Concurso público: 7 hábitos para garantir a sua aprovação!

Você sonha em ver o seu nome no Diário Oficial? Para conseguir a vitória, é fundamental desenvolver hábitos que vão ao encontro do seu objetivo e podem encurtar o caminho para o seu sucesso.

Motivação, disciplina e dedicação, por exemplo, são palavras-chaves, para que você possa conquistar a sua vaga. Então, que tal separar um bloco e anotar 7 hábitos que podem garantir o seu sucesso? Vamos lá?

O hábito de estudar!

Nem sempre é fácil estudar em um sábado à tarde, enquanto seus amigos estão se divertindo. Mas, estudar é dedicação e, por isso, você precisar aceitar a ideia. Além disso, também é fundamental saber estudar de forma estratégica, ou seja, com auxílio de técnicas que podem otimizar o seu tempo.

Como criar um hábito de estudo? Tenha um planejamento. Ele será o seu melhor amigo na jornada e o seu guia. O que você planejou, cumpra. O foco deve ser na ação. Lembre-se de que não vale apenas sonhar com cargo público, mas é necessário estudar para alcançá-lo.

Comece aos poucos, ou seja, uma hora por dia e depois aumente de forma progressiva. Lembre-se de que o seu planejamento deve ser aceitável e de acordo com a sua rotina.

O hábito da concentração

Tenha controle no seu ambiente de estudo: elimine todas as distrações possíveis. Não gaste tempo com celular, rede social, aplicativos ou outras coisas que possam atrapalhar seu foco. Converse com as pessoas ao seu redor e explique que está estudando. Lembre-se de que a sua vaga deve ser prioridade. Outra dica é não procrastinar: o foco deve ser o seu cronograma de estudo.

Você tem o hábito de estudar na cama? Que tal mudar isso? O seu inconsciente pode associar a cama com local de dormir e, assim, você acabará tendo sono. Procure estudar em um local tranquilo onde não será incomodado.

O hábito da produtividade!

Com o tempo você aumentará a sua produtividade nos estudos e sentirá orgulho disso. Procure dar uma pausa nos estudos, ou seja, aproveite para levantar, esticar o corpo e descansar. Assim você renova as energias. Tente descobrir o melhor horário para os seus estudos, pois assim terá um rendimento maior.

O hábito de estudar pelos materiais certos!

Invista em bons materiais de estudo e não se esqueça de fazer uma revisão a cada capítulo ou aula. Evite querer memorizar tudo de uma vez, ou seja, vá aos poucos.

Priorize sempre a qualidade. Lembre-se de que um estudo eficaz é resultado de um envolvimento real com o conteúdo associado ao uso de técnicas. Muito cuidado com apostilas para concurso desatualizadas.

O hábito da memorização!

O que você lê hoje pode ser esquecido amanhã. Por isso, manter o conteúdo na sua memória de longo/curto prazo é um dos principais segredos para a sua aprovação. Mas, como? Não é à toa que existem várias técnicas, como mapas mentais, fichas, resumos, entre outras. Que tal escolher a sua?

Lembre-se de que a memória é ativada pela repetição!

O hábito de visualizar o seu sucesso!

Como seria se você conseguisse alcançar o seu sucesso? Como a sua vida iria mudar? Para conquistar a aprovação, é fundamental ter uma atitude ativa diante da vida. Ou seja, deixe os pensamentos negativos de lado e supere os seus medos. Crie uma atitude mental positiva! Isso fará a diferença para o seu sucesso.

Como? Acabou de estudar? Visualize-se conquistando a aprovação e comemorando. Visualize o seu nome no Diário Oficial e celebre. No início pode ser um pouco complicado, mas com o tempo você vai conseguir. Que tal tentar?

O hábito de fazer a sua parte

Faça a sua parte e busque o seu melhor a cada dia. Muitas vezes, você não vai conseguir cumprir o cronograma e terá que fazer ajustes. Mas viva cada dia de uma vez e fazendo o seu melhor. Lembre-se de que a sua aprovação será consequência de um bom estudo.

Depois dessas dicas, que tal acrescentar ou mudar alguns hábitos para conquistar a sua aprovação? O que mais tem te atrapalhado para conquistar a sua vaga? Compartilhe com a gente!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.