Os 8 erros no dia da prova de concurso que você deve evitar

Meses de preparação, concentração e desenvolvimento até que, finalmente, chega o dia da prova de concurso público. O grande momento esperado por todo esse tempo precisa ser encarado com muita seriedade e planejamento para que tudo dê certo.

Falhar em alguns pontos importantes pode, infelizmente, determinar o fracasso de um candidato. Negligenciar questões importantes como o controle da ansiedade, o descanso na noite anterior e levar os documentos para a realização da prova podem custar a tão sonhada aprovação.

Para que você não corra esse risco, vamos mostrar como passar longe disso! Confira ao longo deste conteúdo 8 erros que você deve evitar no dia da prova.

1. Má noite de sono no dia anterior

Dormir bem é fundamental para a capacidade cognitiva e para o raciocínio. Uma noite de sono ruim incapacitará você de ter um desempenho satisfatório no dia da prova de concurso público. Evite esse erro de forma bem simples: descanse!

O dia anterior deve ser bem leve. Relaxe e descanse. Se preferir, pratique algum tipo de exercício físico, para que seu corpo esteja mais pronto para o sono à noite. Deite-se mais cedo para dormir cerca de 8 horas.

2. Alimentação inadequada no dia da prova

A alimentação tem fortes influências em como nos comportamos ao longo do dia. Comidas mais pesadas e gordurosas dificultam a digestão, além de causarem ansiedade e bastante desconforto. É fundamental evitá-las.

Opte por algo mais leve, sempre com uma refeição balanceada, com salada e carnes magras. Evite também refrigerantes e doces de sobremesa. Coma bem, sem exageros, e leve um chocolate para comer apenas durante a prova. Ele alimenta e mantém o cérebro ativo.

3. Perda de tempo no trajeto até o local da prova

O planejamento para o concurso não deve ser somente em relação aos conteúdos que serão cobrados. É preciso também saber como chegar ao local onde será realizada a prova. Não permita que algum fator ocasione atrasos ou imprevistos quaisquer.

Antecipadamente, faça uma pesquisa sobre as melhores linhas de ônibus e outras opções de transporte público. Caso vá de carro, cheque o fluxo de trânsito nas imediações e planeje o melhor trajeto. No dia, saia mais cedo, pois essa margem evita atrasos.

4. Falta de documentação necessária

É imprescindível levar a documentação necessária para realizar a prova. Cada concurso solicita que os candidatos estejam com documentos específicos no dia da prova, mas além deles, também alguns comprovantes em relação à inscrição.

Não deixe de conferir antecipadamente tudo o que é necessário para levar no dia da prova. Deixe tudo separado e organizado e, no dia, leve dentro de uma pasta, mochila ou bolsa, sem que nada seja esquecido.

5. Permissão de ser dominado por sentimentos

Para ser aprovado em um importante concurso é necessário ter controle sobre seus sentimentos, ainda que essa seja uma tarefa tão complicada quanto se preparar para a prova. Ansiedade, nervosismo e até mesmo o excesso de confiança podem arruinar seu desempenho.

Se você se preparou adequadamente, estará pronto para realizar a prova da melhor maneira, então confie em si e saiba que se não for aprovado, haverá nova chance. Se você estiver muito tranquilo sobre o conteúdo da prova, tenha cuidado. A confiança em excesso pode pressupor arrogância, falta de concentração e desleixo, o que pode ser um grave erro.

6. Desatenção ao ler as questões

De nada vai adiantar estar cheio de conhecimento e totalmente preparado para realizar a prova se você não conseguir entender exatamente o que as questões pedem para que seja executado. É fundamental ter o máximo de atenção na hora de ler o que está sendo cobrado.

Muitas questões podem ter pegadinhas ou simplesmente serem tão complexas que podem causar dificuldade para serem compreendidas. Mantenha a calma e o máximo de concentração para saber ler e interpretar o que deve ser feito.

7. Falta de preocupação com o tempo de prova

A prova tem um tempo limite para ser realizada, o que pode variar de um concurso para o outro. Os conteúdos costumam ser extensos, repletos de questões grandes e que demandam um tempo maior que o normal para serem realizadas. Isso é comum e faz parte da estratégia da banca que as desenvolveu.

É fundamental que você faça a gestão do tempo enquanto realiza a sua prova de concurso público. Perder o controle pode fazer com que você gaste minutos demais em algumas questões e o tempo para a realização geral se esgote sem que você tenha concluído a prova. Mantenha-se atento ao relógio, com um planejamento, e evite esse grave erro.

8. Estudos no dia da prova de concurso público

Certamente estudar será o que você mais fez nos meses que antecederam a prova, o que é o mais correto. Entretanto, de nada vai adiantar fazer isso no dia, especialmente nas horas que antecedem o momento do exame. Esqueça esse hábito. Se ficou faltando algo para a sua preparação, não será no dia da prova que você vai conseguir consertar isso.

Estudar antes da prova só vai causar incertezas, insegurança e ansiedade, o que pode arruinar com a sua preparação e seu estado mental e psicológico para o concurso. Confie em sua preparação e foque apenas em estar tranquilo para fazer uma boa prova.

O planejamento é fundamental

O dia da prova de concurso publico é o final de todo um planejamento importante e que deve ser seguido rigorosamente, afinal, estamos falando de um objetivo grande e que pode mudar a vida de um candidato aprovado, não é mesmo?

Lembre-se que o que você faz nesse tempo que antecede o concurso nada mais é do que seu planejamento, que é crucial para um desempenho satisfatório. Um bom cronograma de estudos, o acompanhamento de professores em um curso preparatório e a dedicação são fatores que devem ser levados a sério.

A prova de concurso público é uma ótima oportunidade de se estabelecer em um cargo relevante e construir uma grande carreira no segmento jurídico. Por isso, prepare-se bem e evite erros no grande dia!

Gostou destas dicas? Agora confira um pouco mais sobre como cuidar da alimentação para ir bem nos estudos e no dia da prova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.