Como montar um planejamento de estudo?

Organização é essencial para você conquistar a sua classificação, por isso, elaborar um bom planejamento faz a diferença na sua rotina. O plano de estudo auxilia a organizar o seu dia a dia, a identificar os pontos que devem ser focados no edital, a quantidade de matéria que falta, além de aliviar nervosismo, ansiedade e estimular a sua disciplina. Vamos aprender a montar um planejamento? 

Organize a sua vida!

O primeiro passo é organizar o seu dia a dia em função do estudo. Lembre-se de que a prioridade da sua vida é conquistar a sua classificação, por isso, aproveite todo o tempo disponível que você tem. Todavia, o que importa é QUALIDADE, não quantidade. Em uma folha A4 ou pelo computador faça uma tabela com os horários e os respectivos dia da semana. 

Depois, escreva os seus compromissos "obrigatórios" como trabalho, faculdade, entre outros. Agora, é só definir os horários do seu estudo!

Quanto tempo devo estudar por dia? 

A prioridade não é a carga horária, mas o seu rendimento. Por isso, é melhor estudar uma hora com muita concetração do que quatro com pouca produtividade. Desta forma, ao estudar não perca tempo se comparando com outras pessoas e foque no seu melhor, a fim de obter um alto desempenho durante a sua preparação. Durante o estudo, deixe o celular desligado ou no modo avião, não perca tempo em redes sociais e foque na sua preparação.

Intervalos

Acabou de fazer uma bateria de exercício? Tome um café!  Procure dar intervalos, para descansar a mente. Isso aumenta a sua produtividade, sabia? A sua mente também precisa de descanso. Se o cansaço for maior, descanse e deixe para retornar a rotina no outro dia com pique total.

Atividade física

É imprescindível não só para a sua saúde, mas, também, para ajudar no seu bem estar e no rendimento dos estudos. Existem vários estudos que comprovam a eficácia dos exercícios. Desta forma, aproveite para fazer caminhada, correr ou qualquer outra modalidade que goste. 

Coloque o seu planejamento em um lugar visível e lembre-se de que ele o guiará para a concretização do seu sonho. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.