Autodisciplina: como desenvolver!

No dia a dia, somos desafiados com pequenas decisões, que podem afetar de forma positiva ou negativa a nossa produtividade. Ou seja, precisamos decidir entre o que é essencial, ou o que é fácil, seguro e conhecido. Não é à toa, que a autodisciplina faz a diferença, para quem, realmente, quer sair da zona de conforto.

Mas, afinal, o que é a autodisciplina? É a capacidade de fazer o que precisa ser feito no momento, independente da sua vontade. Desta forma, ela é a sua aliada,  para romper o comodismo e encarar o desafio para conquistar a sua vaga no serviço público.

A importância da autodisciplina

Despertador tocou? Você tem duas escolhas: virar para o lado e dormir, ou levantar. A primeira opção é mais segura, confortável e conhecida. Mas, a segunda vai exigir uma boa dose de coragem. Qual escolherá?

Pegar o caminho mais fácil, pode parecer ser a melhor opção. Entretanto, poderá levar você a ter uma vida sem objetivo e constantemente decepcionando a si mesmo. Qual a graça? Nem sempre os atalhos são boas escolhas. Neste sentido, com o tempo, poderá olhar para trás com arrependimento.

Todavia, ao decidir acordar para conquistar um objetivo, além de alcançar o seu sonho, automaticamente, criará o hábito da autodisciplina. Lembre-se de que não existe fórmula mágica, mas, sim, força de vontade para fazer as mudanças que devem ser realizadas.

sono

Defina prioridade

Qual a sua prioridade? Você está dando o seu melhor para conquistar a sua classificação? Estabeleça metas e objetivos reais de estudo. Quer conquistar a sua aprovação no concurso público? Então, crie o hábito de estudar diariamente.

Faça uma programação das disciplinas dentro do seu tempo disponível. Ou seja, pode ser uma hora, duas ou três, mas estude. Teve um dia agitado? Faça exercícios para treinar ou leia um resumo, por exemplo.

Disciplina é hábito e qualquer pessoa, que tenha força de vontade, pode desenvolver.

Tenha Controle

Faça uma lista de tudo o que deve ser lido no dia. Tudo ocorreu dentro do esperado? Ótimo! Aproveite para se recompensar. Entretanto, assuma as suas responsabilidade quando se auto –  sabotar, também. Você é o maior responsável pelo seu sucesso!

Entretanto, imprevistos surgem, e, nem sempre, as coisas saem conforme o planejado. Se você se empenha a fazer o seu melhor, não guarde culpa ou rancor. Pelo contrário, alegre-se com as suas conquistas e a sua força de vontade. Empenhe-se para agir, a fim de alcançar os seus propósitos.

disciplina-pc

Escolhas: cuidado!

Você decidiu passar em um concurso público? Cautela para não estabelecer várias rotas de fuga. Como assim? Por exemplo: se eu não passar, farei X. Não! Nada disso! Assume o seu objetivo e comprometa-se com o resultado. Tenha disciplina, foco e persistência!

Foque na sua força interior para desenvolver as suas mudanças, a fim de conseguir chegar aonde, realmente, deseja. Portanto, cuidado com as suas escolhas. Tenha disciplina e persistência, sempre!

Muito sucesso no seu caminho

Equipe Flávia Rita 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.