Motivação para estudar para concurso: como evitar o sofrimento?

Não é fácil manter a motivação para estudar para concurso em meio a dificuldade de aprender muitos conteúdos em pouco tempo, além do sofrimento, ansiedade e pressão que um concurseiro geralmente sofre.

Por saber como é difícil ter essa motivação, reunimos alguns tópicos com dicas essenciais para você ficar de olho, se tornar um concurseiro de sucesso e conseguir a aprovação tão desejada, sem nenhum sofrimento.

Defina um cronograma de estudos e os objetivos principais

Um cronograma de estudos é a parte principal para se manter disciplinado e saber quais os temas que precisam ser estudados e revisados. Para montar um roteiro de estudos, separe os temas por categorias, como “mais importantes” ou em temas que você tem “mais dificuldade”.

Ademais, é importante saber qual a melhor forma para você estudar. Cada pessoa é diferente, algumas aprendem melhor apenas lendo, outras aprendem mais quando estão tentando ensinar os conteúdos para alguém. Descobrir a melhor forma de estudos que funciona para você é essencial para que consiga cumprir com seu cronograma sem tanto sofrimento!

Existem algumas táticas de estudos que são consideradas as mais eficientes. Confira uma lista com as principais:

  • cartões de memória: crie cartões com os termos ou fórmulas que você precisa decorar. Coloque as perguntas de um lado e, no verso, a resposta. É uma maneira simples de memorização, e que pode ser usada a qualquer momento, basta levar os cartõezinhos com você;
     
  • mapas mentais: é um diagrama mais elaborado, em que você pode conectar termos, datas e informações. É ótimo para poder visualizar um tema e seus conceitos, facilitando que as ideias sejam associadas;
     
  • gravações de áudio: você aprende melhor lendo em voz alta, então uma ideia é você simplesmente gravar o que você está dizendo. Assim você consegue explicar o conteúdo do melhor jeito que preferir e as gravações ficam disponíveis para você ouvir enquanto pratica outras atividades;
     
  • simulados: a resolução de exercícios é o que vai ajudar a fixar o conteúdo aprendido. Com os simulados, você além de estar estudando, também estará automaticamente se preparando para a prova real. Marque em um cronômetro e resolva o simulado, como se a situação fosse real;
     
  • ensine: chame algum parente ou amigo que não saiba muito bem sobre o assunto que você está estudando e tente ensiná-lo. Isso pode ser uma boa tática para estudar e fixar o conhecimento, pois você precisa encontrar uma forma de fazer a matéria ser simples o suficiente para que as outras pessoas consigam entender, e dessa forma, você também acaba entendendo melhor.

Além de saber e introduzir novas formas de estudos na sua rotina, é necessário também escolher bons materiais para estudar. Dar preferência aos mais atualizados é imprescindível para garantir a qualidade do aprendizado. Além de questões como a qualidade da editora e do autor das apostilas e livros, principalmente quando se trata de conteúdos como língua portuguesa.

No edital do concurso, há os conteúdos programáticos que você deve aprender e estudar, portanto tenha preferência por um material que contemple a área escolhida, sempre prezando por uma editora de qualidade!

E como já citado, provas anteriores podem ser uma boa forma de entender e colocar o conteúdo aprendido em prática. Desse jeito, você conhece como funciona a prova e quais questões costumam ser mais requisitadas.

Porém, um bom plano de estudos não é suficiente. Traçar objetivos também é um passo importante a fim de manter a motivação para estudar para concurso. Tenha certeza do que você quer. Caso não consiga direcionar seu foco ou fica mudando de planejamento a cada instante, será difícil alcançar bons resultados.

Ao definir objetivos, você evita distrações de conteúdo e possíveis dúvidas desnecessárias, obtendo mais tempo e energia para estudar novos assuntos e focando no que realmente importa para que você passe no concurso.

Crie metas intermediárias dentro do cronograma

Além de objetivos concretos, as metas são essenciais para que você consiga cumprir com sua rotina de estudos e não se deixar levar pelo pensamento de que não conseguirá estudar tudo a tempo. Você pode, por exemplo, estipular algumas datas limites e focar em aprender determinado assunto até que essa data chegue, e, quando ela chegar, você pode testar seu conhecimento com simulados ou provas antigas.

Outra dica é dividir os temas que deverão ser estudados em pequenos blocos e definir metas diárias para estudar. Fique livre para estabelecer sua meta de acordo com o que fica mais confortável para você, desde “vou estudar três temas por dia” até “vou estudar três horas por dia”. Assim você divide bem o seu tempo e também planeja melhor os seus estudos, evitando o desgaste por conta da quantidade das matérias.

No entanto, para que você não fique frustrado por não conseguir alcançar suas metas intermediárias, é necessário que elas sejam estabelecidas de maneira adequada para você e o seu padrão de estudos.

Às vezes estudar três horas não adiantará nem um pouco para você. Sendo assim, comece com metas pequenas. Separe trinta minutos do seu dia e estude. Se você ainda estiver motivado, estude mais trinta, e assim por diante. Assim, estabelecendo metas pequenas e que são adequadas ao seu perfil como estudante, fica muito mais fácil manter a motivação para estudar para concurso.

Tenha um sistema de recompensa

Repetitivamente, acabamos nos forçando a estudar e deixamos de aproveitar os bons momentos da vida, seja assistir àquela série incrível que todos estão comentando ou sair para jantar e se divertir com amigos e a família. Portanto, a cada meta ou objetivo cumprido do seu cronograma, se permita assistir aquele episódio novo da sua série favorita, tirar um ou dois dias de descanso ou sair para se divertir.

Com esse sistema, você fica ainda mais motivado a estudar porque sabe que uma recompensa, seja ela qual for, estará te esperando na linha de chegada, além do sentimento de conquista ao alcançar as recompensas estipuladas. Pense como se fosse um jogo, assim a tarefa não se torna tão maçante e você acaba criando um hábito duradouro. 

Essa técnica é mais eficiente do que um sistema de punições, por exemplo. Na qual funciona do mesmo jeito, só que no caso, pequenas restrições são feitas caso você não cumpra a meta estabelecida. Apesar de punições como ficar sem celular por algumas horas ou até mesmo sem nenhum tipo de internet parecerem que vão te motivar a não descumprir seus objetivos, esse pensamento é errado.

Isso quer dizer que se deve evitar autopunições, pois imprevistos acontecem e mesmo que você não consiga realizar alguma tarefa do cronograma, se culpar vai fazer você ficar desmotivado, se lamentando, frustrado e até perdendo o interesse em estudar. É comum muitos associarem esse descumprimento ao pensamento de que não vai conseguir seguir um plano de estudo ou até não passar no concurso.

Por isso, o melhor método é o sistema de recompensas, pois esse trabalha com conquistas e anda junto com a autorrealização alinhado com o comportamento do estudo.

Pratique atividades físicas regularmente

Passar horas sentado e estudando pode parecer a rotina ideal para um concurseiro. Porém, não é bem assim! Mesmo que você se levante ocasionalmente para ir ao banheiro ou buscar algum lanche, isso não é o suficiente para que você se mantenha saudável.

Dessa forma, é essencial se dedicar, além dos estudos, à prática de atividades físicas. Organize sua agenda semanal para garantir que você tenha tempo livre para se exercitar, mesmo que apenas uma vez na semana.

Há várias opções, desde ir pedalando de bicicleta à praia, até se juntar com seus amigos na academia ou aula de dança. Caso ir a academia não seja algo que você goste ou queira fazer, uma boa ideia é investir em algum esporte.

Separamos uma lista de atividades que podem ser interessantes para você:

  • natação;
  • tênis;
  • futebol;
  • vôlei;
  • handebol;
  • basquete;
  • yoga.

O yoga é, na verdade, uma atividade muito recomendada! A sua prática, que tem como princípio o equilíbrio entre o corpo e a mente, traz vários benefícios como o alívio do estresse, além de ser uma ótima atividade para melhorar a concentração e a disciplina: itens essenciais para os concurseiros.

Procure se informar sobre estúdios em sua cidade ou perto da sua casa. Mesmo que você ache que não gostará da atividade, é sempre uma boa experimentar. Você pode acabar se surpreendendo!

Mas, caso já tenha experienciado e tem certeza de que yoga não é a atividade certa para você, há várias outras opções disponíveis. Você, com certeza, encontrará a que gosta mais! E lembre-se: o que vale é se exercitar, não importa o método.

Mantenha uma dieta saudável e balanceada

Este tópico, assim como o anterior, é essencial para que você se mantenha saudável. Pausas ocasionais para comer algo são extremamente necessárias, porém tente manter uma alimentação balanceada, além de não exagerar no consumo de café, bebidas gaseificadas ou alcoólicas.

Ao contrário de comer um pacote de biscoitos, pense em alternativas mais saudáveis: sanduíches naturais, salada de frutas, vitaminas e até mesmo barrinhas de cereais. E, claro, tenha sempre por perto uma garrafa d’água para ficar hidratado, pois o cérebro e o corpo funcionam melhor, já que somos em maior parte compostos por água, lembra? Ela é essencial para que tudo trabalhe perfeitamente.

Um ponto importante a ser notado aqui é o consumo do café. Mesmo sendo uma ótima alternativa para se manter acordado e mais atento, em excesso acaba se tornando prejudicial, pois pode tirar seu sono. Uma noite bem-dormida é essencial para os estudos, então lembre-se de consumir com moderação, afinal se você estiver muito cansado não adiantará tomar altas xícaras de café se não houver concentração e dedicação.

Pode não parecer, mas uma alimentação saudável, aliada com a prática constante de exercícios físicos, definitivamente fará a diferença durante seus estudos. Há alguns alimentos que mandam a preguiça embora, reduzem a ansiedade e melhoram a nossa memória e concentração, portanto não deixe de inseri-los na sua dieta alimentar! Alguns exemplos são:

  • ovos: contém vitamina B12 que ajuda na formação das células e melhora o funcionamento do cérebro;
  • peixes: uma ótima fonte de proteína, que estimula o bem-estar e melhora o nosso humor;
  • aveia integral: é fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico e que nos dá energia;
  • chocolate amargo: fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento, melhoram a saúde do coração e que, por possuir cafeína, nos ajuda a ficar atentos; 
  • chá verde: outra fonte de cafeína e também ajuda a melhorar nosso humor e o bem-estar;
  • água de coco: além de deliciosa, é uma bebida energética natural, melhora nossa disposição e é muito boa para se manter hidratado;
  • açaí: uma tigela pequena ao dia é o suficiente para acabar com o nosso cansaço, pois é rico em carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras;
  • banana: é fonte de potássio, ideal para manter o sono regulado, o humor e ajuda também a controlar distúrbios emocionais, como ansiedade e estresse;
  • morango: fonte de um nutriente, fisetina, que tem como papel induzir a diferenciação entre as células nervosas, influenciando diretamente para uma boa função cognitiva e ajuda a reduzir o esquecimento;
  • laranja: fonte de vitamina C, que reduz o cortisol, o hormônio responsável pelo estresse. O ideal é consumir o suco natural, sem açúcar.

Tenha um hobby (ou mais de um)

Pode parecer estranho, mas passar o dia inteiro estudando não trará o efeito que você deseja. Isso porque depois de certo tempo, seu cérebro já não está mais concentrado nos livros e nos exercícios, ficando muito mais fácil você abandonar os estudos e procrastinar.

Além disso, toda a pressão que é exercida sobre você acaba pesando muito às vezes. Seja família de um lado, que te pressiona a estudar mais ou os amigos do outro, que acabam desencorajando você. Esses pensamentos são prejudiciais para uma boa rotina de estudos e para o seu desempenho como um todo.

Uma das formas de aliviar tudo isso é investir em um hobby, importante para contribuir com sua motivação e disposição, sendo uma atividade que proporciona lazer por ser algo que estamos fazendo puramente porque gostamos e queremos.

Provavelmente, você até já tem alguns hobbies, mas pode ser uma boa ideia investir em novos, para quebrar um pouco sua rotina que já é tão regrada e organizada. Aqui temos uma lista de alguns que podem te agradar:

  • fazer fotografia;
  • aprender a desenhar;
  • investir na dança;
  • aprender jardinagem;
  • fazer artesanato;
  • lutar artes marciais;
  • realizar trabalho voluntário;
  • jogar videogames;
  • aprender crochê ou tricô;
  • manter um diário;
  • cantar ou tocar instrumentos musicais.

Como você viu, a lista é bem grande e não para por aí. Além disso, qualquer atividade que traga prazer, que goste de praticar e que mantenha você um pouco afastado das responsabilidades e do estresse cotidiano está valendo!

Fique de olho e distante das pessoas mal-intencionadas 

Como foi dito, é necessário se permitir sair com os amigos de vez em quando. Eles são essenciais para seu bem-estar e se distanciar um pouco dos estudos quando as coisas ficarem mais pesadas!

Porém, fique de olho naqueles amigos mal-intencionados, que fazem questão de brincar com você e te deixar para baixo, ao comentar fatos como concursos são muito difíceis, que você deveria desistir e tentar outra coisa mais fácil. Basicamente, fique longe dos amigos que não estão oferecendo o suporte que você deseja nessa caminhada tão longa e complicada.

O mesmo vale para aqueles familiares que ficam fazendo comparações desnecessárias com pessoas que já são concursadas ou que seguiram caminhos diferentes de você. Não tente buscar a aprovação dos familiares, mas sim a sua própria satisfação.

Você precisa estar perto de pessoas que apoiem a sua decisão e te ajudem a traçar o caminho certo para alcançar o tão desejado sucesso. Portanto, não tenha medo de cortar amizades com aqueles que não te incentivam e muito menos tenha medo de se distanciar dos parentes que apenas te criticam e não te apoiam.

A opinião deles não é importante para você, que deve se focar nas pessoas que te inspiram e te incentivam a seguir seus sonhos. Sua aprovação só depende de você.

Deixe o medo e a pressão de lado

O medo de não passar em um concurso é real e muitas vezes acaba nos prendendo. Assim, não conseguimos evoluir e muito menos nos concentrar em estudar, porque temos a sensação de que não vamos passar, então estudar não adiantará nada.

Esse é um erro grave de muitos concurseiros: o de se deixar levar pelo medo. Principalmente, porque são eles mesmo que acabamos alimentando esse medo. Como foi falado no tópico anterior, a pressão que os concurseiros sofrem é muito grande.

As comparações, as dúvidas e as preocupações são inevitáveis, porém é preciso parar um pouco para se distanciar de tudo isso. Momentos de autoavaliação são importantes, saber reconhecer até onde você chegou e reconhecer também que você pode ir ainda mais longe.

Reconhecendo seus objetivos e suas conquistas ao longo do caminho da aprovação, você se tornará uma pessoa mais confiante em si mesma, e acabará transmitindo essa autoconfiança para a prova! Não basta se preparar o ano inteiro estudando, se você mesmo acabará se sabotando com o receio e os pensamentos negativos de que não conseguirá. 

Esqueça os pensamentos negativos e foque nos positivos, pois somente assim, o medo ficará cada vez mais longe de você. E você nem sentirá falta!

Invista em uma boa noite de sono

Se você acha que para ser um concurseiro de sucesso, só planejar sua rotina de estudos é o suficiente, você está enganado. Além de planejar todo o seu dia, dividindo-o em estudos e lazer, é necessário também planejar a hora de ir para a cama.

Uma única noite que você dorme mal ou mais tarde do que o acostumado acaba prejudicando todo o seu progresso pelo resto da semana. Assim, você precisa dormir bem, para acordar completamente descansado e se sentindo bem, para ter um dia produtivo nos estudos.

Para tanto, alguns hábitos também devem ser adquiridos: fique longe do celular, pelo menos, duas horas antes de ir para a cama, para que sua mente esteja descansada. Caso você tenha dificuldades para cair no sono, alguns chás como o de camomila podem ajudar você a relaxar e então adormecer.

Caso seja necessário, você pode ainda introduzir em sua rotina pequenos intervalos para cochilar. Uma soneca de vinte minutos já é o suficiente para você se sentir revigorado durante o dia, e também é o máximo recomendado para garantir que você consiga alavancar os seus estudos.

E mesmo que você sinta que é uma pessoa mais produtiva na madrugada, não se deixe levar pela tentação de passar a noite inteira acordado à base de café ou energéticos, pois o sono é um fator essencial que ajuda na memorização, além de, como dito, manter você descansado e pronto para enfrentar um novo dia cheio de estudos.

De longe, pode parecer que o caminho para a aprovação está cheio de obstáculos e dificuldades, e principalmente, cheio de concorrentes. Porém, se você estiver focado, com certeza do que você quer e seus objetivos, além de estar bem preparado para a prova, você definitivamente alcançará a linha de chegada.

Lembre-se que, por mais que o apoio e a ajuda de amigos e da família são importantes, o seu esforço é o que contará mais durante a execução da prova. Portanto não tenha medo de ser um pouco egoísta e se dedicar totalmente ao seu sonho, sem dar ouvidos para as opiniões e as distrações que as pessoas ao seu redor oferecem.

Não se deixe levar pela dificuldade e nem por seus receios. Com a preparação certa, a energia e a motivação para estudar para concurso suas chances de aprovação serão ampliadas! Basta saber como se manter motivado e disciplinado para garantir o sucesso, e com as nossas dicas, esse processo definitivamente ficará mais simples.

Agora que você já está pronto para começar sua caminhada, que tal compartilhar o post com os seus colegas que também querem seguir esta jornada? Com certeza, eles vão adorar as dicas e juntos vocês poderão alcançar o sucesso. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.