Será que o edital do meu concurso vai sair? Será que começo a investir em um curso para concurso ou espero um pouco? Como será a concorrência? E o número de vagas? Já fez estes questionamentos? Já passou por isso?
São vários tipos de pensamentos que podem surgir durante os estudos, alguns bons e outros nem tanto, por isso você precisa ficar de olho. É fundamental ter cautela com o nível de influência dos seus sentimentos, porque um simples pensamento é capaz de te paralisar. Vamos dominar a ansiedade de uma vez?
Sintomas: preste atenção!
O que você sente quando estuda para concurso público? Sente-se bem e realizado? Tem certeza de que vai conseguir conquistar o seu objetivo? Ou você sente medo e fica perdido?
Geralmente, as pessoas que têm ansiedade sentem:
- Preocupação exagerada
- Medo extremo de algo (fora do normal)
- Falta de controle dos pensamentos
É essencial que você preste atenção no que sinta e escreva em um papel, para identificar. Depois, coloque como você poderia “vencer”. Por exemplo, você tem medo de não passar? Escreva que estudará o suficiente! Fique em silêncio e escreva sobre as coisas que te deixam ansioso durante o seu estudo para concurso público.
A vida não precisa ser “pesada”!
O seu estudo não deve ser encarado como um fardo. Agradeça a oportunidade de poder transformar a sua vida e da sua família. Não foque no negativo! Pense: como será se você conseguir a aprovação? Será que você tem medo do sucesso?
Para adquirir segurança, invista em um curso para concurso, tenha dedicação e pague o preço. Controlar a ansiedade não é fácil, mas é possível. Que tal tentar?
A sua rotina não precisa ser pesada e você pode se apaixonar por ela. Foi você quem escolheu o caminho, certo? Você é responsável pelas suas escolhas!
Atividade física: fundamental!
Nem pense em falar que você não tem tempo. É sério! Uma caminhada vai te ajudar a manter a produtividade nos estudos e a aumentar a sua memorização, além de ajudar a controlar a sua ansiedade.
Escolha algo que goste, como corrida, academia, dança ou natação. Comece e você sentirá os benefícios em poucas semanas. Isso vai melhorar as condições do seu cérebro e te ajudar a manter a estabilidade emocional.
Além disso, você pode investir em meditação, yoga, cultivar a sua espiritualidade, alimentação saudável e separar um tempo para cuidar de você. Que tal tentar?
Foque o presente!
Quando a sua mente está concentrada em apenas uma tarefa, há menos chance de surgir pensamento negativo, medo ou outro sentimento que possa afetar o seu equilíbrio. Por isso, antes de estudar você pode meditar por 2 a 5 minutos. Que tal?
Quando estiver estudando, esteja presente. Foque no que precisa fazer e não fique se desgastando ou perdendo energia. Concentre-se em aprender o conteúdo, para conquistar a sua aprovação.
Dê o primeiro passo!
O estudo para concurso público pode gerar angústia, tensão e muita ansiedade, mas querer mudar é o principal passo para você conseguir controlar a ansiedade. Ou seja, aproveite para colocar as dicas em prática. Separe no seu cronograma um tempo para fazer atividade física, relaxar e tente manter uma alimentação saudável. Aos poucos, você conseguirá melhorar a sua qualidade de vida e, principalmente, a sua produtividade nos estudos.
Vamos, lá?
Você é muito ansioso? Como lida com isso? Compartilhe com a gente nos comentários!