9 dicas para estudar no período de festas de fim de ano e se motivar

Normalmente, quem resolve se preparar para fazer provas de concurso público costuma ter uma rotina de estudos bem puxada, com o foco nos objetivos que almeja, como ter uma estabilidade financeira, valorização profissional, qualidade de vida, entre outros.

No entanto, em alguns momentos do ano, o ritmo de estudos perde um pouco o fôlego, por conta de feriados, fins de semana prolongados, folgas e diversos outros motivos que acabam relaxando o concurseiro na hora de se inteirar sobre as matérias.

Isso acontece principalmente no período das festas de fim de ano, afinal, como é possível manter a concentração nas estratégias criadas para passar em provas tão concorridas tendo Natal e Ano Novo chegando? Por isso, preparamos 9 dicas para você tirar isso de letra. Confira!

1. Diminua o seu ritmo de estudos

Por mais que você queira muito passar em uma prova de concurso público, e sabe que deve estudar bastante, quando chega dezembro e janeiro é inevitável que surjam mais distrações do que as habituais e realmente fica difícil ter um foco.

Sendo assim, faça seu plano de estudos mais como uma medida de manutenção do conteúdo em sua mente, para que fique fixado e você não precise retomar tudo de forma abrangente. O ideal é criar uma rotina mais leve: deixe três ou quatro horas para isso e dê uma estudada básica até mesmo nos dias das festas. 

2. Entenda o que está estudando

Se você apenas tem a intenção de decorar a matéria, pode ter certeza que, em algum momento, você esquecerá o que viu, sendo que, durante as festas de fim de ano, caso não tenha entendido o que estudou, o conteúdo se perde com bastante facilidade.

Mais do que visualizar videoaulas, ouvir podcasts, baixar materiais ricos como apostilaslistas de exercícios e tentar resolver inúmeros enunciados, você precisa realmente entender o que está estudando, pois torna-se bem mais tranquilo fazer uma prova na qual você tem domínio sobre o assunto, para otimizar seu tempo de resolução nas perguntas.

3. Procure dormir bem

Deixe para virar a noite apenas na ceia de Natal e no Réveillon: nos demais dias, você deve ter uma disciplina quanto ao seu sono, pois dormir adequadamente traz diversos benefícios para o corpo e também para a mente. Assim, a sensação de disposição é muito maior.

De acordo com dados obtidos por especialistas da National Sleep Foundation, um adulto que tenha entre 26 e 64 anos de idade, por exemplo, precisa dormir em torno de 7 a 9 horas por dia para reabastecer suas forças vitais e estar bem-disposto para estudar no outro dia.

4. Escolha bem os compromissos

Mesmo que você seja uma pessoa bem popular, que tenha muitos amigos e que eles façam questão da sua companhia em festas, aniversários, baladas e demais eventos nesse período de fim de ano, saiba dizer não às vezes, afinal, ninguém sabe o quanto você precisa se empenhar para passar em um concurso: apenas você!

Priorize seus estudos e vá naqueles eventos que já havia se comprometido a ir, até porque voltar atrás com a palavra não é muito legal, não é verdade? De qualquer forma, tente não desfocar tanto as suas metas, pois isso te deixará na frente de muitos concorrentes que só estão no “oba-oba”.

5. Vá para lugares silenciosos

Se está difícil manter a concentração no local em que você já tem o hábito de estudar, procure outros ambientes que te tragam um maior sossego e que sejam propícios para colocar as matérias em dia, sem prejudicar sua estratégia.

Em uma viagem, por exemplo, também é possível manter a rotina de estudos. Nesse caso, se puder, opte por cidades mais pacatas, sem a badalação que existe nessa época de festas de fim de ano. Escolher rotas para o interior acaba sendo uma ótima alternativa nesse sentido, porque você descansará e continuará seguindo suas metas.

6. Assista a séries e filmes

Você não leu errado, tem muita gente que aproveita essa época do ano para colocar as séries e os filmes em dia, não é mesmo? Então, por que não unir o útil ao agradável? Com isso em mente, assista a conteúdos que, além de trazerem entretenimento, vão auxiliar de alguma forma a entender os conceitos das matérias que caem em concursos públicos.

Existem milhares de produções nos principais sites do gênero, mas podemos citar algumas interessantes como “Suits”, “Better Call Saul” e “Lie to Me” para aprender sobre Direito, filmes como “Memórias Póstumas”, “Vidas Secas” e “A Hora da Estrela” para focar a Literatura e Língua Portuguesa, e as várias opções de documentários para ter embasamento nas redações.

7. Desenvolva uma boa alimentação

Essa é uma dica que contribui não apenas para o plano de ação que você determinou para escalar os objetivos que almeja, tendo o foco na aprovação em um concurso, mas também como lição de vida para ter saúde e bem-estar.

Natal e Ano Novo são datas conhecidas por guloseimas fantásticas e refeições que são de dar água na boca, mas tente comer com uma certa moderação, pois a alimentação exagerada ocasiona cansaço, sonolência e dificuldades de ter concentração. Além disso, faça exercícios físicos para manter-se com energia suficiente para focar os estudos.

8. Tenha o hábito de se informar

Aumentar o seu nível de conhecimento sobre determinada área ou assunto agrega valor ao seu plano de estudos, pois te dá autoridade para dissertar sobre algum tema com o qual seus concorrentes podem não ter muita familiaridade.

Por isso, é importante ler constantemente livros, revistas, jornais, conteúdos publicados em blogs, e assistir a palestras online ou presenciais como forma para engajar-se sobre o que acontece na atualidade e conferir uma gama maior de argumentos para se dar bem em provas dissertativas, por exemplo.

9. Seja perseverante

Nas festas de fim de ano, normalmente, torna-se tradição reencontrar aquelas pessoas que não costumam fazer parte do seu cotidiano: familiares, amigos, vizinhos, conhecidos, ou seja, pessoas que talvez possam fazer comentários inconvenientes acerca da sua vida e dos seus objetivos.

No entanto, procure não dar tanta importância a isso e tome como motivação para mostrar que você é capaz de superar os obstáculos que as demais pessoas acreditam ser extremamente difíceis. Em outras palavras, saiba manter-se firme diante das críticas e da pressão para a aprovação.

Por fim, saiba aproveitar esse momento para refletir sobre o que precisa fazer para o próximo ano e crie planos de ação para ter a motivação e concentração necessárias no intuito de ir bem nas provas de concurso público. Sobretudo, curta as festas de fim de ano, mas saiba que os estudos não podem ficar esquecidos!

Com essas dicas, é bem provável que, na hora de fatiar o peru, você esteja com a consciência tranquila de que está com a matéria em dia. Portanto, se gostou do texto, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos possam aprender também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.