ALMG: a importância de manter os estudos!

O concurso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é um dos mais aguardados por quem sonha em ingressar na carreira pública. Estabilidade, boa remuneração é um excelente ambiente de trabalho são os principais motivos. A comissão já está formada e o edital pode ser publicado ainda este ano, por isso, você não deve perder tempo e começar os estudos, e se já começou, mantenha a regularidade.

A ALMG elaborou um concurso no ano de 2007 contemplando várias oportunidades como policial, técnico, analista e consultor., e também organizou outro em 2013 com oportunidades para os cargos de dentista, analista de sistema, entre outros. 

A expectativa é que o próximo edital tenha oportunidade para o cargo de técnico, nível médio, que a remuneração pode chegar a mais de 05 mil e para analista e procurador, nível superior, que a remuneração pode chegar a mais de R$ 10 mil. Além disso, o plano de carreira é excelente e os servidores ainda contam com vários benefícios como auxílio alimentação, gratificações e auxílio-saúde.

Já pensou em conquistar a sua classificação? Para isso, é fundamental que você mantenha a regularidade nos seus estudos, mesmo que o edital ainda não tenha sido publicado ou a banca definida. A preparação antecipada é o que faz a diferença, uma vez que é um dos concursos mais disputados.

O cargo de técnico de apoio legislativo, contou com os seguintes conteúdos programáticos:

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de textos: localização explícita de informações e inferências possíveis; relação títulotexto; significação contextual de palavras e expressões; textualidade: coerência e coesão; intertextualidade. 2. Conhecimentos de gramática normativa: ortografia oficial; classes de palavras: classificações, flexões, emprego; crase; estrutura da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal.

NOÇÕES DE DIREITO 1. Sociedade, ordem social e ordem jurídica. Sociedade e Estado. Estado: origem, formação, elementos, finalidade. Estado e Direito. Estado e Governo: democracia e representação política. 2. Estado e Constituição. O Estado Federal. O federalismo brasileiro. 3. Poder Legislativo estadual: organização e atribuições. Deputados. Mesa da Assembléia. Comissões. Processo Legislativo. 4. Administração Pública: organização administrativa. Agentes públicos. A responsabilidade no campo administrativo. Conceito, princípios e modalidades de licitação.

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO 1. Linguagem dos conjuntos. Operações com conjuntos. Diagramas. 2. O conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais. Operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação nesses conjuntos. Números decimais. Valor absoluto. Propriedades no conjunto dos números naturais. Decomposição de um número natural em fatores primos. Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois números naturais. 3. Unidades de medida: comprimento, área, volume, massa, tempo, ângulo e velocidade. 4. Razões e proporções. Grandezas direta e inversamente proporcionais. Regra de três simples e composta. 5. Porcentagem, juros simples e compostos. 6. Equações e inequações de primeiro e segundo graus. Sistemas de primeiro grau. 7. Relações e funções. Conceitos e propriedades. Funções reais de primeiro e segundo graus e seus gráficos no plano cartesiano. 8. Progressões aritmética e geométrica. 9. Análise combinatória e probabilidade. Princípio fundamental da contagem. Diagrama da árvore. Arranjos, combinações e permutações simples. Problemas simples de probabilidades. 10. Noções básicas de estatística: população estatística, amostras, distribuição de freqüências com dados agrupados, média aritmética, média ponderada, leitura e interpretação de gráficos estatísticos (linhas, barras e setores). 11. Geometria: conceitos básicos. 12. Problemas envolvendo raciocínio lógico.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA 1. Equipamentos e sistemas operacionais. Arquitetura básica de computadores. Principais periféricos. Mídias para armazenamento de dados. Conceitos gerais de sistemas operacionais. 2. Manipulação de arquivos. Arquivos: conceito, tipos, nomes e extensões mais comuns. Estrutura de diretórios e rotas. Cópia e movimentação de arquivos. Atalhos. Permissões de arquivos e diretórios. 3. Redes locais. Login. Grupos de usuários. Compartilhamento de recursos e permissões. Intranet. 4. Internet. URL. Tipos de domínio. Navegador. Aplicações. 5. Correio eletrônico. Endereços de e-mail. Campos de uma mensagem. Envio, resposta e encaminhamento de mensagens. Organização de mensagens em pastas. Arquivos anexos. 6. Ferramentas de automação de escritório. Conceitos e principais recursos de editores de textos, planilhas eletrônicas e editores de apresentações. BrOffice.org: tipos de arquivo e funcionalidade básica de Writer, Calc e Impress, exceto teclas de atalho. 7. Segurança. Vírus, cavalos de Tróia, worms. Riscos de segurança no uso de correio eletrônico e internet. Back-up. Certificação digital: conceitos e legislação. Aplicativos de segurança.

Você tem interesse no cargo? Não perca tempo, e comece os seus estudos com o curso on-line específico e prepare-se com a melhor equipe. Clique aqui para assistir a uma aula gratuita!

Qualquer dúvida é só entrar em contato com os nossos consultores por meio do televendas ou pelo chat do site: www.flaviarita.com 

  • Ivana Mol: 31 9717 -27686
  • Solange: 31 975 206597
  • Matheus:  31 97527182
  • Izabella:  31 99 8861342

Bons estudos! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.