As preocupações e os estudos: como lidar?

Você já pensou como se preocupa à toa com as coisas? Preocupa-se com a quantidade inscritos? Compara-se com outras pessoas? Perde tempo em fórum perguntando para outros estudantes sobre o tempo líquido de estudo? São estes tipos de preocupações que geram nervosismo, ansiedade, medo, tensão e te fazem perder o foco do seu objetivo: a aprovação.

A preocupação excessiva gasta uma energia inútil e que poderia ser utilizada para rever um conteúdo, fazer exercício ou assistir à aula. Por exemplo, uma hora de ansiedade “cansa” e “desgasta” mais do que uma hora de estudo. Por isso, é necessário estabelecer um equilíbrio na rotina para aliar o conhecimento cognitivo ao lado emocional.

Em grupos de Facebook ou Fóruns é comum ter pessoas com preocupações como, por exemplo, “ eu não tenho capacidade para passar”, “vou desistir porque têm muitos inscritos”, “meus amigos não me apoiam”, entre outros tipos de lamentações.

Além disso, a preocupação excessiva está ligada à ansiedade, ou seja, o que pode vir acontecer ou não no futuro. É necessário ter autoconhecimento para saber gerencias as suas emoções e sobretudo lidar com os seus sentimentos. Como todo hábito, a preocupação pode ser modificada ou eliminada por meio de mudanças e atitudes. Como?

Escreva os seus sentimentos em um papel e analise-o por meio de questionamentos. Assim, você pode focar nos resultados/soluções do problema. Lembre-se de que muita preocupação pode ser algo criado pela sua cabeça como fuga, por exemplo.

  • Não perca tempo lamentando o passado por erros ou atitudes que deixou de ter/fazer. Planeje os seus estudos no hoje e viva o presente. Dê o seu melhor!
  • Saiba lidar com os seus erros e derrotas. Não perca tempo fazendo comparações com outros candidatos. Ajuste o seu plano de estudo e permaneça firme no seu objetivo.
  • Independente do obstáculo que enfrenta, tudo passa, ou seja, é temporário.  A diferença será como reagirá às dificuldades.
  • Quando você está conectado com preocupações, medo ou tensão, simplesmente, não consegue enxergar as possibilidades e se desgasta de maneira excessiva e como consequência fica sem energia para estudar.

Equilibre a sua rotina com atividades físicas e uma alimentação saudável. Isso faz a diferença, além de manter a sua saúde. Além disso, o mesmo tempo que você gasta se preocupando com as coisas, e o que foca para realizar o seu objetivo. Que tal partir para a ação? A sua vaga está esperando por você. Faça a sua parte, a fim de colher os resultados.

Boa sorte e muito sucesso!

Equipe Flávia Rita

 

 

 

2 Comments on “As preocupações e os estudos: como lidar?”

  1. Oi Vanderson, tudo bem? Por favor, ligue para ( 31) 32960590, que é o telefone da nossa unidade presencial em Belo Horizonte. Obrigada!

  2. boa noite gostaria de um plano de estudos para camara municipal de bh,é possivel vocês me passarem um,obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.