Concursos públicos: o que você precisa saber sobre o assunto

Quem busca estabilidade financeira e valorização profissional vê nos concursos públicos uma ótima oportunidade de manter ou melhorar o padrão de vida. Por isso, é bom entender desse universo e estudar bastante para se preparar para as provas e conquistar sua vaga.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue acompanhando nosso artigo e boa leitura!

Como funciona o concurso público federal?

Ao ser aprovado em um concurso federal, você tem a facilidade de, caso queira, ser transferido para estados diferentes. Isso pode ser feito após cumprir todas as condições previstas em lei e só é possível por que diversos órgãos federais têm sede em diferentes cidades em todo o país.

Nos concursos federais, uma mesma banca examinadora prepara vários concursos, o que facilita a preparação para a prova. Dessa forma, é possível aproveitar o conteúdo já estudado em grande parte dos exames.

O salário nesses concursos varia e nem sempre é mais alto que os demais. Isso vai depender do cargo, do órgão e do tempo de serviço.

Alguns dos mais importantes concursos federais são:

  • Receita Federal;

  • Superior Tribunal de Justiça (STJ);

  • Supremo Tribunal Federal (STF);

  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Como funciona o concurso público estadual?

Em concursos de cargos estaduais, geralmente, não há muito controle sobre o local onde haverá vagas. É preciso atenção também aos decretos que, embora estejam sob leis federais, podem mudar em cada estado.

Existem vários cargos estaduais e para diversos níveis de escolaridade. Ao mesmo tempo, esse tipo de concurso é mais concorrido que os municipais, exigindo maior preparação.

Alguns dos mais importantes concursos estaduais são:

  • Polícia Civil;

  • Conselho Regional de Farmácia;

  • Tribunal de Justiça (TJ).

E o concurso público municipal?

Esse concurso é uma boa opção para quem quer saber onde assumirá o cargo que está disputando, pois o local de lotação é conhecido. Porém, não há a possibilidade de transferir o município.

Apesar de os municípios estarem sob a legislação estadual, existem leis específicas para os concursos em cada cidade. E essas leis determinam regulamentações para as instituições que promovem os concursos — como questões relativas ao aproveitamento de vagas.

Uma característica desses concursos é que, em geral, a prova tende a ser menos complexa em relação aos outros e, também, eles tendem a ter menor concorrência. Mas embora a concorrência seja mais baixa, existem funções municipais com altos salários e cargos muito desejados.

O que preciso saber sobre o edital?

O edital apresenta todas as informações relevantes para o concurso. Nele você encontra informes referentes ao conteúdo e data das provas, data das inscrições, locais de realização da prova, cargos disponíveis, avaliação de títulos e como será realizada a classificação dos candidatos aprovados. É muito importante ler todo o edital com calma e atenção!

Além de ficar a par das informações básicas sobre o concurso que pretende prestar, é necessário analisar os requisitos para a vaga — e averiguar se você se encaixa no cargo. Caso ainda não se encaixe, procure formas de desenvolver suas habilidades e aumentar o conhecimento.

Após ler o edital é interessante descobrir qual é a banca examinadora, pois cada uma possui um estilo de prova e forma de correção, além de critérios próprios para chute e possibilidade ou não de zerar alguma disciplina. Depois, é muito importante estudar o conteúdo programático com afinco. Dê atenção especial à bibliografia indicada (e estude por ela!), ao peso de cada matéria e aos critérios de desempate.

Verifique a possibilidade de obter isenção da taxa de inscrição e entenda como você deverá elaborar os recursos, caso seja necessário. Verifique também o local de lotação e se as vagas são para cadastro de reserva. 

Quais os principais concursos públicos de 2018?

Existe um cenário favorável para os concursos em 2018. Muitos concursos já estão com os editais publicados ou com previsão de edital para este ano. Confira alguns certames cujos editais já foram publicados:

Petrobras

O concurso para preencher as 666 vagas na Petrobras está entre os mais almejados do ano. São 111 vagas para contratação imediata e 555 para formar o cadastro de reserva. O edital já foi publicado e as oportunidades são para nível médio e superior.

Bombeiros – MG

As inscrições para o concurso dos bombeiros/MG vão até o dia 9 de maio. Estão disponíveis 30 vagas de oficial, sendo 27 para o sexo masculino e 3 para o feminino.

Copasa-MG

As inscrições iniciam no dia 2 de abril e vão até o dia 1º de maio. Serão oferecidas 83 vagas para os cargos de agente e analista de saneamento, com oportunidades para diferentes níveis de escolaridade. A FUMARC é a banca organizadora.

Polícia Civil – BA

As inscrições para o certame vão até o dia 02 de março e, de acordo com informações do edital, serão disponibilizadas 1.000 vagas para lotação imediata. Os candidatos terão que passar por um processo de seleção que ocorrerá em sete fases.

Como escolher o concurso ideal?

Primeiramente, você deve pensar o que gosta de fazer e em qual cargo deseja ingressar. É importante se identificar com a carreira para não ficar insatisfeito ou frustrado no futuro. Escolha, também, o local e a esfera que deseja atuar: se no estado, município ou união. Tudo depende da sua preferência e do seu perfil.

Depois, verifique o nível de escolaridade e a área de formação para saber em quais cargos você se enquadra. Se a seleção possuir provas de títulos, lembre-se de que pós-graduações, mestrado e doutorado contam pontos.

Por fim, você pode conversar com pessoas que já foram aprovadas em concursos públicos. Busque dicas de estudo e como funciona o dia a dia do cargo antes de tomar a decisão final.

Como se preparar para um concurso?

Estudar para concursos exige muita disciplina, responsabilidade e força de vontade. O ideal é transformar o estudo em um hábito e fazer um bom planejamento da rotina de estudos — além de ter muita paciência, pois o caminho para a aprovação pode ser longo.

Comece colocando em uma planilha as disciplinas que você precisa estudar em ordem de relevância e de dificuldade. Depois, defina os horários de estudo, de trabalho e de lazer.

Uma boa dica é resolver o maior número de provas anteriores que você puder. Assim você conhece o estilo da avaliação e pode testar seus conhecimentos.

Independente dos concursos públicos que você pretende fazer, não desanime e mantenha o foco. Ser aprovado em um concurso é apenas questão de tempo!

E não deixe de compartilhar suas experiências! Deixe seu comentário aqui no nosso post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.