Curso online para concurso: 5 dicas para escolher o seu!

Optar por um curso online para concurso pode ser uma boa opção para quem busca manter uma rotina de estudos produtiva, eficaz e que traga resultados. Esses cursos costumam ser mais baratos, personalizados e democráticos — atendendo a diversos públicos.

Sempre que surgir alguma dúvida, é possível voltar e assistir às videoaulas novamente. As disciplinas podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada aluno, possibilitando um estudo mais específico, objetivo e completo.

Além disso, os cursos online possibilitam estudar em qualquer lugar e com horários flexíveis, de acordo com a sua disponibilidade e necessitando apenas de um computador com acesso à internet. Dessa forma, não há risco de perder as aulas caso tenha algum compromisso no dia.

Visto as inúmeras vantagens desse tipo de curso, preparamos 5 dicas para escolher o melhor. Boa leitura!

1. Analise a reputação da instituição de ensino

O primeiro passo é conhecer a instituição de ensino que oferta os cursos à distância. Veja há quanto tempo ela está no mercado e se oferece opções de cursos presenciais. Confira se o CNPJ está ativo e se a empresa possui um endereço fixo. Pesquise todos os dados na internet.

Blogs, fóruns e redes sociais também são uma boa fonte de pesquisa. Neles, é possível perguntar diretamente para os ex-alunos, quais foram as suas experiências com o curso, com o material didático e com os professores.

Procure saber o motivo das críticas e dos elogios. Peça para as pessoas explicarem as razões por não gostarem do curso ou especificarem os pontos positivos que fazem a aquisição do curso valer a pena.

Por fim, verifique se a empresa é foco de opiniões negativas em sites como o Reclame Aqui. Observe se as insatisfações foram resolvidas e como os usuários avaliam o curso. Desconfie de ofertas muito atraentes e promessas de aprovação que não condizem com a realidade.

Lembre-se de que os motivos para uma escola ser considerada boa ou ruim podem ser muito particulares. É importante entender quais são suas motivações e objetivos pessoais e alinhá-los às possibilidades do curso.

2. Conheça a didática do material e das aulas

A metodologia de ensino e a didática das aulas do curso preparatório merecem uma atenção especial. Algumas instituições preferem manter um ensino mais tradicional, enquanto outras buscam metodologias mais lúdicas e aulas mais dinâmicas para facilitar o aprendizado.

Nessa situação, não existe certo ou errado. Cabe ao estudante se conhecer e saber identificar com qual linha ele aprende mais e alcança os melhores resultados. Afinal, o mercado oferece diversas propostas e nem todas são compatíveis com a sua forma de absorver os conteúdos.

Os livros e apostilas usados como complemento as aulas também precisam ser analisados, pois um bom estudo está pautado nas explicações dos professores, na leitura do material de apoio e na realização das atividades e simulados.

Veja se esse material é atualizado, se contempla todo o conteúdo do edital e se possui exercícios para praticar a parte teórica. Cursos para concursos públicos na área jurídica precisam ser ainda mais atualizados, pois a cada dia surgem novas leis e alterações.

3. Confira a possibilidade de experimentar uma versão gratuita

Procure saber se o curso online para concurso que você pretende pagar, possui uma versão de avaliação gratuita — uma espécie de degustação. Em geral, são disponibilizados alguns materiais, como vídeos e e-books, para você consultar e conferir a qualidade da metodologia. Faça o download e a instalação, se necessário, leia e assista às videoaulas com atenção.

Geralmente, é necessário apenas informar seu e-mail pessoal para receber o acesso à versão de teste, sem a necessidade de informar dados pessoais — como CPF ou número do cartão de crédito. Esse estudo prévio do material poderá ajudá-lo a se adaptar com o método de ensino.

Muitas instituições de ensino online também realizam aulas gratuitas e ao vivo sobre assuntos diversos. Essas transmissões acontecem sempre pelo YouTube e Facebook. Essa é uma ótima oportunidade de conhecer a didática dos professores ou tirar suas dúvidas sobre os conteúdos.

4. Considere a qualificação profissional dos professores

É importante conhecer a qualificação profissional e a didática dos docentes que lecionarão as aulas. Assegure-se de que o grupo de educadores é realmente capacitado e possui a afinidade necessária com o conteúdo para ministrar boas aulas — com clareza e dinâmica.

Analise o currículo de cada professor, conhecendo sua formação, experiências e capacitação técnica. Em sites como o LinkedIn e pelo currículo Lattes é possível encontrar informações relevantes.

Entretanto, é necessário ter cuidado ao avaliar esses dados e não ser influenciado apenas por esse aspecto. Lembre-se de que existem excelentes professores em começo de carreira e que não possuem uma bagagem de experiência tão extensa. Por isso, o YouTube também pode ser uma boa ferramenta de pesquisa, pois muitos professores mostram seus trabalhos nessa plataforma.

5. Pesquise as funcionalidades da plataforma de ensino

É importante que o concurseiro tenha certeza de que a plataforma oferecida pelo curso online seja moderna, prática e funcional. Veja a qualidade de áudio e vídeo, a eficiência do sistema de atendimento ao cliente e se a plataforma é responsiva. Caso contrário, não será possível obter os resultados esperados, gerando insatisfação.

A interatividade também deve ser avaliada, para que seja possível sanar dúvidas com facilidade. Portanto, antes de fechar o contrato, questione o atendente sobre a possibilidade de conversar com os professores — seja por meio de um chat online ou por e-mail. Alguns sites, como o nosso, já disponibilizam a aba “suporte” para atender às solicitações dos alunos por ordem de prioridade.

Escolher um bom curso online para concurso é importante para conquistar uma vaga. A possibilidade de estudar em casa permite desenvolver estratégias para otimizar o tempo e maximizar os resultados. Ao avaliar todos os aspectos que citamos, é possível encontrar uma opção que supra todas as suas necessidades.

Se você está em busca de um curso referência no mercado, com professores especialistas, carga horária ampliada, aulas de qualidade, plataforma com design responsivo e facilidade de acesso por diferentes mídias, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.