ser bem longa — em média as pessoas passam de dois a três anos estudando —, investir em um cursinho pode ser um grande diferencial para se preparar para concurso. Entre os principais benefícios de fazer essa opção em vez de estudar sozinho estão um aprendizado mais rápido e alinhado com os conteúdos das provas, e o contato com professores experientes que dão orientações e dicas específicas sobre os testes.

Para você conhecer essas e outras vantagens e ver como esse investimento pode valer muito a pena, preparamos este artigo. Continue a leitura e confira!

Os estudos são direcionados

Esse, sem dúvida, é um dos grandes diferenciais de um curso preparatório. Ele é elaborado, especificamente, para preparar os alunos para uma determinada prova.

São abordados praticamente todos os conteúdos que serão cobrados dos candidatos no concurso, sempre de forma sistemática e organizada, seguindo um cronograma criado para aproveitar ao máximo o tempo de preparação até o dia e a hora do teste.

Também muito comum nos cursinhos é a resolução e análise de questões que já apareceram em avaliações de anos anteriores. Veja como essa estratégia pode ser benéfica para os alunos:

  • a discussão com professores e colegas de sala sobre as perguntas selecionadas dão um entendimento mais aprofundado a respeito de determinados assuntos;
  • o candidato fica bem mais familiarizado com a prova e, portanto, estará mais seguro para fazer o teste.

Outra importante etapa da preparação oferecida por um cursinho é a realização de simulados que mostram ao candidato o que ele poderá encontrar no dia da avaliação.

Material de apoio

Para complementar os estudos, os alunos de um curso preparatório contam ainda com um material didático específico e direcionado exclusivamente para o concurso, que serve como suporte para acompanhar as aulas e, posteriormente, revisar os conteúdos em casa.

Os livros didáticos de concurso são os mais indicados para a preparação para a prova. Isso porque eles apresentam uma abordagem objetiva e alinhada em relação ao que vem sendo cobrado nos testes.

Os recursos tecnológicos são aliados do aprendizado

Alguns cursos preparatórios já oferecem aos alunos ​a opção dos cursos on-line, voltados para quem não tem tempo de fazer uma preparação presencial.

Utilizar a internet para estudar para um concurso é uma forma de economizar tempo de deslocamento até a escola e adaptar os horários de estudo à rotina de trabalho agitada da maioria das pessoas.

Seja pela tela de um computador, celular ou tablet ou em sala de aula, escolher um curso preparatório de qualidade ajuda você a compreender melhor as matérias e aumentam as suas chances de obter um ótimo resultado. Dessa forma, você estará ainda mais perto da aprovação naquele concurso tão desejado.

Os professores são experientes e especializados

Somente o estudante matriculado em um cursinho preparatório para concursos tem o suporte de uma equipe de professores superexperientes, que possuem os conhecimentos necessários para orientá-lo no caminho até a aprovação na prova.

Os docentes conhecem com profundidade os principais concursos. Por isso, eles vão abordar os conteúdos da forma que eles são cobrados nos testes, tirar dúvidas, debater questões importantes, indicar exercícios e ajudar a resolvê-los.

Essa interação e troca de experiências em sala de aula facilita bastante o aprendizado dos alunos e contribui para a construção do conhecimento.

O professor também apresenta um papel fundamental de estimular os estudantes a manter a atenção, a concentração, o foco, a autonomia, a disciplina e a motivação durante toda a longa e cansativa preparação para o concurso.

O ambiente de um cursinho ajuda a manter o foco

Essa é uma importante vantagem para quem não consegue estudar sozinho e tem dificuldades de se concentrar.

Estar em um local voltado para os estudos ajuda a manter o foco no objetivo de passar em um concurso e contribui para melhorar a concentração na hora de aprender um conteúdo novo ou revisar uma matéria.

Além disso, o estudante se sente mais motivado, pois no cursinho vai encontrar pessoas com um projeto profissional parecido com o seu.

O aprendizado é mais rápido

Aulas alinhadas com a demanda dos concursos, material de estudos específicos, professores experientes e especialistas, simulados, acesso a questões de provas anteriores, utilização de recursos tecnológicos, ambiente favorável aos estudos: esses são alguns dos muitos benefícios que aceleram o aprendizado.

Toda essa rede de apoio ao candidato a um concurso disputado, que é oferecida pelos cursos preparatórios, ajuda a acelerar de forma significativa o ritmo de aprendizado. Dessa forma, você conseguirá encurtar o seu caminho até a aprovação em uma vaga para iniciar a carreira no serviço público.

Os benefícios não acabam

Existem ainda mais algumas importantes vantagens oferecidas pelos cursinhos que podem pesar positivamente na hora de você decidir se deve ou não fazer esse tipo de preparação. Veja quais são:

  • dicas e macetes estratégicos para se sair melhor na hora da prova;
  • aulas de reforço para abordar temas em que o estudante apresenta mais dificuldade de aprender;
  • formação de grupos de estudo para reforçar o aprendizado;
  • cronograma de estudos atualizado, sempre seguindo as tendências e demandas dos principais concursos do país.

Todas essas vantagens fazem um curso preparatório para concurso ser um investimento que vale a pena, transformando-se em um útil e importante aliado do candidato nessa trajetória.

Mas apenas estar matriculado e frequentar um cursinho não garante a aprovação. O sucesso no concurso depende muito também da sua dedicação para estudar com qualidade — dentro e fora da sala de aula — e, assim, aproveitar ao máximo tudo que os cursos têm para oferecer.

Gostou das nossas dicas para você se preparar para concurso? Para saber mais sobre esse assunto e ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos melhores concursos, siga o Instituto Flávia Rita nas suas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube. E bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.