Concurso INSS: tudo que você precisa saber para passar

O Instituto Nacional do Seguro Social, sem dúvida, é uma das entidades governamentais mais visadas por aqueles que desejam ou buscam uma chance de estabilidade profissional na área pública. Um concurso do INSS chega a atrair centenas de milhares de candidatos todos os anos e costuma ser uma das provas mais disputadas em território.

Mas, afinal, existe algum segredo para garantir a vaga no INSS? Algumas dicas podem ajudar você a se orientar melhor nessa caminhada.

1. Não espere que o edital seja publicado para estudar

Saiba que, quanto mais tempo você tiver para estudar, melhor! A maior parte das disciplinas cobradas nos últimos concursos do INSS deverá se repetir no próximo edital. Sendo assim, o ponto de partida deve ser a análise do conteúdo programático do concurso anterior. Aproveite o tempo para estudar bem cada tópico exigido, resolva o maior número de questões que puder e faça revisões periódicas do conteúdo estudado. Mantenha um ritmo de estudos e procure manter-se motivado.

2. Saiba o que estudar

A disciplina de Direito Previdenciário deve ser priorizada, já que é a mais cobrada na prova.  Atente-se para esta matéria e estude bastante a letra da lei. Dê uma atenção especial também à disciplina de Língua Portuguesa. Intercale o estudo destas matérias com as demais disciplinas: Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Regime Jurídico Único.

3. Calcule o número de acertos

Se forem mantidas as regras do último edital, para ser considerado aprovado, o candidato deverá acertar no mínimo 30% das questões referentes aos conhecimentos gerais (de um total de 20 questões), 30% dos conhecimentos específicos (de um total de 40 questões) e 40% do total de ambas. No entanto, ser aprovado não basta para garantir a nomeação. Para que isto ocorra, o ideal é se preparar para estar entre os primeiros colocados na localidade a qual você irá concorrer.

4. Com o edital publicado, mantenha o ritmo

Entre a publicação do edital até o dia da prova o intervalo será de aproximadamente 60 dias. Se até lá você conseguir dominar todo o conteúdo, ótimo. Bastará estudar os tópicos novos que porventura venham a ser cobrados, tirar todas as dúvidas e revisar os pontos mais importantes. Nesta hora, contar com o direcionamento de professores experientes será um importante diferencial para você não perder tempo estudando algo desnecessário ou menos importante para a prova.

5. Previsão

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a realização de concurso do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)  para abertura de 950 vagas de nível médio e superior nos cargos de técnico e analista. A remuneração dos cargos vai de R$ 4.886,87 a R$ 7.496,09. Novidades são esperadas para o ano de 2017.

Saber como proceder diante de um cenário no qual a disputa por uma vaga é bastante acirrada se torna fundamental. Cada dica se torna um verdadeiro tesouro que pode influenciar no resultado final do concurso escolhido.

Se você deseja concorrer a uma vaga do concurso do INSS, considere que outras orientações sempre são bem-vindas para a preparação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.