Como superar o medo da prova?

Você começa a estudar, e as preocupações aparecem? Na semana da prova, o seu nervosismo te atrapalha a manter o foco e a concentração? No grande dia, você sente medo, insegurança, ansiedade e tem a sensação de que não estudou nada? Já passou, por isso? Dominar o medo é essencial para alcançar o seu sucesso na prova. Vamos, lá?

A origem do medo!

Você já procurou saber a origem do seu medo? Este sentimento pode estar associado a alguma reprovação no passado, à cobrança excessiva da família, o perfeccionismo exagerado nos estudos, o medo de falhar, culpa, entre muitos outros. Que tal pensar um pouco sobre o que pode estar te provocando tanto medo?

Escreva tudo em um papel. Por exemplo, você já foi reprovado? Então, vivencie, novamente, a situação e fique atento aos sentimentos que surgem dentro de você, e coloque-os no papel. Depois, ao lado de cada um, procure escrever uma solução. Se escreveu culpa, pode colocar ao lado paciência. Este exercício deve ser feito com muita tranquilidade.

Lembre-se de que é necessário encarar o medo, e não jogá-lo para debaixo do tapete. Portanto, não tenha medo, pois isso vai te ajudar a caminhar para frente e te ajudar a ter sucesso na prova.

Respiração: a sua aliada!

A prova nem começou, e você já quer entregá-la por medo? Neste momento, sentimentos como nervosismo, ansiedade e estresse são comuns e podem provocar o famoso “ branco” nas provas. Então, mantenha a calma e, simplesmente, respire. Feche os olhos e tente controlar a sua respiração e tente mantê-la devagar, mas intensa. Ou seja, inspire pelo nariz e expire pela boca. Desta forma, você poderá alinhar a sua respiração com os seus pensamentos, uma vez que a sua mente poderá estar a mil por hora devido à prova.

Logo, se pensamentos negativos surgir, ansiedade aparecer ou você começar a ficar muito nervoso: pare e concentre na sua respiração. Em menos, de cinco minutos você se sentira muito melhor, para fazer a prova.

Curta o momento!

A prova será o feedback do seu estudo, ou seja, você poderá avaliar como está o seu desempenho nas disciplinas. Por isso, aproveite a oportunidade para responder às questões com muita cautela e, principalmente, atenção. Lembre-se de que estudou, fez por merecer a vaga e fez a sua parte da melhor maneira. Foque na prova e tente se desligar do mundo exterior, mesmo que não seja fácil.

Uma boa dica é começar a fazer pelas matérias que têm mais afinidade, a fim de adquirir autoconfiança. Você é craque em constitucional? Comece pela disciplina. Assim, você vai ganhando segurança e se livrando do medo. Curta o momento da prova e você poderá aprender muito com ele!

Como superar a reprovação?

Você estudou e não conseguiu? Faz parte! Pode acreditar. Por isso, o segredo para o sucesso é a persistência e a forma como você encara os desafios que fazem parte do seu caminho. Refaça a prova, as questões que errou e lembre-se de que você poderá aproveitar todo o conhecimento adquirido para o próximo concurso. Siga em frente, na direção da sua vaga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.