Como manter o conteúdo na memória?

 conteudo                                                    

Você já leu um texto, mas teve que voltar ao início, para entendê-lo? Já ficou horas estudando e sentiu que perdeu tempo, por falta de produtividade? Tem dificuldade de entender a matéria ou o conteúdo? Passar horas estudando e não entender o que está lendo, é uma das maiores dificuldades, para quem estuda para concurso público. Mas, como manter o conteúdo na memória?

Concentração

Você sabia que é melhor estudar de forma eficiente uma hora por dia, do que quatro “enrolando”? Portanto, saiba valorizar o seu tempo de estudo. A sua aprendizagem é diretamente proporcional a sua concentração.

Desta forma, não adianta ler com celular conectado às redes sociais, por exemplo. Tenha curiosidade, ou seja, não estude apenas por estudar. Entenda a matéria e queira aprender, a fim de formar a base necessária no conteúdo e construir o conhecimento.

A importância do ambiente

O local de estudo influencia na sua aprendizagem. Portanto, certifique-se de estudar em um ambiente com iluminação adequada, limpo e deixe perto de você os materiais necessários. Assim, você não perde tempo procurando os itens depois. Além disso, cuidado com ruídos e barulhos em excesso. Uma boa dica é usar abafador de ouvido, por exemplo.

Prepare o seu corpo e a sua mente!

O seu corpo pode cansar de estudar, assim como, a sua mente. Portanto, equilibre a sua rotina de estudo com lazer e exercício físico, que auxilia na memorização e concentração. Separe tempo para ficar com a família, os amigos e as pessoas que ama. A vida passa muito rápido e são as pessoas que fazem a diferença. Lembre-se de que é com eles, que comemorará a sua nomeação.

Portanto, terá um almoço de família no domingo? Acorde mais cedo e estude. Quer encontrar o seu melhor amigo (a) sábado à noite? Estude durante o dia. Assim, separe tempo para o lazer.

Técnicas de estudo

Como sintetizar todo o conteúdo? Como lembrar de todos os detalhes? Existem técnicas de estudo que são eficientes e boas aliadas na vida de todo o concurseiro.

Resumo

Você terminou de ler a matéria? Faça uma segunda leitura grifando as partes mais importantes. Depois, você pode fazer um resumo com os itens marcados. Porém, seja organizado, para não perder nenhum conteúdo depois.

Lembre-se de que você deve fazer um RESUMO da matéria, ou seja, não adianta transcrever um texto inteiro. A vantagem deste método é que você compreende a matéria como um todo, para depois simplificá-la.

Fichas Pautadas

Que tal escrever os principais detalhes em fichas pautadas? Escreva, por exemplo, as regras de acentuação, crase, regência verbal, entre outros. A principal vantagem é que você pode estudar pelas fichas em qualquer lugar.

Você está na fila do supermercado ou ônibus? É só tirar as fichas da mochila! Esta é uma das técnicas mais práticas e eficientes, para manter os detalhes na memória de curto prazo.

Exercícios/simulados

Treinar por meio de questão é ideal, não só para fixar o conteúdo, mas, principalmente, para conhecer a banca, a estratégia e os tipos de questões mais recorrentes. Portanto, no seu planejamento inclua resolução de questão, sobretudo da banca organizadora do seu concurso.

Além disso, tenha o hábito de fazer simulado para conhecer, de forma real, o seu percentual ( %) de acerto nas questões. Assim, você identifica os seus pontos fortes e fracos, para saná-los.

Qual a sua estratégia de estudo? Que tal compartilhar com a gente nos comentários?

Bons estudos

Babi – Equipe Flávia Rita 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.