Medo de fazer prova? Veja como superá-lo!

Você estudou, se dedicou e não deu certo? Antes da prova, por exemplo, começou a ter nervosismo, estresse exagerado, ansiedade e o famoso “branco”? Sentiu que não sabia nada e que todo o estudo foi em vão? O medo de fazer prova é muito comum, para quem busca uma vaga no serviço público e, infelizmente, ele pode provocar a sua reprovação. Como superá-lo?

A maioria das pessoas nutre sentimentos negativos antes de encarar uma prova de concurso público e, por isso, ansiedade ou nervosismos tendem ser gerados e, principalmente, acumulados. Além disso, os estudantes têm que aguentar as pressões da sociedade, dos amigos e dos familiares, principalmente.

Neste sentido, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 20% dos moradores dos centros urbanos têm transtornos de ansiedade. Uma das consequências deste fenômeno é a fobia específica, ou seja, Tensão Pré – Prova.

Geralmente, o medo de fazer a prova está relacionado à insegurança e à falta de confiança em si mesmo. Por isso, o primeiro passo para encarar o desafio é fazer uma autoavaliação, a fim de identificar a origem do sentimento:

  • Já passou por alguma experiência ruim? Qual?
  • Já encarou alguma situação difícil por causa de reprovação? O que aconteceu?
  • Que experiência pode ter gerado estes sentimentos desagradáveis?
  • O excesso de cobrança te atrapalha? Como lidar com isso?
  • Como a opinião das outras pessoas influenciam na sua vida?
  • Você está vivendo o seu caminho ou dos outros?

Escreva as respostas para cada uma destas perguntas de forma completa. Quanto mais detalhes, melhor. Desta forma, você consegue identificar as origens do seu medo. Depois, ao lado escreva as soluções, ou seja, como pode lidar com a situação. Para finalizar, coloque em prática. No início não será fácil, porque mudança de postura exige atitude e muita coragem. Por isso, encare como uma maratona, ou seja, cada passo de uma vez.

 

fountain-pen-1851096_960_720

Para não se esquecer …

– Encare a prova como algo positivo. Isso mesmo! Aproveite a oportunidade e o desafio, para dar o seu melhor.

– Veja a prova de concurso público como um feedback do seu estudo: ela vai te mostrar em qual disciplina está bom ou deve melhorar, para conseguir a sua classificação.

– Sinta prazer em fazer provas e encarar os seus medos de frente. Está é a melhor maneira de superar qualquer obstáculo.

– Lembre-se de que este não é o último concurso da sua vida..rs…não passou? Refaça a prova, reflita o porquê errou e continue caminhando para frente.

– Tenha mente de vencedor! Não perca tempo se comparando com outros candidatos. Faça o seu melhor a cada dia, para colher os resultados.

– Viva o seu caminho e a sua história, mesmo que outras pessoas não te apoiem ou discordem de você. Escute o seu coração e pode acreditar: ele nunca falha!

– Pague o preço para conquistar a sua vaga no serviço público! Você tem toda a capacidade para passar em qualquer concurso do país. Vamos lá?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.