Como acabar com a procrastinação

Você já chegou cansado (a) do trabalho e preferiu dormir a estudar? Seu melhor amigo já te chamou para tomar uma cerveja gelada, e você, simplesmente, deixou de cumprir o cronograma? Já preferiu ver a sua série favorita a fazer uma revisão de português? A procrastinação pode ser a responsável pela sua reprovação, sabia? Que tal aprender a eliminar de uma vez este hábito?

O que é procrastinação?

A procrastinação é você não fazer o que sabe que precisa ser feito. Ou seja, você deixa para o amanhã, o que pode ser feito hoje. Dependendo do motivo é aceitável, mas a maioria dos casos está relacionado a falta de disciplina, organização, preguiça e força de vontade.

Entretanto, você não está sozinho (a) neste hábito. De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Colorado nos Estados Unidos o hábito de adiar tarefa pode estar relacionado a um componente genético.

A procrastinação em excesso pode atrapalhar (e muito) a sua qualidade de vida e impedir você de conquistar o seu objetivo. Todavia, cuidado para não confundir o hábito com preguiça: o preguiçoso, simplesmente, não QUER fazer nada.

Vamos acabar com a procrastinação?

Tempo

Antes de começar a estudar, reserve um tempo em que você NÃO será interrompido, e não marque nada na sua agenda. Crie um ritual antes de começar a cumprir o seu planejamento, para que o seu cérebro “entenda” que começará a estudar. Desta forma, você conseguira se concentrar mais facilmente.

Exemplo:

– Desligue o celular e desconecte-se das redes sociais

– Beba um copo de água

– Escolha uma música clássica para estudar

– Separe todo o material

– Ação !

Fatores Positivos X Negativos

Pegue uma folha e escreva o porquê quer passar em um concurso público. Para casar? Ter estabilidade? Independência financeira? Viajar? Enumere os fatores. Em outro papel escreva como a procrastinação pode atrasar a sua vida, ou seja, tudo de ruim que pode acontecer se você adiar o que precisa ser feito. Lembre-se de que os motivos devem ser reais e ter significados para si mesmo.

Valorize os seus esforços

Você conseguiu cumprir toda a sua rotina de estudo na semana? Então tire um dia para se divertir com os seus amigos, ir ao cinema, tomar um sorvete ou assistir a sua série saboreando um delicioso brigadeiro. Está técnica é muito prática porque ela foca no condicionamento da sua programação de estudo a algo que queira muito.

Estimule cobranças

Peça o seu melhor amigo para cobrar que você estude. Quando tem alguém para nos cobrar, ou melhor, apoiar é mais difícil adiar uma tarefa que precisa ser feita. Entretanto, peça para alguém de confiança e que, realmente, torce pelo seu sucesso. Lembre-se de que o poder de escolha está em você e nas suas atitudes.

Bons estudos e sucesso

Equipe Flávia Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.