Cursos online: quais as vantagens de fazer no período de férias?

O período de férias costuma ser aquela época destinada para relaxar, reabastecer as energias e procurar não pensar em situações que tornam o cotidiano das pessoas mais estressante, não é verdade?

No entanto, pode ser um ótimo momento de realizar tarefas para as quais você não pode se dedicar nos outros meses, como realizar algum hobby, colocar as séries em dia ou até mesmo fazer cursos online.

Sim, isso mesmo, muitos estudantes, principalmente aqueles que desejam ser aprovados em vestibulares e concursos muito concorridos optam por estudar nas férias por diversos motivos.

Sendo assim, neste post, você conhecerá quais são as principais vantagens de focar nos estudos durante esse período. Acompanhe!

Incrementar o currículo

Muitos recrutadores observam bem as certificações presentes nos currículos dos candidatos, principalmente se correspondem às competências que são exigidas para uma determinada vaga de emprego.

Nas férias você terá o tempo necessário para se dedicar a esse tipo de atividade, algo importante nesse momento em que há 13 milhões de desempregados no Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sendo assim, é sempre interessante visualizar as descrições de vagas que são informadas nos sites especializados na área de recrutação.

Economizar com a realização de cursos online

Caso você esteja sem muitos recursos financeiros para investir em cursos presenciais que costumam ter valores altos, nas férias surgem as oportunidades de gastar pouco com cursos de qualidade, mas que possuem formas de pagamento facilitadas.

Por habitualmente serem de menor duração, os cursos online nesse período do ano tendem a ser mais baratos e, em muitos casos, algumas instituições de ensino disponibilizam modalidades gratuitas, algo favorável para muitos estudantes.

Só o fato de não precisar tirar valores do bolso para pagar transporte, comida e demais despesas, que geralmente são necessárias quando se faz um curso presencial, já significa uma enorme economia.

Ter a flexibilidade de horários

Com o cotidiano agitado por diversos afazeres, às vezes, fica complicado se dedicar a algum curso presencial, pois este exige um comprometimento de ir até o local e conciliar um espaço na agenda para que isso seja possível.

Todavia, pegando o período de férias para fazer um curso online, você possuirá flexibilidade para decidir em qual momento deseja estudar, pois pelo fato de as aulas serem disponibilizadas via internet, podem ser pausadas e assistidas nos horários que forem mais convenientes.

Alguns cursos são disponibilizados de forma integral em suas plataformas e os sites tendem a ser responsivos, ou seja, podem ser visualizados por meio de celulares e tablets com facilidade.

Facilitar o aprendizado

Para um estudante, ter a praticidade de poder acessar um conteúdo importante pela internet torna-o mais eficiente na hora de estudar, pois é possível parar os vídeos, fazer anotações, retomar do ponto em que parou e criar uma ficha de estudo.

Caso o conteúdo esteja disponível somente em slides e não haja nenhum outro material de leitura para acompanhar os assuntos ensinados, será interessante imprimir esses arquivos, até mesmo para ter uma espécie de apostila na qual poderá marcar os pontos que teve dúvida para revisar.

Muitos desses cursos garantem uma vasta interatividade, até com professores à disposição para sanar seus questionamentos acerca do que foi passado, além de contar com recursos como infográficos, podcasts, testes e demais ferramentas relevantes.

Estudar em instituições de boa qualidade

Motivadas pelo crescente índice apresentado pela modalidade de Ensino a Distância (EaD) no Brasil de uns tempos para cá, as instituições de ensino e escolas de capacitação profissional estão disponibilizando o que possuem de melhor para que milhares de alunos possam optar por seus cursos.

Com o tempo, você notará que o corpo docente selecionado para ministrar as aulas costuma ter um currículo tão ou mais invejável que aqueles professores que dão aula presencial, reflexo da importância do EaD.

Por isso muitos desses cursos possuem elevado reconhecimento no mercado de trabalho, pois tendo profissionais gabaritados por trás dessas qualificações, as instituições ganham credibilidade e se tornam referências em termos de ensino.

Explorar a oportunidade de desenvolver novas aptidões

Hoje em dia, para ser considerado um profissional qualificado para o mercado de trabalho é preciso fazer algo além do trivial ou, como muitos publicitários dizem, “pensar fora da caixa”.

O que as pessoas devem ter em mente é que aumentar o conhecimento sobre um assunto ou área confere o know-how para desempenhar um papel importante nas organizações e até mesmo alcançar promoções, caso os planos de carreira sejam bem claros.

Mesmo que você já tenha uma graduação, é sempre importante buscar especializações e cursos que tragam maior autoridade para falar sobre determinado conteúdo, sem contar que isso pode diferenciar o seu perfil perante a concorrência de outros profissionais.

Ter a chance de criar um espírito empreendedor

Com o desemprego em alta, os brasileiros consequentemente tomam o rumo do mercado informal na busca por uma renda aceitável para pagar as despesas do lar e por momentos dedicados a si próprios.

Todavia, esse período de fim de ano é a oportunidade de se inscrever em cursos que auxiliem você a pensar em como estruturar um novo negócio e saber se portar em situações corriqueiras da vida empresarial. Isso servirá de imensa experiência para a sua caminhada.

Segundo relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as pessoas que trabalham por conta própria correspondem a 21% da população, isso mostra o quanto a nossa sociedade tem mudado nos últimos anos.

Existem várias outras vantagens de se estudar em cursos online durante as férias. Por exemplo, você pode aprender a mexer em softwares, desenvolver noções de outros idiomas, treinar habilidades artísticas, etc.

Além disso, é fundamental lembrar que para escolher um bom curso é necessário considerar a sua duração, as necessidades em longo prazo, se a organização que está fornecendo as aulas é conhecida e se emite algum certificado.

O que achou dessas informações que foram passadas? Foram úteis para tirar suas dúvidas? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter, pois assim você receberá nossas principais atualizações de conteúdo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.