Plano de estudo para concurso: confira 6 dicas infalíveis!

Ser valorizado no trabalho — tendo estabilidade financeira e qualidade de vida — parece um sonho, não é mesmo? Se você está em busca de realizá-lo, saiba que a aprovação em um concurso público pode ser alcançada com um bom plano de estudos.

Lembre-se de que, como qualquer meta que se coloca na vida, esta realização profissional exige dedicação e esforço. Não adianta apenas querer passar: é preciso priorizar os estudos e ter disciplina para alcançar o resultado.

Mas não se preocupe se não souber nem por onde começar seu plano de estudo para concurso. A seguir, vamos dar 6 dicas infalíveis para você se sair bem em qualquer prova. Acompanhe!

1. Organize seu tempo

O dia tem 24 horas, mas é preciso um mínimo de organização para que todos os instantes sejam aproveitados da melhor maneira possível. Por isso, o primeiro passo é organizar seu tempo e estabelecer uma rotina. 

Pode parecer chato criar uma rotina. Contudo, para ser bem-sucedido nos estudos, é imprescindível delimitar todas as suas tarefas ao longo do dia e tornar o estudo uma tarefa diária.

Se você trabalha e ainda precisa cuidar dos afazeres de casa, por exemplo, tente tirar um tempo nos intervalos do dia e antes de dormir para estudar. Se está por conta de estudar, tire de 6 a 8 horas por dia para os estudos.

Criar o hábito de estudar todos os dias não significa abrir mão de suas atividades pessoais — daí vem a importância da organização. Então, monte um calendário da seguinte forma:

  • escreva os dias da semana na linha horizontal;
  • coloque as horas do dia na linha vertical;
  • anote todos os compromissos de horário inflexível;
  • deixe o tempo livre para estudar, ter lazer e descansar.

Sabendo organizar seu tempo, além de estudar, você poderá se divertir e descansar sem culpa. E, para que a organização de seu calendário permita que você use o tempo da maneira mais eficiente possível, fique atento à próxima dica.

2. Faça seu plano de estudo para concurso

Um plano de estudos envolve basicamente a organização de como, quando e o que estudar. Também conhecida como cronograma de estudos, essa é uma excelente ferramenta para planejar as matérias a serem vistas ao longo do tempo.

Tal planejamento pode começar a ser feito antes ou depois da abertura do edital. E é por isso que é importante ter informações sobre o concurso que vai prestar. Mas como organizar este plano?

Você deve usar uma planilha também, mas não com os dias da semana e horários. Esta tabela precisa conter todas as matérias a serem estudadas na linha horizontal e as fases de estudo na vertical. Com isso, você vai cumprir o plano dentro dos horários livres, sempre se lembrando dos seguintes pontos:

  • coloque as matérias intercaladas;
  • estude todas as matérias;
  • inclua simulados e revisão.

Não se esqueça de que o plano de estudo é diferente do calendário de estudos. Neste último, você coloca os dias da semana e horários, distribuindo as tarefas e visualizando seu tempo livre. Já a função do plano de estudos é organizar a ordem e a frequência com a qual você vai estudar cada matéria. 

3. Conheça as vantagens do plano

A vantagem de se ter um plano de estudo para concurso é que não é preciso, necessariamente, seguir a previsão para a semana toda. Se ocorrer algum imprevisto e determinada tarefa de seu dia precisar ser feita fora do horário planejado, você pode retomar do ponto em que parou.

Ou seja: não é necessário dar como perdida a tarefa que não pôde ser cumprida no prazo preestabelecido, pois você pode readequar o plano. Outras vantagens são:

  • otimização do tempo;
  • flexibilidade de horário;
  • organização dos estudos;
  • estímulo da memorização.

Não se deixe abater por imprevistos ou dificuldades ao se adaptar ao plano no primeiro momento. Essa ferramenta vai tornar seu estudo mais eficiente, aumentar sua disciplina e fazer com que você dedique tempo e atenção semelhantes a todas as matérias.

4. Comprometa-se com seu estudo 

Se você realmente quer criar uma rotina de estudos para concurso e se dar bem na hora da prova, imagine que está entrando em um relacionamento sério. Então, comprometa-se com o estudo. 

Firmando este compromisso, você vai perceber que seu interesse pelas matérias vai aumentar. E, como consequência, cada encontro será exclusivo e proporcionará novos aprendizados. 

Como acontece com todo relacionamento, firmar compromisso com o estudo pode ter também seus altos e baixos. Portanto, não desanime. Se você se abater em algum momento, lembre-se das coisas boas que ele tem a oferecer à sua vida no futuro e siga em frente. 

5. Saiba usar a internet

É difícil alguém que não tenha conta em, pelo menos, uma rede social hoje em dia. E nada como nos aliarmos a esta grande ferramenta para atingirmos nossos próprios interesses, não é mesmo? 

Existem muitos conteúdos de qualidade disponíveis online e gratuitamente. Então, você pode usar o tempinho que gasta para acessar as redes sociais e conferir na rede as novidades ou os materiais sobre o assunto que está estudando. 

Outra boa estratégia é criar uma pasta em seu computador ou celular para salvar os conteúdos e incluí-los em seu plano de estudo para concurso. 

6. Respeite seus limites 

É um engano achar que estudar em excesso é sinônimo de aprender muito. Muitas vezes, é melhor estudar por poucos minutos e absorver bem o conteúdo do que ficar estudando por horas seguidas e depois não se lembrar de nada. 

Para que seu plano de estudo seja realmente infalível, além de saber se organizar e ter disciplina, é preciso respeitar seus limites. Você pode até se superar, mas não deve se esgotar, pois, neste caso, perderá a vitória. Por isso, atente aos seguintes pontos:

  • alimentação;
  • sono;
  • saúde;
  • lazer.

Afinal, seguir um plano de estudo para concurso é, também, ter um estilo de vida. O objetivo não é se prejudicar, mas estar à frente dos concorrentes em questão de organização e disciplina. E pode ter a certeza de que, seguindo essas dicas e mantendo o foco em sua aprovação, você alcançará sua meta.

Curtiu nossas dicas para seu plano de estudo? Então, aproveite para fazer um teste sobre seu perfil de estudo e comece já a colocar as dicas em prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.