Como estudar para concurso? 6 dicas para você ser aprovado

Todo começo é difícil, seja para se acostumar com a rotina ou ainda para conseguir alcançar um bom ritmo nas atividades desenvolvidas. Com os estudos também é assim, é preciso se empenhar para conseguir alcançar o sucesso. Estudar para concurso exige disciplina, determinação e foco.

Por isso, listamos algumas dicas imperdíveis para você estudar e garantir a aprovação naquele concurso dos sonhos, confira:

1 – Prepare um plano de estudo

O primeiro passo para começar a estudar para concurso (e um dos mais importantes) é planejar os seus estudos, definindo quais horários são adequados e, por outro lado, quais não são. Essa tarefa pode parecer simples, mas exige atenção e cuidado.

Para isso, você pode elaborar um quadro mensal com suas atividades obrigatórias (trabalho, aulas, estudo, etc). Mas não vale esquecer dos compromissos já marcados anteriormente.

A partir de então, poderá distribuir as disciplinas exigidas no edital, buscando colocar todas durante a semana ou, no máximo, a cada 15 dias, para que nenhuma fique muito tempo sem ser estudada. Não deixe de separar um período para descanso, o aconselhável é intervalos a cada hora e meia ou duas horas de estudo.

2 – Planeje como irá estudar para concurso

A grande vantagem de ter um quadro de horários à sua disposição é saber a hora de começar e terminar os estudos do dia.Com isso você acaba se sentindo motivado e percebe que poderia até estudar mais a partir da rotina já estabelecida.

Caso isso aconteça é o momento de pensar em ampliar o período de estudo no quadro de horários, seja para uma matéria específica ou não. Por outro lado, se acontecer o contrário, e o estudo não render como o esperado, é hora de reduzir o tempo de estudo até ter reais condições de aumentá-lo novamente.

3 – Vença a preguiça, cansaço, inércia e comece a estudar

Para vencer a preguiça e o cansaço é preciso se organizar, uma planilha de estudos, por exemplo, é essencial para este caso, uma vez que fica mais fácil cumprir algo já definido do que decidir em cima da hora, quando outros fatores podem interferir desfavoravelmente.

Os especialistas alertam ainda que ligar o computador e a TV antes do estudo é um risco enorme para perder o foco de estudo. O mesmo acontece para quem estuda durante o período da noite, após o trabalho. Como o corpo e a mente já estão cansados, neste caso, o importante é seguir sempre, em maior ou menor ritmo o que foi estabelecido no quadro de horário.

4 – Mantenha o interesse durante o período de estudo para concurso

Desse ponto, em diante, é necessário dedicar mais tempo às matérias que menos gosta. Outro fator relevante é olhar para todas as matérias sem distinção, pois o cérebro obedece aos comandos recebidos. Além disso, busque fazer exercícios e simulados, logo após a leitura da teoria.

5 – Revise o que já foi estudado

O volume de conteúdo estudado pode acabar prejudicando a assimilação do conteúdo. Por isso, quando chegar ao fim de uma matéria, é importante voltar ao início, revisar, fazer exercícios e ter certeza que o conteúdo foi entendido. A repetição ajudará no processo de memorização. Contudo, a cada repetição algum mecanismo novo deve ser acrescentado, como as fichas de resumos, por exemplo.

6 – Procure um curso para ajudar a melhorar seus resultados

Por fim, não deixe de buscar ajuda para estudar, e um curso preparatório para auxiliar nos estudos. A realidade comum na vida de quem estuda é a solidão por escolha própria, isto é, se organizar sozinho, podendo, na verdade, ter a companhia de uma metodologia que vai aumentar as suas chances.

Agora que você já sabe tudo que preciso fazer para estudar para concurso e passar, é hora de colocar em prática e escolher qual concurso irá prestar, confira a lista de editais abertos que você não pode perder.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso Facebook e fique confira todas as novidades do universo dos concursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.