Conheça as 7 principais dúvidas de gramática para concursos

A Língua Portuguesa é uma disciplina que cai em praticamente todos os certames. Por isso, compreender bem a gramática para concursos, interpretação de textos, redação e demais temas relativos é fundamental.

O português não deve ser desconsiderado por quem acha que já domina o idioma, pelo contrário, é preciso estudar a teoria, conhecer as regras e esclarecer todas as dúvidas.

Além disso, é preciso reservar tempo, atenção e disposição e, assim, ter um estudo de qualidade e que dê a você a segurança necessária no momento de fazer a prova que pode mudar a sua vida.

Pensando nisso, elaboramos este texto para esclarecer as principais dúvidas gramaticais e dar algumas dicas de como estudar e fazer um bom exame. Acompanhe a leitura e confira!

Entenda a importância de estudar português e gramática para concursos

Como já falamos, a Língua Portuguesa é uma matéria encontrada em quase todos os concursos públicos. Isso ocorre pelo fato dela se tratar da nossa língua-mãe, ou seja, aquela que usamos todos os dias para nos expressar. Entretanto, poucas pessoas entendem como é fundamental conhecer o português culto.

Além do mais, de acordo com um levantamento feito pela ONG Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro, o índice de Alfabetismo Funcional (Inaf) de 2016, no Brasil somente 8% dos habitantes entre 15 e 64 anos estão no nível máximo proficiente, ou seja, são completamente capazes de entender e se comunicar por meio de números e letras.

Por isso, dominar bem a gramática e interpretação de textos é um grande diferencial no momento de fazer uma prova de concurso. Mesmo que as matérias específicas pensem mais no exame, na maioria dos casos, a Língua Portuguesa pode garantir pontos a você na hora de desempate, podendo ser determinante para garantir a sua vaga.

Conheça as 7 dúvidas mais comuns de português e gramática para concursos

Em relação à gramática, as principais dúvidas dos candidatos estão em ortografia, acentuação, verbos, crase, conjunções e regências. A seguir temos alguns esclarecimentos simples que poderão auxiliá-lo a chegar mais perto da sua aprovação. Confira!

1. Novo acordo ortográfico

Após o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, muitas dúvidas começaram a ser geradas, especialmente no que se refere à acentuação e à ortografia.

Acentuação

Conforme nova regra ortográfica, os acentos diferenciais ficaram da seguinte maneira:

  • permanecem: pôde (verbo) e pode (verbo), tem (singular) e têm (plural), vem (singular) e vêm (singular), por (preposição) e pôr (verbo);
  • não são mais utilizados: pela (verbo) e pela (contração por + a), para (verbo) e para (preposição), veem (verbo), deem (verbo), pelo (substantivo) e pelo (contração por + o);
  • Optativo: forma, fôrma.

Ortografia

O hífen não é mais usado em palavras cujo prefixo termine em vogal e a outra palavra se inicie com as consoantes R ou S. Nesse caso, o sinal desaparece e as duas consoantes devem ser dobradas. Confira alguns exemplos do antes e depois do acordo:

  • mini-saia – minissaia;
  • anti-reflexo – antirreflexo;
  • ultra-sonografia – ultrassonografia.

2. Crase

A crase se refere à fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Por exemplo, “Vou à padaria”, se separarmos, ficaria “Vou a + a padaria”.

No caso de ir a algum lugar, a crase só vai existir se você “volta da”.

Por exemplo: Fui à Alemanha – Voltei da Alemanha.

Outras situações

Quando estiver subentendido “à moda de”.

Exemplo: Bife à Milanesa.

Locuções adverbiais, prepositivas ou conjuntivas de base feminina, como: às pressas, à media que, às vezes, à procura etc.

Foi àquela micareta. Referiu-se àquilo.

3. Verbo haver

O plural do verbo haver é algo que gera diversas dúvidas. Quando funciona como verbo auxiliar, com o sentido de “ter”, ele pode ficar no plural. Confira os exemplos.

Os gestores haviam comprado uma parte do negócio. (tinham comprado)

As crianças já haviam brincado quando a mãe chegou. (tinham brincado)

4. Uso de “ç”

Substantivos terminados em “TENÇÃO”, derivados de verbos terminados em TER.

Exemplo: reter — retenção

Palavras oriundas de vocábulos terminados em “TIVO”, “TO” e “TOR”

Exemplo: infrator — infração; intento — intenção 

Substantivos terminados em “ÇÃO” derivados de verbos em que a letra “R” foi retirada.

Exemplo: comunicar — comunicação; exportar — exportação

Verbos terminados em “ÇAR” cujo substantivo correspondente seja terminado em “CE” ou “ÇO”.

Exemplo: almoço — almoçar.

5. Particípios regulares e irregulares

Compreender a utilização do verbo em sua forma de particípio também é muito importante.

Quando os verbos ter/haver são usados, a forma de particípio é regular. Contudo, quando os verbos ser/estar são utilizados, a forma do particípio é irregular. Entenda melhor com os exemplos!

Eles já tinham comprado o livro. O livro será comprado amanhã.

Ele havia entregado o exercício. O exercício será entregue pelo aluno.

6. Por que, Por quê, Porque, Porquê

Cada forma do porquê é utilizada em um caso específico. É sobre isso que você vai entender agora. Acompanhe!

Por que 

Se enquadra em perguntas ou quando for dito um motivo ou razão, mesmo quando não estiverem explícitas.

Exemplo: Por que você fez aquilo? Por que você faria isso?

Eu gostaria de saber por que você fez isso.

Por quê

É usado apenas em finais de frases.

Exemplo: Eles não sabem por quê.

Porque

É utilizado quando há uma explicação ou causa.

Exemplo: O menino não foi à aula porque estava doente.

Porquê

É aplicado como substantivo que substitui o “motivo” ou a “razão” de algo. Nessa situação é sempre precedido do artigo “o”.

Exemplo: Contaram a ele o porquê da sua demissão.

7. Gerundismo

Como utilizar o gerúndio? O certo é usar o gerúndio quando se deseja expressar uma ideia ou ação que acontece no momento da outra, no futuro. Por exemplo: Não me incomode nessa hora, porque eu vou estar estudando.

O gerundismo é um vício de linguagem que deve ser evitado. Por exemplo: “Vou estar completando sua ligação”, substitua por “Completarei sua ligação” ou “Vou completar sua ligação”.

Saiba o que estudar para os concursos

No geral os editais cobram verbo, vírgula, pronome, concordância, advérbio, regência, entre outros, na parte gramatical. Outras questões como acentuação e ortografia, merecem muita atenção também.

É importante fazer uma divisão adequada para estudar gramática corretamente. Esse plano de estudos pode ser realizado da seguinte maneira:

  • fonologia;
  • morfologia;
  • sintaxe;
  • semântica;
  • estilística.

Essa ordem pode auxiliar a melhorar sua qualidade de aprendizado do português, já que impede que você se perca no decorrer do seu processo de estudo.

Fonologia

Nessa área você vai estudar sobre fonemas, os sons da língua e também a sua função, além de regras e para o que serve a acentuação e ortografia nesse sentido.

Morfologia

Aqui você vai aprender a estrutura, a formação e a classificação das palavras. Uma boa ideia é estudar essas palavras olhando cada uma isoladamente,

A morfologia é dividida em 10 classes gramaticais, são elas: adjetivo, artigo, advérbio, substantivo, conjunção, preposição, pronome, verbo, numeral e interjeição.

Sintaxe

Na sintaxe, você verá os termos da oração, a pontuação, a regência, a concordância, a crase, entre outros tópicos. Ou seja, a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e de frases nos discursos, bem como a relação lógica entre todos os elementos. A sintaxe é fundamental para manusear de maneira satisfatória as diversas probabilidades existentes para combinar orações e palavras.

Entre os elementos da sintaxe estão: análise sintática, termos essenciais da oração, termos integrantes, termos acessórios, coordenação, subordinação, período composto, orações reduzidas, sintaxe de concordância, sintaxe de regência, estudo complementar do período composto, sintaxe de colocação, emprego da crase.

Semântica

Aqui você vai estudar a polissemia, denotação e conotação. Na linguística, a semântica estuda e interpreta o significado de uma palavra, frases ou de uma expressão em um certo contexto.

Nesse estudo, também será analisado as mudanças de sentido ocorridas nas formas linguísticas devido a alguns motivos, como o tempo e espaço geográfico.

São elementos da semântica: linguagem, polissemia, antônimo e sinônimo.

Estilística

A estilística trata os processos de utilização da linguagem, possibilitando a quem escreve ou fala propor conteúdos intuitivos e emotivos por meio das palavras.

Além disso, define princípios que podem elucidar as escolhas particulares realizadas por pessoas e grupos da sociedade no que se refere ao uso da língua.

Elementos da estilística: figura de linguagem; funções de linguagem e vícios de linguagem.

Esta é nossa dica para que você possa estudar português de forma mais efetiva. Mas, o mais importante aqui é realizar um estudo adaptado com as suas necessidades.

Descubra como escolher um bom material para estudar

O material escolhido para estudar fará toda a diferença no sucesso da sua prova. Para estudar Língua Portuguesa, você pode utilizar:

  • algumas obras gramaticais atualizadas, de preferência escritas por autores consagrados no mercado, principalmente, no mundo dos concursos públicos;
  • livros comentados sobre questões de interpretação de textos e gramática, com questões explicadas e aplicadas em concursos públicos;
  • Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), para conferência ortográfica, especialmente nos casos de produção textual;
  • provas anteriores;
  • bibliografia indicada no edital do concurso escolhido;
  • um curso de português para concursos — porém, caso seja escolhida a modalidade online, tente não estudar somente por ela, pois o aprimoramento da escrita depende muito da sua prática e do auxílio de um professor qualificado.

Lembre-se sempre de esclarecer todas as dúvidas que existirem durante seu processo de aprendizagem. Uma boa alternativa é fazer uma planilha de estudos. Além disso, tenha muita atenção no momento de fazer a correção de suas produções textuais.

Veja como fazer uma boa interpretação de texto

A interpretação de texto é grande responsável pelo índice de notas baixas nos concursos públicos. Estudar essa matéria não é fácil, entretanto, existem algumas dicas de estudo que podem auxiliar bastante. A seguir conheça as mais importantes para que você tire de letra as questões de interpretação de texto nas suas provas!

Faça a leitura das questões antes de ler o texto

Essa é uma dica importante para que você ganhe tempo no seu exame de interpretação de texto. Em muitos casos você lerá o texto inteiro e, quando for a hora de resolver as questões, verá que somente era preciso ler alguns parágrafos.

Busque entrar no contexto

Uma técnica que pode ajudar você a acertas as questões de interpretação é entrar no cenário do texto. Deixe seu pensamento fluir no momento de fazer a leitura da obra. Imagine cada detalhe do que o texto está contando. Dessa forma, será muito mais simples compreender a história em geral.

Entenda o ponto central do texto

Muitas perguntas você conseguirá responder por meio da identificação central do texto. Grande parte das perguntas solicita isso. Então, sua meta principal, ao fazer a leitura de um texto, será entender qual a mensagem que ele quer repassar, o objetivo do autor, quais são os personagens principais da obra, entre outras questões.

Faça a leitura com muita atenção

A desatenção poderá fazer com que você deixe de ganhar pontos valiosos. Leia cada opção com bastante atenção, pois compreender o que está sendo pedido é o passo inicial para você saber onde deve buscar a resposta no meio do conteúdo.

Marque as frases principais

Algumas respostas de questão estão contidas em apenas certas frases do texto. Por isso, sublinhe as principais frases, onde constam várias respostas, como: época em que o fato ocorre, opinião do autor, situações que acontecem na história, causas do problema que são indicadas no texto etc.

Essas são apenas algumas dicas para que você tenha êxito na interpretação de texto. Em um exame, os pontos distribuídos por essa disciplina são extremamente valiosos. Então treine bastante essas dicas e não se esqueça de colocá-las em prática no momento oportuno.

Além disso, é necessário saber qual é o pensamento da banca, pois o que ela pensa é o ponto mais importante. Você só conseguirá ter essa compreensão quando fizer diversos exercícios sobre o concurso.

Observe os erros mais comuns nas provas de concursos

Existem alguns problemas que são os campeões entre os candidatos em provas de português e que podem comprometer o sucesso de vez. Veja a seguir os principais problemas!

Interpretação de enunciados e textos

Muitos concurseiros têm a péssima mania de não ler o texto. Além disso, muitas pessoas não têm a paciência para absorver a ideia central das obras e ficam tão preocupadas com o tempo que acabam perdendo a concentração na leitura.

Para evitar que isso ocorra, marque os verbos de comando, como: comente, justifique, indique. Você também pode reler com calma o que está sendo pedido para assegurar que entendeu corretamente. O mesmo vale para os textos que você deverá analisar.

Uso da crase

Este é um assunto que gera confusão a diversas pessoas. Para ter segurança sobre a utilização da crase, é fundamental realizar uma revisão sobre o tema, principalmente nos casos opcionais, ou seja, aqueles em que a crase pode ou não ser usada.

Ortografia

Dependendo da banca, equívocos de ortografia podem eliminar você e terminar com suas chances de vez. Esse é um erro clássico, que demonstra que o candidato não lê atentamente ou não se preocupou com o que leu.

Para ficar longe desse tipo de problema, cultive a prática de ler revistas, jornais, livros e sites. Isso vale muito também para aumentar a qualidade da sua redação.

Emprego de pronomes

Tema muito cobrado em provas, questões sobre pronomes aparecem com muita frequência como “pegadinhas”. O candidato precisa ter muita cautela para não confundir as regras sobre colocação de pronomes oblíquos em átonos, como: te, me, lhe, se, a e o.

Na língua falada, é muito comum ouvirmos e falarmos frases como “Me entregaram uma mercadoria”, que é incorreta segundo a norma culta. Para não fazer alguma confusão no momento de escrever, é bom voltar aos livros e estudar com atenção as diferenças na utilização de cada um desses pronomes.

Onde/aonde

Esse é outro caso em que a influência do português falado pode atrapalhar muito o concurseiro. Apesar de muita gente empregar “onde” e “aonde” erroneamente na língua oral, o mesmo não vale para a escrita, que ocasiona vários erros em provas de concursos.

Conheça algumas dicas para estudar português com qualidade

Algumas dicas de estudos podem auxiliar para que você fixe a matéria de forma mais eficaz. Veja as que separamos para você!

Tenha atenção

Aos estudar a matéria, elimine qualquer fator que possa tirar sua concentração nesse momento. Além disso, atente para as questões mais susceptíveis de erros e que já foram mostradas nesse conteúdo.

Alie os estudos

É possível alinhar os estudos de português com as outras matérias exigidas nos concursos públicos, principalmente a parte de produção de texto. Todo o candidato deve ler e escrever diariamente, com o apoio de obras próprias e de qualidade.

Tenha uma leitura rápida e eficiente

A leitura só será aprimorada com a prática do dia a dia. A grande questão não é ler somente com agilidade, mas com o foco de compreender a mensagem que o texto quer passar. Quanto mais você lê e escreve, mais resultado você verá com o tempo.

Faça da leitura e escrita um hábito

O concursando que realmente quer passar estuda diariamente, participa de aulas e divide sempre o seu conhecimento. Ele nunca pensa em parar de estudar.

Essa prática permite que o candidato esteja à vontade, mesmo nos casos em que os textos ou enunciados são longos e prolixos, além de facilitar o correto entendimento dos comandos das questões e dos textos apresentados.

Ler com frequência também aumenta o vocabulário e isso pode ser um fator decisivo na compreensão de uma questão de prova. A leitura e escrita devem ser um hábito, como algo necessário na sua rotina.

Conheça dicas para o momento de fazer a prova de português

Adotar medidas estratégicas é essencial para que você faça uma prova tranquila. A sua forma de realizá-la e seu estado mental é decisivo nessa hora. Pensando nisso, vamos mostrar algumas dicas que vão contribuir para que você possa fazer uma boa prova. Confira a seguir!

Evite deixar essa matéria por último

As provas de português costumam ser muito cansativas e isso se deve ao fato de comumente os textos ou enunciados serem longos. Além disso, as questões muitas vezes são compostas de sutilezas que exigem uma mente descansada para serem identificadas.

Faça uma leitura técnica

Nas questões de gramática, faça a leitura das alternativas e sublinhe os pontos mais importantes que podem ser passíveis de erros ou acertos.

Nas questões de interpretação de texto, como o texto é seguido de perguntas sobre ele, pode ser mais produtivo ler primeiramente as questões, para ter uma ideia do que será pedido e já fazer a leitura focado no que será necessário responder.

Dessa forma, é primordial que você volte ao enunciado e examine com atenção as opções de resposta e a alternativa marcada.

Não responda com base na sua opinião

Muito cuidado para não responder às questões fundamentado em sua opinião. Se limite a dizer somente aquilo que for solicitado pela banca. No momento da prova, a sua opinião não será levada em consideração.

Tenha muita paciência

Não é raro a gente ler uma questão e depois ficar em dúvida quanto ao que está sendo perguntado e qual a opção correta. Nesse caso, é preciso voltar e reler quantas vezes forem necessárias para que você tenha certeza.

A prova de português muitas vezes vai depender disso, aliado ao conhecimento das regras de gramática. Vale salientar que esse tempo deve ser gasto somente depois de ter respondido às questões relativas às outras disciplinas da prova.

Com certeza essas dicas vão servir como atalho quando você estiver começando a estudar essa matéria tão importante e difícil para quem deseja uma aprovação em concurso público.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre gramática para concursos? Esperamos que este texto possa ter lhe ajudado a estudar melhor e com qualidade. Além disso, não se esqueça da importância do material escolhido, assim como a existência de cursos de português específicos para concursos e técnicas utilizadas para manter o aprendizado em sua mente. Dessa forma, o seu sucesso é certo!

Quer aprimorar seu português e garantir boas notas nas suas provas? Então, conheça agora mesmo o livro “Português Descomplicado”. Ele se trata de uma obra de leitura simples e que contém os principais conteúdos exigidos em concursos públicos. Não deixe de conferir!