As preocupações e os estudos: como lidar?

Você já pensou como se preocupa à toa com as coisas? Preocupa-se com a quantidade inscritos? Compara-se com outras pessoas? Perde tempo em fórum perguntando para outros estudantes sobre o tempo líquido de estudo? São estes tipos de preocupações que geram nervosismo, ansiedade, medo, tensão e te fazem perder o foco do seu objetivo: a aprovação.

A preocupação excessiva gasta uma energia inútil e que poderia ser utilizada para rever um conteúdo, fazer exercício ou assistir à aula. Por exemplo, uma hora de ansiedade “cansa” e “desgasta” mais do que uma hora de estudo. Por isso, é necessário estabelecer um equilíbrio na rotina para aliar o conhecimento cognitivo ao lado emocional.

Em grupos de Facebook ou Fóruns é comum ter pessoas com preocupações como, por exemplo, “ eu não tenho capacidade para passar”, “vou desistir porque têm muitos inscritos”, “meus amigos não me apoiam”, entre outros tipos de lamentações.

Além disso, a preocupação excessiva está ligada à ansiedade, ou seja, o que pode vir acontecer ou não no futuro. É necessário ter autoconhecimento para saber gerencias as suas emoções e sobretudo lidar com os seus sentimentos. Como todo hábito, a preocupação pode ser modificada ou eliminada por meio de mudanças e atitudes. Como?

Escreva os seus sentimentos em um papel e analise-o por meio de questionamentos. Assim, você pode focar nos resultados/soluções do problema. Lembre-se de que muita preocupação pode ser algo criado pela sua cabeça como fuga, por exemplo.

  • Não perca tempo lamentando o passado por erros ou atitudes que deixou de ter/fazer. Planeje os seus estudos no hoje e viva o presente. Dê o seu melhor!
  • Saiba lidar com os seus erros e derrotas. Não perca tempo fazendo comparações com outros candidatos. Ajuste o seu plano de estudo e permaneça firme no seu objetivo.
  • Independente do obstáculo que enfrenta, tudo passa, ou seja, é temporário.  A diferença será como reagirá às dificuldades.
  • Quando você está conectado com preocupações, medo ou tensão, simplesmente, não consegue enxergar as possibilidades e se desgasta de maneira excessiva e como consequência fica sem energia para estudar.

Equilibre a sua rotina com atividades físicas e uma alimentação saudável. Isso faz a diferença, além de manter a sua saúde. Além disso, o mesmo tempo que você gasta se preocupando com as coisas, e o que foca para realizar o seu objetivo. Que tal partir para a ação? A sua vaga está esperando por você. Faça a sua parte, a fim de colher os resultados.

Boa sorte e muito sucesso!

Equipe Flávia Rita

 

 

 

2 Comments on “As preocupações e os estudos: como lidar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.