Ansiedade: ela pode atrapalhar os seus estudos!

Controle_a_ansiedade_para_estudar_para_concursos_publicos

Estudar para concurso público não é fácil, mas o principal desafio é superar a si mesmo. A rotina inclui horas de estudo, revisão, muitos exercícios, aulas no fim de semana ou feriado, e, assim, a pessoa precisa aprender a lidar com vários tipos de sentimento como, por exemplo, a ansiedade.

Não é à toa que este sentimento, se não for controlado, pode colocar em risco todo o esforço do estudante que sonha em ingressar na carreira pública. A ansiedade pode provocar o famoso “branco” na hora da prova. Você é muito ansioso? Como você faz para lidar com este sentimento?

A ansiedade é uma sensação provocada, geralmente, por medos, angustias e muito nervosismo. Dependendo da intensidade, pode acarretar crises nervosas e pensamentos descontrolados, normalmente, com cenários muito negativos.

Como controlar a ansiedade?

Se você notar que está muito ansioso, é necessário despertar e ter consciência deste sentimento. Ou seja, é fundamental que você aprenda a lidar com ele, a fim de ter produtividade nos estudos.

Neste sentido, você pode procurar por ajuda profissional para fazer um acompanhamento psicológico. Além disso, é essencial que a pessoa acredite no seu potencial e na sua capacidade para lidar com os desafios, que fazem parte do universo do concurso público.

Você sentiu que a ansiedade te dominou?  Então repita para si mesmo: nada de pânico. Conversar consigo mesmo é uma solução eficiente e muito prática.

Controle a sua respiração: inspire pelo nariz por 4 segundos, segure por 2 segundos e depois é só expirar pela boca por 6 segundos.

Divida os seus estudos por meio de blocos ou ciclos. Tenha um planejamento dos conteúdos que serão estudados diariamente. Desta forma, você tem controle do seu estudo.

Faça atividades físicas. Uma simples caminhada ajuda a relaxar e alivia a mente.

Cuidado com a procrastinação. Tenha o hábito de estudar, e force-se a ler ou fazer exercício diariamente. Apenas dê o primeiro passo!

Mantenha a sua mente no presente e cuidado com preocupações desnecessárias. Estude e faça a sua parte, para colher o resultado. Bons estudos e muito sucesso no seu caminho.

Babi – Equipe Flávia Rita

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.