Aulas virtuais para concursos ou presenciais: descubra qual é o seu perfil de estudo!

Passar em um concurso público tem sido a sua principal meta profissional? Para concretizar esse objetivo é necessário encarar uma jornada de estudos. Além de livros e apostilas, investir em um curso preparatório pode fazer toda a diferença para aumentar as chances de aprovação.

Na atualidade, você pode encontrar aulas virtuais para concursos e presenciais  escolher a modalidade que mais se adeque ao seu perfil é essencial para ser um concurseiro de sucesso.

Cada tipo de curso tem as suas características. Para fazer a escolha certa, é preciso analisar a sua disponibilidade de tempo, capacidade, independência de aprendizado e condições financeiras. Confira abaixo tudo o que você deve saber para escolher a melhor opção!

Como funcionam as aulas presenciais para concursos

O curso preparatório presencial para concursos tem um horário marcado para o início e fim de cada aula, que podem ser ministradas por um ou mais professores, dentro de uma sala de aula. A instituição de ensino disponibiliza o material didático, que pode ser físico (apostilas e livros) ou digitalizado (PDF de conteúdos).  

Ao se matricular em um curso na modalidade presencial, o aluno precisa encaixar a sua disponibilidade de tempo aos horários das aulas. Por isso, é recomendado escolher escolas que estejam mais próximas da sua casa  distâncias muito grandes podem acarretar transtornos no seu dia a dia, como congestionamento de trânsito, que provoca atraso e desmotivação.

Vantagens

Você é do tipo que gosta de ter contato com outros candidatos para receber dicas de métodos de estudos e de materiais? As aulas presenciais proporcionam essa oportunidade de troca de experiências.

Além disso, há pessoas que conseguem aprender mais quando estudam coletivamente, justamente pelo fato de poderem tirar as suas dúvidas com os colegas e discutir mais sobre os temas estudados.

Estudando fisicamente dentro de uma sala de aula, você tem menos focos de distração, o que permite prestar mais atenção ao que está sendo ensinado. Diferentemente de quando o aluno está em casa, com o risco de se distrair com as redes sociais, comidas ou até mesmo animais de estimação, não é?

Esclarecer as suas dúvidas automaticamente com o professor está entre as principais vantagens do curso preparatório. Enquanto que, nas aulas virtuais para concursos, você faz a sua pergunta e precisa aguardar um tempo pela resposta.

Desvantagens

Para quem tem uma rotina corrida e não costuma estar disponível sempre no mesmo período do dia, o curso presencial não é uma boa alternativa, visto que a modalidade exige rigidez de horários. Para assistir às aulas, você deverá ter disponibilidade para comparecer regularmente no mesmo local e horário.

A insegurança é um sentimento comum entre os concurseiros iniciantes, o que faz com que muitos deles se sintam com a autoestima baixa quando comparam o seu desempenho com os colegas em sala de aula. Esse desconforto pode abalar a sua confiança e prejudicar o seu resultado final.

Nas cidades pequenas, o aluno pode ter dificuldade para encontrar um bom concurso, cujas aulas sejam ministradas por professores que são considerados referência em uma determinada disciplina. Isso acontece porque a maioria dos bons professores costuma estar nos grandes centros urbanos, para que possam dar aulas em várias instituições.

Nem sempre a mensalidade de um curso presencial vai caber no seu bolso, pois o valor costuma ser mais caro do que na modalidade virtual, haja vista que precisa de um espaço físico, energia elétrica, funcionários, material e demais fatores que pesam no preço total.

Como funcionam as aulas virtuais para concursos

A partir da efetuação da sua matrícula em um curso preparatório online, você recebe acesso a um ambiente virtual, onde estão disponíveis os seus materiais de estudo: videoaulas, exercícios, referências, bibliografias, provas e avaliações.

Todas as atividades serão realizadas via internet e o material é digital. Na modalidade de aulas virtuais para concursos, é importante que o estudante fique atento aos canais de contato do concurso com os professores e colegas. Geralmente, você terá à sua disposição grupos, chats e e-mails para interagir quando julgar necessário.

Vantagens

Uma das maiores vantagens do curso preparatório online em relação ao presencial é a flexibilidade de local e horário que oferece. Afinal, como as aulas são gravadas, você pode determinar quando e onde quer assistir aos conteúdos, criando a sua rotina de estudos. Dessa forma, é possível organizar o seu cronograma de estudos de acordo com a sua agenda.

Enquanto está acompanhando a aula virtual, o aluno pode pausar e assistir novamente quantas vezes quiser. A pausa pode ser feita para pesquisar informações extras ou simplesmente para fortalecer a assimilação da matéria.

Já pensou em estudar com professores que são referências em uma área de conhecimento? No curso online, você tem a oportunidade de aprender com docentes renomados no país, e melhor: sem precisar mudar de cidade.

A mensalidade mais barata também é um atrativo do curso online. Afinal, como as aulas virtuais para concursos não exigem estrutura física e necessitam de um número reduzido de funcionários, o custo fica, consequentemente, mais baixo. Sem falar da economia de gastos com transporte e alimentação, essenciais na modalidade presencial.

Desvantagens

Quando você estiver estudando e precisar sanar uma dúvida, terá que postá-la no fórum de questionamentos ou enviar um e-mail para o professor. Dependendo da instituição, a sua pergunta vai ser respondida no mesmo dia ou pode demorar até três dias para ser retornada. Em alguns casos, isso pode afetar a fixação do conteúdo.

A liberdade das aulas virtuais é um enorme benefício, mas também pode se converter em desvantagem, caso os alunos não saibam administrá-la corretamente. Sendo assim, é imprescindível que você tenha comprometimento com a disciplina estudada e capacidade de organização para que o conteúdo não acumule e atrapalhe o seu fluxo de aprendizagem.

Perfil do estudante para cada tipo de aula

Estudante da modalidade presencial

O aluno do curso presencial costuma ser mais visual e verbal, pois precisa dedicar toda a sua atenção à figura do professor para absorver o conteúdo lecionado. Possui mais dependência da estrutura curricular e tem uma comunicação limitada, uma vez que não tem à sua disposição tantas ferramentas de interação como os estudantes online.

Por outro lado, convive mais com as pessoas e pode enriquecer a sua bagagem de conhecimentos por meio da troca de experiências.

Estudante da modalidade virtual

O estudante da modalidade virtual é mais independente e vê o professor como um orientador de conteúdos — alguém que faz uma ponte entre ele e o aprendizado, e não como a figura central do seu processo de aprendizagem. Além disso, esses estudantes tendem a ser proativos para não ficar para trás na turma.

Sabe se planejar, lidando diariamente com a gestão do seu tempo para assistir as aulas e entregar as tarefas no prazo. Além disso, os estudantes virtuais tendem a ser muito diferentes entre si, com gêneros, idades, regiões, culturas e qualificações profissionais diversas.

Portanto, tanto as aulas virtuais para concursos quanto as presenciais possuem os seus pontos positivos e negativos. Para fazer a melhor escolha, é fundamental considerar as suas necessidades e disponibilidade para se dedicar a esse processo. Também é importante ressaltar que ambas as modalidades, apesar das suas facilidades, exigem muito empenho por parte do aluno.

Quer saber mais sobre como se preparar para um concurso público com aulas virtuais? Entre em contato com o curso preparatório Flávia Rita e descubra como podemos ajudar você a conseguir a sua aprovação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.