Começando a estudar para concurso público? Confira algumas dicas!

estudando-para-o-enem-pausa-1024x683

Estabilidade, boa remuneração e qualidade de vida são os principais fatores que desafiam milhares de pessoas, para conquistar uma vaga no serviço público. Além de estudar, é preciso aprender como estudar, como planejar, como focar e direcionar os estudos, para não perder tempo e dinheiro.

 

Você resolveu encarar o desafio? Parabéns! É essencial saber como dar os primeiros passos, para percorrer a trajetória, que não será fácil, mas valerá a pena. Pode ter certeza!

 

Foco: ele é o início de tudo!

O “mundo” dos concursos públicos oferece várias oportunidades em diversas áreas como Tribunal, Bancária, Policial, Prefeitura, Receita Federal, entre muitas outras. Qual carreira você quer seguir?

Há pessoas que preferem fazer concurso escada, ou seja, mais simples, para garantir uma remuneração inicial e depois estudar para cargos maiores, por exemplo. Portanto, defina a área que você quer, para estabelecer um foco inicial. Não adianta atirar para todos os lados, viu? As matérias de uma área para outra, geralmente, são muito distintas. Logo, faça provas que tenham disciplinas semelhantes, para ganhar tempo e conhecimento.

Planejamento: o seu melhor amigo

O planejamento é o seu guia, ou seja, a sua direção. É fundamental que você tenha comprometimento e dedicação para cumpri-lo. Lembre-se de que ele o levará para o seu objetivo.

Como faço um planejamento? Ele deve ser realista. Ou seja, não adianta você estabelecer 05 horas de estudo, se você tem 3. Desta forma, faça metas compatíveis de acordo com a sua realidade.

Em uma folha de ofício –ou computador – faça duas colunas: uma de horário e outra com o dia da semana. Escreva os seus compromissos diários como trabalho, faculdade, entre outros. Em seguida, estabeleça o seu tempo de estudo e coloque as disciplinas que serão vistas diariamente.

Escreva a matéria, a forma de estudo (curso presencial, on-line, livro, apostila, entre outros) e o conteúdo. Assim, você terá controle do que está sendo visto e o que falta, por exemplo. Priorize as disciplinas que tenham um peso maior no edital. Lembre-se de que além de fazer um bom planejamento, é fundamental executá-lo, viu?

A importância do equilíbrio!

Você estabeleceu o foco e o planejamento? Então é só começar a dar o passo principal: estudar. Mas, você precisa ter equilíbrio e conciliar os seus estudos com outras atividades que devem fazer parte da sua rotina: lazer e atividade física.

A sua mente precisa de descanso, por isso, separe um tempo para ficar com os seus amigos e familiares. Lembre-se de que eles torcem por você e pelo seu sucesso, viu?  Aproveite para sair e estar ao lado das pessoas que ama. A vida passa muito rápido, não se esqueça disso.

Além disso, descubra uma atividade física que te faça bem: uma caminhada, corrida, dança, academia, natação, entre outras modalidades. Os exercícios estimulam a concentração, a memória e mantém a qualidade de vida. Não abra mão disso!

Motivação: a sua aliada!

Conheça histórias de outros concurseiros, para se inspirar. Motive-se para ser o melhor que puder e faça a sua parte. Não perca tempo se comparando com outras pessoas, ou seja, faça o seu melhor para colher os resultados. Você escolheu estudar, por isso, encare o desafio com otimismo e confiança em si mesmo. Lembre-se de que a sua vaga estar esperando por você, e pode ser na próxima prova.

Parabéns pela escolha!

Boa sorte e muito sucesso

Babi – Equipe Flávia Rita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.