Como escolher o local para estudar para concurso?

Existem certas escolhas que são primordiais na vida de qualquer pessoa, uma delas é determinar qual plano de carreira seguir e as formas necessárias para alcançar o que tanto almeja, como estabilidade financeira, um bom cargo, dentre outros pontos.

Prestar uma prova de concurso público é uma forma de poder alcançar esses objetivos de vida, no entanto, é preciso ter dedicação e total foco nos estudos para conquistar a aprovação, pois quaisquer distrações podem ser prejudiciais e atrapalharem o aprendizado.

Portanto, é importante determinar qual o melhor local para estudar para concurso. Você consegue identificar o que precisa ter em um bom ambiente de estudo? Então, confira neste post, 4 fatores fundamentais que você precisa conhecer imediatamente sobre esse assunto!

1. Iluminação adequada

Em um local de estudos, é fundamental se preocupar com o tipo de iluminação, pois independentemente de ser luz natural ou artificial, é necessário identificar o quanto o ambiente será iluminado para que consiga ler melhor e, principalmente, ter foco.

A forma como a luz está presente na localidade é que determinará se você ficará um tempo menor ou maior estudando, entretanto, muitos estudantes não sabem muito bem disso e imaginam que qualquer lugar está bom.

Nos olhos, a córnea é como se fosse a lente de uma câmera, ou seja, ela permite a entrada de luz e, assim, as imagens são formadas na retina, que seria o filme fotográfico. A pupila tem o papel de controlar a quantidade de luz que entra no olho, por esse motivo, em ambientes muito iluminados, a pupila se fecha com maior facilidade e, quando está escuro, ela abre mais facilmente.

Isto é, forçar demais a pupila para tentar formar as imagens e distinguir o que está vendo, é prejudicial à saúde ocular, podendo causar ardência nos olhos, lacrimejamento e até dores de cabeça por causa de um ambiente pouco iluminado.

O ideal é que o local de estudo tenha lâmpadas que não esquentem muito, como as incandescentes e as halógenas. Sendo assim, deve-se escolher, então, as de Led’s ou as fluorescentes, de preferência com uma cor mais amarelada, pois facilitam a leitura.

2. Sem distrações

Para aprender alguma matéria, é imprescindível que haja concentração, principalmente se for um assunto muito complexo e que exige um pouco mais do cérebro para obter a compreensão do que foi estudado.

Ler, ver vídeoaulas, fazer exercícios e qualquer outra rotina de um concurseiro torna-se humanamente impossível se toda hora houver uma espécie de distração para atrapalhar o seu foco naquele propósito.

Se você tem dificuldades de se concentrar com o celular do lado, desligue-o por algum tempo ou coloque-o no modo avião, para que não seja perturbado no momento de prestar atenção no conteúdo que cairá nas provas.

Atente-se também para que o local não tenha interferências de terceiros, como familiares chamando o tempo todo, amigos distraindo, ou qualquer outra situação que possa comprometer a sua determinação em ser aprovado, pois muitas distrações facilitam a procrastinação.

Se o local tiver um fluxo muito grande de pessoas, procure ficar em uma parte na qual elas não consigam o atrapalhar de alguma forma. Assim, é interessante optar por locais de estudo que ofereçam uma experiência agradável e um certo silêncio, como bibliotecas, por exemplo.

3. Conforto na medida

Outro fator essencial que os estudantes precisam levar em consideração é o quanto esse ambiente trará confortabilidade para manter a atenção por um tempo maior, pois a questão da postura é algo importante a se ponderar.

Para que não haja desconforto, os concurseiros devem manter a coluna ereta ao sentar, sendo que os braços precisam estar apoiados e o encosto da cadeira deve ficar reto e em uma boa altura para não haver distância da mesa. Também é recomendável que a cadeira tenha braços para recostar os cotovelos e que eles estejam em um ângulo de 90 graus.

Os pés devem estar apoiados no chão e a altura da cadeira deve coincidir com a distância do joelho para os pés. Além disso, procure evitar ao máximo ter que tencionar a cabeça para baixo ao ler ou escrever algo, pois ela pesa, em média, 5 kg e, ao fazer esse movimento, sua coluna terá que aguentar uma carga maior, como se sua cabeça pesasse em torno de 13 kg.

Claro que é importante evitar manter-se sentado por muito tempo, então, sempre faça pausas nos seus estudos e levante para caminhar e realizar outras atividades, a fim de evitar a permanência em uma mesma posição por muitas horas.

4. Temperatura regular

Caso seja possível, procure sempre por ambientes que estejam bem arejados, ou seja, que tenham um bom fluxo de ar e a temperatura não seja muito quente ou muito fria, porque isso pode desconcentrá-lo no momento de estudo.

Se o lugar tiver janelas, deixe-as abertas para que haja ventilação e você consiga ter uma sensação mais agradável ao realizar suas leituras. No caso de o ambiente ter um ar-condicionado, ajuste-o para uma temperatura que seja suficiente para mantê-lo concentrado.

Segundo a norma ISO 9241, usada para regulamentar os ambientes de trabalho, a temperatura ideal seria de 20 a 24 graus no período do verão, e na época de inverno, 23 a 26 graus, sendo que a umidade relativa deve alcançar 40% e 80%, respectivamente.

Isso pode ser aplicado também como padrão para um local de estudos, porque garante aos alunos uma experiência climática confortável para que consigam se concentrar melhor nas matérias.

Portanto, fica evidente que é indispensável que o lugar tenha uma iluminação adequada e que não haja qualquer distração exterior para atrapalhar o foco, já que você deve manter o conforto na medida, e a temperatura deve ser regulada. Além disso, é importante deixar claro que o momento de estudo é particular e cada concurseiro pode se adaptar em ambientes diferentes, porém, de uma maneira geral, esses são os critérios de um bom local para estudar para concurso.

Gostou das informações que foram passadas? Então, agora que sabe um pouco mais sobre o assunto, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de várias outras dicas do blog! Bons estudos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.