Estudar para concurso público é uma decisão que exige coragem. No início, muitos vão apoiar, torcer, mas poucos permanecerão, de forma verdadeira, ao seu lado. A jornada, muitas vezes, pode ser solitária. Por isso, é imprescindível que você tenha consciência do que, realmente, quer, para saber lidar com as cobranças e as pressões que podem gerar muita ansiedade.
O início de tudo!
Ao começar a estudar, é comum ter muita dedicação, foco, disciplina e o apoio dos amigos e familiares. Mas, com o tempo e, sobretudo, as reprovações, começam as cobranças. Neste sentido, é essencial que você tenha força de vontade e, principalmente, saiba lidar com as pressões, que não são fáceis.
Sabe o almoço de família do domingo? Alguém pode perguntar a você: “ Está estudando até hoje”? “ Você ainda não passou”? “ Será que, realmente, você está estudando”? Durante a jornada as pessoas podem duvidar de você e do seu esforço, por isso, apenas responda que continua firme no seu objetivo, ou, simplesmente, não comente com ninguém sobre o seu sonho.
Eu não tenho o apoio da família!
A sua aprovação só depende de você. Não é fácil estudar em um ambiente que ninguém acredita no seu potencial, mas o principal é você acreditar em si. Desta forma, seja seletivo e apenas foque no seu objetivo.
Saia de casa e estude na biblioteca, tranque-se no seu quarto ou no seu local de estudo, mas não deixe que a opinião dos outros influencie na sua escolha. Lembre-se de que a vida é sua e o caminho escolhido, também. Supere o cansaço, o medo e foque no que quer. Com o tempo e muita dedicação, os resultados, simplesmente, vão aparecer, e, assim, você será exemplo.
A jornada pode ser solitária, mas você, também, pode ter amigos que estão estudando para concursos. Desta forma, é mais fácil desabafar, apoiar e ter ao seu lado pessoas que estão passando pela mesma situação, que você.
O que fazer em casa?
A sua família pode apoiar a sua decisão de estudar ou não. O ser humano é livre para ter a sua opinião e escolha, certo? Independente do apoio, peça para as pessoas respeitarem a sua decisão, converse com os seus familiares e lembre-se de que o diálogo é uma ferramenta poderosa.
Ao estudar, desligue-se dos problemas externos e aproveite o tempo para focar na realização do seu sonho. Saiba gerenciar os seus sentimentos, para não permitir que a opinião dos outros interfira no que você quer. Mantenha-se motivado e lembre-se de que para conquistar a classificação no cargo que almeja, só depende de uma pessoa: você.
As pessoas podem duvidar de você, inclusive as que você ama, mas nunca duvide da sua própria capacidade e acredite sempre no poder que tem, a fim de alcançar o seu sonho e passar no concurso público que tanto almeja. Não é fácil seguir o caminho que o seu coração pede, mas tenha coragem para assumir o seu sonho, estudar e depois comemorar.
Você tem o apoio da sua família e dos seus amigos para estudar? Conte para gente!