Carreira pública: tudo o que você precisa saber

 A carreira pública é o sonho de muitos profissionais. Diversos são os atrativos que todos os anos levam milhares de brasileiros a peregrinar pelo país em busca da tão sonhada vaga.

Mas você sabe quais são os benefícios, desvantagens e como escolher o melhor concurso para se tornar um servidor público? A gente listou uma série de vantagens e atrativos da carreira, assim como outras dicas valiosas. Confira!

Quais são as vantagens de uma carreira pública?

Estabilidade

Diferente de um funcionário de empresa privada, que pode ser demitido a qualquer hora, um funcionário público efetivo consegue estabilidade no serviço ao completar três anos de exercício. A possibilidade de perder a vaga só acontece se uma falta grave é cometida. Nesse caso, um processo administrativo disciplinar é instaurado e avaliado.

Adicionais por tempo de trabalho

O servidor público tem direito a um adicional de 5% nos seus vencimentos a cada cinco anos, independente dos reajustes salariais conquistados pela sua categoria. Na esfera privada, esse tipo de benefício é mais raro.

Férias e recessos

O princípio de férias é o mesmo para público e privado, na teoria. Na prática, além do período de férias, boa parte dos servidores conta com recessos em datas como Natal. Assim, no geral, não são apenas 30 dias de férias anuais.

Possibilidade de afastamentos

Os casos de licença ou afastamento são previstos em lei no âmbito público. Um bom exemplo é a licença de capacitação. Nela, o servidor pode, a cada cinco anos, se afastar por três meses, recebendo salário, para fazer algum curso de capacitação profissional.

Horários especiais

O funcionário público que estuda, caso comprove uma incompatibilidade de horários, pode ter sua jornada de trabalho modificada. Esse benefício também se estende ao servidor deficiente físico ou que tenha dependente deficiente que comprovadamente precise mudar de horário para dar assistência.

Acúmulo de funções

Outro benefício da carreira pública é a possibilidade de ter até dois cargos públicos, quando os horários não coincidem. Por exemplo: dois cargos de professor; uma função de professor com outra de técnico ou científico; duas atribuições ou empregos privativos de profissionais da saúde.

Cotas respeitadas para deficientes físicos

A Constituição Federal assegura um mínimo percentual de vagas para portadores de deficiência física para cargos cujas atividades sejam compatíveis com a capacidade de execução do aprovado. Nesse caso, os portadores concorrem apenas entre eles, o que é uma grande vantagem.

Regime de aposentadoria

Quando se fala em aposentadoria do funcionalismo público, ela pode ser executada de forma obrigatória ou voluntária. Cada concurso tem o seu período limite de atuação na função. Um grande atrativo é em relação ao valor do benefício: o servidor público tem direito a se aposentar com valor integral do salário.

Benefícios

Os benefícios vão variar conforme cada órgão e âmbito (federal, estadual ou municipal). Alguns estão definidos em lei, por exemplo, vale-alimentação. Grande parte dos direitos são semelhantes ao dos colaboradores regidos pela CLT.

Entretanto, no serviço público existem gratificações, incentivo à realização de cursos de capacitação e reciclagem, licenças remuneradas, plano de previdência complementar, licença-prêmio etc.

Falta da exigência de experiência

Quantos candidatos são eliminados em seleções da iniciativa privada por não possuírem experiência? A maioria dos concursos públicos não exigem experiência anterior. Em alguns casos, isso pode até somar pontos em uma possível prova de títulos. Porém, de maneira geral, o critério de aprovação é a prova de conhecimento.

Quais são as desvantagens?

Como toda carreira, a pública também apresenta algumas desvantagens. Conheça a seguir as principais delas.

Alta concorrência

A concorrência nos concursos públicos está cada vez maior e, por isso, uma das grandes desvantagens de tentar entrar na carreira pública é o tempo exigido para preparação. É preciso ter muita força de vontade, dedicação e estudo. Se você trabalhar ou estiver fazendo uma faculdade, é preciso buscar uma maneira de conciliar os estudos.

Ser aprovado certamente pode ser uma tarefa difícil, porém, não é impossível. Bastar ser persistente!

Atividades rotineiras

Um ponto que desanima a maioria dos profissionais que busca seguir a carreira pública é a natureza das atividades que, normalmente, são rotineiras e pouco criativas.

Outro fator é a burocracia do trabalho, fazendo com que a produção seja mais lenta do que nos serviços privados. Essas características podem desmotivar o servidor.

Estagnação

Apesar de permitir um crescimento profissional, o serviço público é dividido em cargos. Isso significa que, ao prestar concursos para uma determinada vaga, o trabalho executado será aquele para sempre. Não é possível alterar o cargo ou subir de nível. Para que isso aconteça, você deverá prestar um outro concurso para o cargo que deseja alcançar.

Como escolher a melhor carreira pública para você?

Antes de dedicar seu tempo à carreira pública, é preciso identificar aquela que melhor se enquadre em seu perfil. Conheça algumas dicas de como fazer isso:

Avalie se gosta da carreira pública

Considere as diferenças entre a carreira pública e a privada, principalmente no que se refere ao crescimento profissional. É preciso definir que tipo vai deixá-lo mais engajado. Enumere os pontos positivos e negativos de cada e coloque na balança.

Entenda as áreas de atuação

Pesquise sobre o trabalho que é executado em cada uma das áreas e veja qual combina mais com seu perfil. Essa escolha é fundamental para dar um direcionamento no momento de estudar e ter um aprendizado mais eficaz.

Defina em qual esfera deseja entrar

Existem concursos na esfera federal, estadual ou municipal. Os federais são os mais concorridos, por oferecerem salários mais altos e benefícios mais atraentes. Os municipais oferecem salários menores, mas ofertam maior número de vagas pela quantidade de concursos desse tipo.

Os estaduais são o meio termo e podem apresentar problemas salariais devido a políticas de governo e greves em excesso.

É importante lembrar que os concursos federais podem exigir, após a aprovação, transferências e mudanças de domicílio, o que pode influenciar na sua decisão.

Atente-se às exigências do concurso

O seu grau de escolaridade e área de formação também devem ser levados em consideração no momento da escolha. Pós-graduação, mestrados e doutorados trazem certas vantagens nos certames que têm prova de título. Avalie em quais cargos públicos você se encaixa segundo esses pontos.

Os atrativos da carreira pública são muitos e por isso, se decidir segui-la, é preciso se dedicar aos estudos se esse é seu objetivo final. Então, é hora de ter foco e determinação para conseguir estudar e ser um profissional de sucesso.

Este texto foi útil para você? Então siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. Estamos no FacebookInstagram, TwitterYoutube LinkedIn.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.