Carreira pública ou advocacia? Entenda as vantagens e desvantagens de cada uma

Você terminou a faculdade de direito e não sabe se segue a carreira pública ou advocacia? Pode acreditar: esta é uma das dúvidas mais comuns entre os recém-formados, e o objetivo principal deste artigo é te ajudar a tomar a decisão correta. Sabemos que não é uma escolha fácil, mas ambas têm pontos fundamentais: esforço, dedicação e estudo. 

Carreira pública ou advocacia?

Já pensou em analisar o seu perfil? Você gosta de ser mais livre, fazer os seus horários e a sua rotina? Na carreira de advocacia é possível conciliar o trabalho de acordo com o seu horário, tirar uma folga no fim de semana, emendar feriados, ou seja, você não precisa ficar preso a um relógio de ponto.

Além disso, poderá escolher os tipos de processo que deseja trabalhar, quando adquirir estabilidade na área e poderá ter ganhos remuneratórios maior que no setor público, porque não existe limitação de teto.

Então se quiser investir na área, será necessário dedicação e muito esforço, principalmente, no início da carreira, a fim de captar clientes e tentar ficar conhecido. Desta forma, você pode investir em uma especialização ou mestrado, por exemplo.

Mas, você gosta de estabilidade, salário fixo, férias, 13º e segurança? A carreira pública pode ser uma excelente alternativa. Para conquistar o seu cargo público, terá que se dedicar e estudar com muita vontade devido à concorrência. Uma boa dica é estudar para um concurso mais simples para se manter, e depois focar na carreira pública dos seus sonhos. 

Áreas de atuação da carreira pública e da advocacia 

Foco é fundamental para ter sucesso na vida. Se você quiser entrar na carreira de advocacia pode atuar na área criminal, civil, trabalhista, entre muitas outras. É imprescindível que se mantenha atualizado, porque as leis mudam.

Na carreira pública, também, existem boas opções e com salários atrativos. Você pode atuar como defensor público, promotor de justiça, analista de tribunal, entre outros cargos. Ou seja, ambas as opções permitem um leque de carreiras profissionais e excelentes oportunidades.

Para decidir qual é o seu perfil, tente conhecer o que você gosta, pesquise sobre cada uma e sua área de atuação e descubra com qual opção tem mais afinidade. Se for estudar para concurso público, por exemplo, escolha uma área específica e foque. Mas, se não pode ficar por conta de estudar, você pode conciliar a advocacia com os estudos, até conseguir chegar aonde almeja.

Mas, se quiser advogar na área privada, faça uma pós graduação ou mestrado, invista no seu networking e busque estabelecer contatos e parcerias para captar clientes, e direcione os seus estudos para a área que goste.

Independente da sua decisão, estude e invista em conhecimento. Lembre-se de que para o seu sucesso profissional e pessoal será necessário ter dedicação e muito, mas muito estudo. Tudo depende do seu esforço pessoal. 

A escolha entre a carreira pública ou seguir a advocacia é difícil, mas agora que você já conhece melhor os prós e contras de cada uma delas ficou mais fácil decidir qual caminho seguir. Você já decidiu? Compartilhe com a gente pelos comentários qual caminho você pretende seguir e quais as principais dificuldades enfrentadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.