Dia do amigo: 5 dicas para o seu estudo em grupo ser produtivo!

Estudar em grupo pode ser muito produtivo, mas é preciso ter foco e concentração. Você já tentou? Tem algum amigo que está estudando para o mesmo concurso que você? Que tal reunir as pessoas para trocarem conhecimento? Isso pode ajudar a entender melhor o conteúdo, retirar dúvidas ou fixar prazos, por exemplo. Confira 5 motivos para estudar em grupo e arrasar na prova!

Foco: fundamental

Você está estudando para o TRT? Então, permaneça em grupos que tenham o mesmo objetivo. Por exemplo, não adianta estudar ao lado de pessoas que estão focada em Receita Federal. São dois universos de disciplinas distintas. Por isso, tente montar um grupo de estudo em que as pessoas vão tentar o mesmo concurso.

É fundamental que o grupo estabeleça uma meta para todos os integrantes. Por exemplo, no sábado vocês podem se encontrar para resolver questões específicas de um conteúdo. Desta forma, o objetivo vai ajudar e estimular os estudos individuais durante a semana.

Valorizem os esforços e as conquistas!

Vocês conseguiram estudar todo o conteúdo que foi proposto? Parabéns! Então, aproveitem para comemorar: uma saída, um passeio ou um filme. Usem a criatividade para se divertir e descansar um pouco. Vocês merecem! Valorizar as conquistas é fundamental para manter o ritmo nos estudos, a produtividade e a certeza do que realmente querem: a vaga!

Conhecimento: um aliado!

Cada estudante tem afinidade para uma disciplina, e o estudo em grupo permite compartilhar o conhecimento. Por exemplo, você pode ter dificuldade em português, mas o seu amigo pode te ajudar a entender a matéria. Desta forma, o estudo em grupo proporciona a troca de conhecimento e ser um aliado para ajudar na aprovação de vocês. Além disso, cada integrante pode motivar o outro, dar conselhos, sugerir estratégias de estudo e se aperfeiçoarem para sanar as dificuldades que existem na vida do concurseiro.

O fortalecimento da amizade

Com a rotina de estudo e a intimidade criada dentro do grupo, estabelecer laço de amizade é inevitável. Já imaginou se o seu amigo passa no mesmo concurso que você? Como seria? A convivência pode trazer muitos benefícios. Além disso, os seus amigos poderão te falar em que você precisa melhorar, como está o seu ritmo de estudo, ou seja, te ajudar a encarar o desafio para chegar aonde deseja.

Memorizar as disciplinas!

Todo conteúdo tem um ponto-chave que precisa ser memorizado. Você pode esquecer um detalhe, mas um integrante do grupo pode lembrar. Ao estudar em grupo, além de rever o conteúdo, você relembra detalhes que podem ter passado despercebido durante o seu estudo e, como consequência, você mantém os conhecimentos na sua memória de curto e longo prazo.

Você prefere estudar em grupo ou individualmente? Conte para a gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.