Concurso Público: descubra os 5 inimigos da sua aprovação!

Estudar para concurso público é como uma maratona: é preciso ter foco, concentração e superar obstáculos, a fim de alcançar a vitória. Não é à toa, que a maioria dos candidatos desistem durante a caminhada.

Na trajetória, existem vários fatores que podem influenciar – e muito- os seus estudos e atrapalhar você de conquistar o seu sonho. Que tal conhecer os 5 principais inimigos da reprovação, para eliminá-los e começar a estudar para concurso público com mais produtividade? Então, vem comigo!

1º inimigo: não ter um planejamento para estudar para concurso!

Estudar para qualquer concurso público requer um planejamento. Ele é o seu aliado nesta caminhada. Por meio dele, que você vai controlar os conteúdos que serão vistos no dia, os exercícios que vai resolver e vai conseguir identificar as disciplinas que precisa se dedicar mais.

Se você não sabe como montar um planejamento de estudo para concurso, descubra agora! Ele deve ficar em um local visível e não esquecido dentro da gaveta, ok?

2ª inimigo: não ter inteligência emocional

Estudar para concurso público, exige inteligência emocional, não apenas o conhecimento. Por exemplo: não adianta nada você dominar o conteúdo e acreditar que nunca vai passar. A consequência? Você, realmente, não vai passar e vai permanecer estudando por muito tempo.

Procure se conhecer e se sentir bem com o caminho que escolheu. Você precisa encarar o desafio com determinação e confiança. Lembre-se de que a escolha foi sua. Antes de estudar, conecte-se com o seu objetivo, saiba o porquê deseja tanto o cargo e foque na ação, não na preocupação, viu?

3º inimiga: ansiedade!

Você já errou uma questão que sabia na prova? Já teve o famoso “branco”? A ansiedade pode atrapalhar você a conquistar o seu objetivo. Muitos candidatos entram “em desespero”, começam a imaginar cenários que podem (ou não) acontecer e sofrem por antecedência. Estudar para concurso público é um projeto de longo prazo e você precisa ter consciência disso.

Para ajudar, acrescente no seu planejamento atividade física. Pode ser qualquer coisa: uma corrida, caminhada, natação, ou qualquer outra modalidade que goste. Outra dica, é investir em meditação!

4º inimigo: distrações!

Você já perdeu muito tempo com rede social? Separou 15 minutos para ficar por dentro das novidades, mas acabou ficando 45, por exemplo? Distrações podem fazer você perder tempo e a sua vaga!

Ao estudar para concurso, deixe o celular desligado ou desative as notificações. Não perca tempo com mídia social e concentre-se no seu objetivo. Segure a ansiedade e conecte-se como conteúdo que precisa ser visto. Assim, você vai conseguir deixar o seu estudo mais produtivo e eficaz.

5º inimigo: falta de foco!

Não adianta estudar para concurso público e atirar para todos os lados. É necessário ter foco para conquistar a aprovação. Resolveu que quer Tribunal? Foque e não perca tempo estudando para a área bancária, por exemplo.

Faça provas que tenham conteúdos parecidos, assim você vai construindo o conhecimento aos poucos e ficando craque nas disciplinas.

Agora, é só você colocar todas as dicas em prática. Vamos, lá? Qual a sua maior dificuldade para estudar para concurso? Compartilhe com a gente nos comentários!