Como estudar raciocínio lógico? Confira as dicas!

Aprenda matemáticaRaciocínio lógico é uma disciplina decisiva na prova, mas muitos alunos têm dificuldades. Para encarar o desafio, treinar por meio exercício é fundamental, para consolidar a base teórica. Você sabe estudar o conteúdo da maneira correta? Que tal ficar por dentro de dicas e técnicas de estudos, com a professora Cássia Coutinho?

Graduada em matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais ( UEMG) e pós  graduada em Gestão de Pessoas pela Anhaguera, a professora Cássia Coutinho tem vasta experiência na área de concurso público há mais de 10 anos. Já lecionou em diversos preparatórios e, atualmente, ministra aulas de matemática e raciocínio lógico no Centro Educacional Flávia Rita, em que, também, trabalha como gestora acadêmica.

Qual a importância da disciplina nas provas, na sua opinião?

A disciplina de RLM, devido ser uma das matérias de maior dificuldade dos alunos, torna-se extremamente celetista e decisiva e nos concursos. 

Muitos candidatos perdem tempo resolvendo as questões da prova. Como evitar isso?

A única forma de evitar a perda de tempo, é treinando bastante as questões! Quantidade com qualidade, é a fórmula do sucesso nessa disciplina.

Como interpretar a questão de forma correta? Você acha que o português esta associado a disciplina?

Com certeza o Português está associado com RLM. Normalmente os alunos possuem muita dificuldade em interpretar as questões. As “boas” questões da disciplina incluem três etapas principais – interpretação do enunciado, codificação (transcrição para a linguagem matemática) e realização dos cálculos.

Como deve ser o preparo do estudante, para fazer uma prova eficiente?

O aluno deve começar pelas questões no qual consegue visualizar a resolução de forma imediata, as que ele consegue identificar o conteúdo abordado rapidamente. Em seguida, dedicar às questões de nível médio, que ele teve uma noção da resolução e do conteúdo, mas que exigem mais concentração da parte do candidato. As questões complexas devem ser deixadas por último. Vale a pena deixa-las para o final da prova. O que acontece é que os alunos “empolgam” nas questões principalmente de Matemática e não percebem o tempo passar! Devem sempre ficar atentos a isso.

Você acha importante resolver contas mentalmente, ou seja, sem usar a calculadora?

Com certeza! Em nenhum concurso público é permitido utilizar calculadora. Logo, o aluno deve treinar todas as contas em casa.

Dicas de como estudar raciocínio lógico e matemática: 

Sugiro que o aluno siga algumas etapas de estudo:

1º) Realizar o estudo teórico utilizando preferencialmente duas fontes de consulta

2º) Fazer um resumo do conteúdo estudado

3º) Refazer os exemplos feitos em sala ou no material didático que possua

4º) Fazer novos exercícios

O aluno deve concentrar-se na resolução do exercício e não somente na resposta final. Deve procurar justificar seus cálculos de forma coerente, pautar nos conceitos estudados. 

Gostou das dicas da professora Cássia Coutinho? 

Então, aproveite para dominar o conteúdo com o curso on-line Preparação Permanente de matemática + raciocínio lógico, com a professora Cássia Coutinho, que inclui apostila com exercícios divididos por assunto, para facilitar o aprendizado. Além disso, contempla o seguinte conteúdo programático:

RACIOCÍNIO LÓGICO: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Lógica de primeira ordem. Quantificadores. Lógica de Argumentação.

MATEMÁTICA: Teoria dos Conjuntos. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade.

Para garantir a sua matrícula, é só clicar AQUI

Bons estudos e muito sucesso!

Babi – Equipe Flávia Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.