Vai estudar? Como eliminar a autossabotagem!

 

Você consegue cumprir o seu planejamento todo? Consegue programar as suas metas e cumpri-las? Ou, pelo contrário: enrola, procrastina e adia o que você sabe que precisa ser feito? A autossabotagem pode atrasar (e muito) a sua aprovação no concurso público. Que tal ficar por dentro de algumas dicas de como eliminá-la da sua rotina estudo?

Não seja pessimista!

O dia da prova nem chegou, e você acha que não será capaz de passar? Qual a imagem que tem de si mesmo? De um perdedor ou vencedor? Que tal mudar o foco que tem da sua própria imagem?

Não seja pessimista, pelo contrário, acredite na sua capacidade, para conquistar a vaga. Não desista de um concurso público sem tentar. Não é à toa que muitas pessoas apenas fazem a inscrição e nem aparecem no dia da prova. Estudar para concurso público é uma escolha e pode envolver medo, ansiedade, culpa e frustração. Por isso, lembre-se de que você só saberá se vai passar ou não, tentando.  E mesmo que não consiga a sua aprovação, continue estudando e lutando pelo que, realmente, deseja.

Tenha um planejamento da sua rotina

O planejamento é uma das melhores ferramentas para eliminar a autossabotagem dos seus estudos. Portanto, organize a sua rotina, estipule os seus horários de estudo e tente cumprir o que foi determinado. Se não conseguir ou as coisas não saírem conforme o planejado, não se desespere! Apenas recomece no outro dia.

Todavia, faça um planejamento real e que seja compatível com o seu cotidiano. Ou seja, não exagere. Desta forma, será mais fácil cumprir o seu quadro de estudo. Comece devagar: estude 1 hora em uma semana, e na próxima aumente o ritmo. Inicie devagar e lembre-se de que o importante é dar o primeiro passo =) !

Tenha comprometimento pessoal

Quantas coisas você já perdeu por não cumprir o que planejou? Tenha comprometimento e não fique perdendo tempo com desculpas ou procurando justificativas para fazer o que você sabe que deve ser feito. Motive-se: escreva em um papel o porquê quer passar e pregue-o em um lugar visível.

Neste sentido, seja maior que a sua desculpa, assuma o caminho que escolher e lembre-se de que você é livre para mudar de direção, quando quiser. Insista no seu sonho e não deixe ninguém o tirar de você, mesmo que as pessoas ao seu redor não acreditem.

Bons estudos e muito sucesso!

Equipe Flávia Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.