Como conciliar estudo e trabalho?

Conciliar trabalho e estudo para concurso público não é fácil. Poucos estudantes têm a oportunidade de apenas estudar, enquanto outros precisam aprender a gerenciar tempo e ter muita disciplina, principalmente, para superar o cansaço, estresse e focar nos estudos. Não é fácil lidar com a pressão do trabalho, cobrança do chefe, da família e muitas vezes a vontade é de chutar o balde. Já passou, por isso? Mas, saiba que é possível aliar as duas atividades, sim! Como? Descubra nas próximas linhas!

Planejamento: o guia para o seu sucesso!

O seu cronograma deve ser o primeiro passo para a sua aprovação. É o seu melhor amigo! Desta forma, organize o seu dia a dia em função do concurso. Em uma folha ou no computador, organize a sua rotina: estabeleça o horário de trabalho e de estudo. Depois, distribua as disciplinas no seu tempo disponível.

Fazer um cronograma e não cumpri-lo não adianta, nada! Isso mesmo! Você deve desenvolver disciplina, para cumprir as metas e alcançar o seu objetivo. Inclua na sua programação de estudo feriado e fins de semana. Para conquistar a vaga, você deve merecê-la!

E quando eu vou descansar? Você deve separar tempo para fazer as atividades que gosta e também curtir a sua família e os amigos. Neste sentido, que tal separar um domingo à tarde? Se preferir, pode deixar o sábado à noite para descansar, também. É fundamental que siga o seu ritmo de estudo.

Disciplina: seja chato com os seus estudos!

Até você passar, precisa ser chato com os estudos. Talvez, terá que perder churrasco em família, festa com a turma ou balada com a sua melhor amiga. Se o edital estiver publicado, você deve priorizar ao máximo o seu objetivo. Você terá muito tempo para sair depois da sua aprovação e com dinheiro no bolso.

Mas, a disciplina deve ser desenvolvida aos poucos, ou seja, viva cada dia de uma vez. Comece estudando uma hora por dia e na próxima semana aumente para duas, e depois vá aumentando de forma progressiva. Desta forma, o seu corpo e a sua mente se acostumam com a rotina de trabalhar e estudar.

Supere os seus limites!

Você sabe aonde quer chegar? Para superar cansaço, estresse e “qualquer desculpa” conecte-se com o seu objetivo. Foque na vaga e mantenha na sua mente o porquê quer passar. Uma boa estratégia é fazer um mural com os seus sonhos. O que fará após a aprovação? Vai casar? Viajar? Comprar um carro? Pregue tudo no seu cartaz. Quando o cansaço bater, é só visualizar e renovar as forças.

Você trabalhou o dia todo e o sono venceu? Neste caso, é melhor dormir e retornar aos estudos no outro dia. Lembre-se de que você precisa estar bem para se concentrar e reter o aprendizado. Não fique se culpando e valorize as suas ações. Descanse, simplesmente!

Além de estudar e trabalhar, separe um tempo na semana para fazer atividade física: corrida, caminha ou qualquer outra modalidade. Isso ajudará você a aguentar o ritmo, que não é fácil. Alimente-se de forma saudável e não abra mão de frutas, cereais, verduras ou legumes.

Pode acreditar: a sua aprovação só depende de você e do seu esforço. Boa sorte!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.