Como conciliar trabalho e estudo e otimizar seu tempo? Descubra já!

É muito comum as pessoas desistirem de correr atrás de um sonho, como a aprovação de um concurso, por não saber como conciliar trabalho e estudo.

Trabalhar e estudar não é uma tarefa simples, mas faz parte da rotina de muitos brasileiros que entendem a importância se qualificar, da vida profissional para o seu crescimento e de quanta dedicação e esforço é preciso para chegar ao lugar de destaque.

Apesar de ser um desafio e do dia a dia ser muito corrido, existem várias estratégias que podem ajudar a conciliar tudo isso: é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo de forma saudável. Leia este texto e entenda como!

Elabore um planejamento de atividades

Fazer um planejamento é essencial para que você consiga identificar, manter o controle de tudo que deve ser feito ao longo do dia e criar métodos eficientes para realizá-los.

Uma dica é anotar tudo que você deve fazer e seus respectivos horários, criando uma espécie de calendário. Por exemplo:

  • 07:00 ir para o trabalho;
  • 12:00 almoçar;
  • 17:00 sair do trabalho e ir para a faculdade;
  • 23:00 chegar em casa.

É lógico que esse planejamento vai mudando conforme as atividades e compromissos que você tem ao longo dos dias, por isso, uma sugestão é se planejar adequadamente na noite anterior.

Isso vai auxiliar a melhorar suas projeções e compreender o que pode realizar de forma diferente e com mais qualidade.

Defina prioridades

Sempre aparecem aqueles convites para shows, festas e outros passeios, junto dos trabalhos de faculdade e relatórios do serviço, no mesmo fim de semana não é mesmo?

Todos esses compromissos são importantes, porém, é preciso estabelecer quais são os mais fundamentais e dar prioridade a eles. Quando consegue definir as suas prioridades, você vai se sentir feliz e realizado, mesmo deixando de fazer algo que gosta.

Cuide da sua saúde

Por causa da rotina corrida, é comum adquirir o risco de ter a saúde afetada, principalmente pelo fato de se alimentar mal e não dormir o tempo suficiente. Essas práticas refletem diretamente no seu desempenho.

Por esse motivo, é imprescindível se alimentar de forma saudável, praticar atividades físicas e dormir bem, repondo as energias para aguentar o dia a dia cansativo

Utilize o tempo a seu favor

Busque um tempo extra para estudar. Uma solução é utilizar o tempo depois do almoço que geralmente é gasto com bate papo com os colegas de trabalho. Você pode usar esse período para revisar os capítulos mais curtos ou ler novamente aquele trecho que não entendeu muito bem.

Seus amigos vão compreender o seu esforço e ficarão muito satisfeitos quando você conseguir a sua tão sonhada aprovação.

Organize sua casa de acordo com a rotina

Reservar um espaço tranquilo na sua residência para estudar também é uma ótima ideia. Coloque seus livros, cadernos, apostilas nos lugares corretos, pois isso vai servir como um lembrete e evita o desperdício de tempo procurando anotações.

Ter um lugar próprio para os estudos vai te inspirar e aguçar ainda mais a sua vontade de aprender.

Crie um ritmo e não desista dele

Na semana anterior às provas é muito normal ter crises de ansiedade ou perda de sono devido aos estudos até tarde da noite. Porém, seu cérebro não consegue captar um excesso de informações novas em tão pouco tempo.

Por isso, nesse momento o importante é que você revise os principais conteúdos e tente relaxar. Dessa forma terá maior segurança para fazer a sua prova.

Não deixe que uma tarefa atrapalhe a outra

Ter um bom psicológico para aguentar a rotina corrida é essencial. Você deve saber separar o que é estudo do que é trabalho, pois cada um tem o seu momento certo para ser realizado.

Evite estudar nos horários de trabalho ou resolver situações relativas ao emprego durante os estudos. É preciso ter foco, e as duas atividades necessitam de atenção.

Por esse motivo, é muito importante que, no seu planejamento, você tenha cuidado para que todas as suas tarefas não sejam afetadas por outras.

Afinal, você necessita do estudo e também do seu emprego. É muito desagradável não ser aprovado ou ser demitido, não é mesmo? Então, tenha muita força de vontade e disposição para fazer com que tudo saia de acordo com o esperado.

Invista em cursos online

Estudar por meio dos cursos online é uma excelente alternativa de como conciliar trabalho e estudo, tendo em vista que eles permitem o acesso em qualquer horário e local.

Geralmente, as plataformas de ensino ficam disponíveis 24 horas para que o aluno estude e realize as atividades ali anexadas. Dessa forma, você pode utilizar o horário de almoço, fins de semana, feriados ou qualquer outro momento para assistir as aulas, inclusive nas madrugadas. A organização de como o estudo será feito dependerá da sua disponibilidade.

Além disso, você pode assistir as matérias de aulas passadas, conversar com outros colegas de cursos via bate papo, enviar e-mail ao professor para esclarecer dúvidas e demais vantagens.

Contudo, é muito importante acompanhar o andamento do curso, não ficar com nenhum tipo de dúvidas, fazer as tarefas propostas, seguir o cronograma e aplicar os conhecimentos obtidos.

Lembre-se: o mais importante de tudo isso é não se esquecer há uma vida fora do trabalho e estudos. Existe a família, os amigos, lazer e demais compromissos, metas e objetivos.

Por isso, reserve um tempo para ficar perto das pessoas que gosta. Leia um bom livro, assista um filme, esqueça as preocupações pelo menos uma vez na semana e procure descansar.

Esperamos que essas dicas tenham contribuído para o seu entendimento sobre conciliar trabalho e estudo. Tenha em mente que essa fase vai passar, por mais difícil que ela possa ser, e que será recompensado com a conquista da sua vitória. A rotina pode ser bem desgastante, mas tenha motivação, concentre-se em suas metas e comemore o seu sucesso.

Este conteúdo foi relevante para você? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar a simplificar o caminho em busca do seu crescimento e a entender melhor como conciliar trabalho e estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.