7 dicas incríveis para aproveitar melhor o tempo de estudo

Passar em um concurso é o desejo de muitas pessoas que acabam de se graduar e que almejam uma carreira profissional de sucesso. Para isso, é fundamental aproveitar melhor o tempo de estudo, de forma que a sua preparação seja bem planejada e otimizada para garantir uma aprovação.

Foi pensando nisso que reunimos 7 dicas essenciais para te ajudar nessa tarefa e organizar a sua rotina, a fim de que seus objetivos sejam conquistados. Confira!

1. Tenha uma rotina adequada de descanso

Pode parecer clichê, mas acredite: o seu sono tem papel fundamental nos seus estudos. Isso se deve ao fato de que, quando você dorme menos que o necessário e de forma desregulada — em horários alternados, por exemplo —, seu corpo é diretamente afetado.

Você fica fadigado, indisposto, apresenta problemas para memorizar e tem dificuldades para manter a concentração, especialmente na leitura de enunciados e na resolução de cálculos que demandam um nível de atenção ainda maior.

Portanto, crie uma rotina adequada para recuperar as energias e estar mais disposto para estudar no dia seguinte.

2. Planeje suas sessões de estudo

Planejar a sua sessão de estudos é outra dica bastante eficaz para a sua rotina. Afinal, você pode criar um cronograma de conteúdos e dividir seu tempo de forma igualitária entre as matérias, para que um determinado assunto não seja visto mais vezes enquanto outros são negligenciados, especialmente quando necessitam de aprofundamentos específicos por conta da sua área de atuação.

Além disso, você pode separar períodos específicos para revisar tudo o que foi estudado e dedicar um tempo especial aos temas em que apresenta mais dúvidas e/ou dificuldades, seja conversando com professores ou mesmo integrando grupos de estudo. Assim, será possível nivelar seu conhecimento em todas as áreas.

3. Invista nas anotações para aproveitar melhor o tempo de estudo

Outra dica para aproveitar melhor o tempo de estudo é investir em anotações. Isso porque, ao ler e pesquisar sobre conteúdos muito extensos, é possível que surjam diversas informações complementares que, caso não seja dada a devida atenção enquanto são lidas, você deixe passar e não aprenda.

Portanto, disponha de um caderno, post-it ou bloco de notas (em papel ou virtual) e faça as devidas observações sobre cada matéria sempre de maneira objetiva, preferencialmente em tópicos para que o tema seja exposto da forma mais clara possível. Dessa forma, é mais fácil memorizar e assimilar a longo prazo o novo dado descoberto.

4. Opte por um curso on-line

Caso a falta de tempo seja um dos empecilhos para que você possa realizar cursos presenciais — pois há outras obrigações diárias, como o trabalho —, não se preocupe: a tecnologia está ao seu favor.

Há instituições específicas para quem deseja alcançar a tão sonhada aprovação em um concurso e que, para isso, oferece de forma on-line cursos preparatórios com profissionais especializados e bastante conceituados nas áreas em que você mais precisa, como o português.

Você pode programar-se para estudar de acordo com seus horários e suas necessidades, aprimorando técnicas e habilidades, e contando com o suporte de professores renomados no mercado para sanar todas as suas dúvidas.

5. Evite distrações que tirem a sua concentração

Ao se preparar para estudar, é muito importante que você evite toda e qualquer tipo de distração que possa atrapalhar sua concentração, tirar seu foco das matérias e minar o tempo que deveria ser dedicado ao seu aprendizado.

Um dos principais e mais atuais exemplos de distração são justamente as redes sociais — como Facebook, Whatsapp, Instagram e Snapachat —, com notificações constantes, principalmente no celular.

Por isso, ao usar a internet para complementar suas pesquisas e também sua leitura, deslogue-se delas tanto no smartphone quanto no computador. Dessa forma, você garante que não vai desviar a atenção do que importa: sua futura aprovação.

Além disso, desligue outros aparelhos eletrônicos que não serão usados e que podem servir como tentação para que você desvie o seu foco, como televisores e tablets.

6. Tenha um local de estudo adequado

Além das dicas anteriores, é de grande valia para você que o espaço no qual estudará seja organizado e silencioso, pois isso influencia diretamente sobre seu nível de atenção e concentração nos conteúdos. Mas não só isso, já que um ambiente com ruídos internos ou externos torna-se também um grande foco de distrações constantes.

Por essa razão, separe um cômodo específico que esteja sempre livre no horário que você estabelecer para sua rotina de aprendizado e que conte com espaço suficiente para você dispor livros, cadernos e outros materiais de estudo de forma arrumada.

Outras características importantes que o local deve ter é contar com uma boa iluminação natural e artificial que não projete muitas sombras, ter uma correta ventilação para que o conforto térmico não lhe atrapalhe e não ser poluído visualmente com excesso de móveis, objetos e itens decorativos que tornem o espaço propício à bagunça.

7. Não deixe de lado as pausas

Por fim, não se esqueça de tirar pausas entre um período de estudo e outro. Apesar de parecer algo simples e até mesmo trivial, esses intervalos são fundamentais para você relaxar, descansar a mente e recuperar as energias.

Afinal, se dedicar horas a fio lendo e resolvendo exercícios pode ter efeito contrário ao desejado, já que pode provocar fadiga, cansaço visual, dores de cabeça e até mesmo sobrecarga de informações.

Com isso, grande parte do aprendizado corre risco de ser inutilizado e você não fixar o conteúdo, o que vai demandar mais horas de estudo para não acumular matéria.

Portanto, aproveite essas pausas para ter momentos de lazer, seja vendo uma série ou ouvindo música, por exemplo. Sua saúde e, principalmente, seu bem-estar físico e psicológico agradecem!

Gostou das dicas para aproveitar melhor o tempo de estudo? Então não deixe de segui-las para que sua preparação seja cada vez mais completa e organizada, e a concorrência não tenha vez com você. E se há outras sugestões que você queira acrescentar a nossa lista, não deixe de compartilhá-las com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.