Como a ansiedade pode atrapalhar os seus estudos?

É sempre assim: a ansiedade aparece sem pedir licença! Você resolve estudar, tenta fazer um planejamento, assistir à aula ou ler algum livro, que já está se sentindo pressionado. A situação nem aconteceu, e você já está preocupado e com os piores cenários na sua cabeça. Identificou-se? A ansiedade prejudica a sua memorização, produtividade e como consequência faz você perder a chance de conquistar a sua vaga no serviço público. Que tal aprender a dominá-la? Você pode levar a sua vida de forma mais leve, acredite!

A ansiedade: como ela é prejudicial!

Sabe os prazos que você demorou a decorar? Lembra das competências de regimento interno, que custou a memorizar? Já imaginou se esquecer de tudo no momento da prova? A ansiedade estimula o nosso corpo a produzir uma substância denominada Quinase C (PKC) que atrapalha a nossa memória de curto prazo. Ou seja, quanto mais ansiedade existir na sua vida, mais a sua memória será prejudicada. Desta forma, o conteúdo pode não chegar a sua memória de longo prazo.

Além disso, o sentimento pode aumentar o nível de cortisol no seu organismo e provocar um bloqueio mental e causar o famoso “branco” na hora da prova. Já passou, por isso? Não é à toa que muitos estudantes se esquecem de detalhes importantes no dia da prova. Você sabia que a ansiedade gera um desgaste elevado de energia? As preocupações causam estafa mental, insônia e afasta o foco dos estudos. Ou seja, é uma energia inútil, que te afasta do seu objetivo.

Controle a ansiedade!

Todos nós temos um certo nível de ansiedade, por isso, é fundamental saber como controlá-la para ter uma qualidade de vida melhor e mais rendimento nos estudos. Você pode começar analisando se a sua forma de estudo é a mais indicada. Ela está sendo eficiente? Tem gerado resultado? Se não, é hora de mudar o seu planejamento, que deve ser elaborado de acordo com seu o tempo disponível. Desta forma, tenha horário para começar e terminar os estudos, saiba as disciplinas que serão vistas e tenha definido o objetivo na sua mente. Além disso, nem pense em procrastinar. Por exemplo, se você tiver que fazer muitas coisas, a tendência é que deixe para outro dia. A regra é: programou? Cumpra!

A mudança começa pelas suas atitudes, logo, dê o primeiro passo. Isso fará você ter mais confiança em si mesmo, na sua capacidade e você não ficará remoendo sentimento de culpa. Assim, estabeleça uma rotina e respeite o seu ritmo. Estes fatores contribuem para que você tenha um melhor aproveitamento dos estudos e um melhor desempenho para a sua memória. Inclua na sua rotina atividades físicas como caminhada ou corrida, que além de ajudar a manter a forma, estimula a produtividade e auxilia no controle da ansiedade. Alie o seu cotidiano com uma alimentação leve e saudável, também! Você pode investir em outras técnicas, também, como meditação, yoga, entre outros. Aos poucos e com muita determinação, você vai conseguir ter controle deste sentimento e ter uma vida mais saudável, feliz e conquistar a sua aprovação. Para isso, dê o primeiro passo!

Bons estudos e muito sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.